Candidato do Enem pode contar com Guia de Redação lançado pelo MEC

Por Telma Gomes Souza | 15/10/2012 | Educação

Os candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) vão poder contar com uma orientação prévia quanto à redação. É que o Ministério da Educação lançou um guia de redação para explicar o método de correção adotado e os critérios levados em conta. Com isso, o MEC espera que sejam respondidas as dúvidas dos candidatos quanto às mudanças que o sistema de correção desse ano traz.

Neste ano, dois corretores avaliarão a redação do participante. Se a diferença entre as notas atribuídas por cada um for maior que 200 pontos no total, ou de 80 pontos nas competências individuais, a prova será avaliada por um terceiro corretor. Uma média aritmética simples das menções mais próximas determinará a nota final. Se a discrepância permanecer, a redação será corrigida por uma banca composta por três corretores, que definirá a nota final.

Essa é a primeira vez que um material exclusivamente voltado para a redação é publicado. O guia possui 48 páginas e reúne informações sobre o que se espera do candidato na prova, além de trazer redações de participantes de edições anteriores do Enem que obtiveram nota máxima. São seis provas-modelo que trazem comentários do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão responsável pela correção. Segundo o MEC, cerca de 1,7 milhão de exemplares do manual serão impressos e distribuídos nas escolas.

As provas do Enem acontecerão nos dias 3 e 4 de novembro. Serão quatro provas objetivas com 45 questões cada e uma prova de redação. No dia 3, os participantes terão quatro horas e trinta minutos para responder as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No dia 4, serão aplicadas as provas de Matemática e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação. Os participantes terão cinco horas e trinta minutos para respondê-las.

Os portões dos locais de prova serão pontualmente abertos às 12h e fechados às 13h, hora de Brasília. É importante lembrar que o horário de verão começa no dia 21 de outubro, portanto boa parte do país, inclusive Brasília, estará com os relógios adiantados em uma hora. Os candidatos que farão provas em cidades onde o horário de verão não vigora devem estar atentos, pois o exame seguirá o horário de Brasília. Desse modo, de acordo com a hora local dessas cidades, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h.