CARACTERÍSTICAS DO ALUNO EAD À LUZ DA TEORIA

Por Alaor Lopes Menezes Filho | 12/04/2018 | Educação

ALAOR LOPES MENEZES FILHO

DAISY LIMA DE SOUZA SANTOS

RESUMO

O presente artigo buscou analisar as principais diferenças no perfil do aluno EAD relacionada ao aluno tradicional à luz da teoria. A Educação a Distância tem sido uma alternativa de ensino/aprendizagem. Ela aparece cada vez mais como uma modalidade de educação adequada e desejável para atender às novas demandas educacionais decorrentes das mudanças na nova ordem econômica mundial. O perfil do aluno EAD encontrado na literatura é caraterizado por alguns fatores que identificam esse aluno: autodisciplina, conhecimento básico em tecnologia, interação com grupos, atuação mais dinâmica e crítica, aluno autônomo, aspectos como a facilidade para desenvolver trabalhos em equipe, a facilidade de adaptação e a mobilidade também são elencados como características de uma geração informal, criativa, independente e inovadora.

Palavras-chave: Educação. EAD. Tecnologia

1 INTRODUÇÃO

Cada vez mais nos deparamos com um cenário de constantes e rápidas mudanças no mundo moderno. No cenário educacional essa realidade não poderia ser diferente. Neste contexto, as mudanças vêm impulsionadas pela evolução dos meios de comunicação, que alterou de maneira bastante relevante a forma de disseminação do conhecimento, dando origem ao que hoje conhecemos como ensino à distância.

Bowker (2000) conceitua a aprendizagem móvel como o conjunto de processos de aprendizagem que ocorrem necessariamente apoiados pelo uso de tecnologias de informação móveis e que têm como característica fundamental a mobilidade de atores humanos.

Esse modelo de ensino aliado a tecnologia vem sendo desenvolvido nas universidades brasileiras, atingindo um público de alunos de uma nova geração. De acordo com Veem e Vrakking (2009) essa geração, constitui um grupo caracterizado por muitas peculiaridades e impõem grandes desafios aos educadores.

São considerados os filhos da tecnologia, por isso aspectos como a necessidade de mudança, a busca por um ambiente com um grande grau de interatividade, a necessidade de acesso rápido à informação dos mais variados assuntos e temas são características que geram um impacto direto no contexto educacional. 

Segundo Sangiorgio (2011), o aluno que frequenta a universidade, atualmente, em sua maioria cresceu com hierarquias menos rígidas e com acesso rápido e fácil à informação, não respondendo de maneira positiva a um modelo educacional centrado no professor e/ou com estratégias convencionais. Ao analisarmos as mudanças ocorridas no perfil comportamental dessa geração com relação ao uso da tecnologia, e ao aumento da oferta do ensino à distância no cenário universitário brasileiro, é possível encontrar o problema de pesquisa que esse trabalho pretende debruçar-se: Quais as principais diferenças no perfil do aluno EAD relacionada ao aluno tradicional?

Tida como migrantes digitais, a nova geração tende a usar os recursos tecnológicos com maior frequência e naturalidade ao longo da vida, fator que pode contribuir com a sua adaptação às metodologias EAD. Com base neste novo perfil geracional, esta pesquisa busca analisar as principais diferenças no perfil do aluno EAD relacionada ao aluno tradicional.

Artigo completo: