CÂNCER DE FÍGADO / APARELHO DIGESTIVO / Fonte INCA
Por Suely Bischoff Machado de Oliveira | 20/03/2009 | PsicologiaO câncer de fígado é dividido em duas categorias:1) o PRIMÁRIO do fígado onde o tumor é originado no fígado, em 80% dos casos, como o HEPATOCARCINOMA OU CARCINOMA HEPATOCELULAR, o COLANGIOCARCINOMA dos ductos biliares,em 5% dos casos, o ANGIOSSARCOMA nos vasos sanguíneos e na criança o HEPATOBLASTOMA. 2) o SECUNDÁRIO , ou metastático (originado em outro órgão e que atinge também o fígado).
Ásia, Japão e África do Sul apresentam uma incidência particularmente alta de carcinoma hepatocelular.Ele é 3 vezes maior em homens do que em mulheres.Os tipos de cânceres que mais dão metástases para o fígado são o de pâncreas,colo retal,estomago,mama,esôfago e o de pulmão.
FATORES DE RISCO:alcoolismo,hepatite,esquistossomose,ingestão de grãos e cereais inadequadamente armazenados e com fungos que produz a AFLATOXINA,agentes químicos como o cloreto de vinil e o arsênico.
SINTOMAS:dor abdominal(40 a 60%),anorexia,mal estar ascite ou barriga dágua(20%),icterícia.
DIAGNÓSTICO:Difícil pois a doença avança rapidamente numa sintomatologia curta.Utiliza-se a tomografia computadorizada,a RNM/ressonância nuclear magnética e a laparoscopia.
TRATAMENTO:Cirúrgico.Nos últimos anos o INCA vem incorporando novas técnicas dentre elas a CRIOTERAPIA(destruição tumoral pelo frio).A radioterapia é limitada devido à baixa tolerância da radiação.
ASPECTOS PSICOLÓGICOS:Devido à alta agressividade do tumor e a sua rápida evolução , fica difícil o manejo terapêutico.Assim, o paciente não tem tempo para aceitar,incorporar e elaborar a nova situação ,bem como administra-la.O comportamento do paciente muda e podem surgir eventuais crises de ansiedade, irritabilidade,medo,humor deprimido,choros convulsivos,etc.
Suely Bischoff Machado de Oliveira
Psicóloga CRP 06/8495
sbischoff@itelefonica.com.br
Pós grad. pelo Hosp.do Câncer A.C. Camargo