Câncer de Mama

Por Suely Bischoff Machado de Oliveira | 16/03/2009 | Psicologia

O câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres, devido à sua ALTA FREQUENCIA  e, sobretudo pelos seus EFEITOS PSICOLÓGICOS , que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal. Ele é relativamente raro antes dos 35 anos de idade, mas acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente.

Os sintomas do câncer de mama palpável são o nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem surgir alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações ou um aspecto semelhante à casca de uma laranja. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila.

Segundo o Instituto nacional do câncer (INCA) a HISTÓRIA FAMILIAR  é um importante fator de risco para o câncer de mama, especialmente se um ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmã) foram acometidas antes dos 50 anos de idade. A menarca precoce (idade da primeira menstruação), a menopausa tardia (instalada após os 50 anos de idade), a ocorrência da primeira gravidez após os 30 anos e a nuliparidade (não ter tido filhos), constituem também fatores de risco para o câncer de mama.

A ingestão regular de álcool, mesmo que em quantidade moderada, é identificada como fator de risco para o câncer de mama.

As formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico da mama e a mamografia (radiografia da mama).

Portanto, o exame das mamas realizado pela própria mulher não substitui o exame físico realizado por profissional de saúde.


Suely B.M.de Oliveira
Psicóloga CRP 06/8495
Psicóloga hospitalar/Psico oncologista
Pós grad.pelo Hosp.do Câncer A.C.Camargo