Caminhos Da Verdade

Por Valdir Carvalho | 19/12/2007 | Religião

Josué 1.7 à 9:Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares. Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido. Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.

Deus nos ofereceu o caminho e nos deuinstruções de como andar por este caminho. Instruiu-nos a estar olhando sempre adiante, em direção ao que Ele nos prometeu, não olhando nem para direita nem para esquerda, pois, em qualquer lado queolharmos, haverá sempre os contornos do caminho a ser percorrido. Poderá haveruns,por lá estarão encostados, por haverem desanimados, ou estarem sobrecarregados das coisas da vida. Poderemos também encontrar os que se sobrecarregaram pelo evangelho, fizeram da caminhada com Cristo, um martírio quando se negaram às coisas do mundoe passaram a carregar suas cruzes. Desiludiram-secom as coisas de Deus, e passaram a seencostar nos barrancos da vida espiritual. Estão apostatados em sua fé. Agora contam com a misericórdia de Deus para que novamentese estimulem a andar de cabeça erguida, e sintam novamente a felicidadeque é servir a Cristo e a sua causa.

Para possuir da Terra Prometida, Josué e seu povo, precisaram andar conforme as Leis que Deus determinava. Não é diferente dos mandamentos que devemos obedecer e seguir. Pois é como seguir por uma estrada sem conhecer os caminhos. Devemos estar atentos para as placas indicativas, eis que primeiro, devemos nos orientar e depois prosseguir. E esta orientação,somente encontraremos na Palavra de Deus. O cristão sema direção da Palavraé como um carro sem motorista. Leve em conta que se vocêsoltar um carrosem motorista e desengatado, numa descida, este carro iráandar desgovernado e fatalmenteirá causar um acidente para consigo mesmo e para com outro. Isto se não matar alguém pelo caminho. Nossa vida espiritual é igual.

Temos que ter nossa fé centrada em Jesus Cristo, que é o Centro da nossa Fé.

Meditar na Palavra de Deus, significa estar no centro da Vontade de Deus, você estará pregando para você mesmo ou então, procurando falar aos outros dos caminhos de Deus ao homens de boa vontade. E em silêncio aplicará aos seus sentidos para que todos os aspectos de sua vida vá bem. Pois aqueles que meditam, e praticam os mandamentos da Palavra de Deus, são prósperos e bem sucedidos, porque buscam a sabedoria que vem de Deus,e se andarem em caminhos de retidão, como viverem o que pregam, serão recompensados. Não devemos concluir que Deus tem obrigação de conceder prosperidade material a todos os quebuscamandar segundo os princípios da Lei de Deus. Devemos saber quetemos que andar por obediência à sua Palavra, quenos é determinada de forma justa e eficaz.

Aceitamos a um Deus que émisericordioso, mas acima de tudo é fiel, e compreende as nossas necessidades. Concedendo-nos conforme Lhe convêm.

Mateus 6:8Não vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais.

Deus sabe das nossas angústias, mas quer que o busquemos nas nossas aflições, desta formadeixamos o nosso EU de lado, e o reconheçamos como Senhor. Há os que buscam pelas suas próprias forças saírem de situações, esquecendo-se de que jánão são mais pessoas naturais, e deixam ser levadas pelo vento. No primeiro obstáculo, se entregam aos enganos do coração e vacilamem sua fé. Praticando a injustiça. Deus vê a terra, e não encontraum justo sequer.

É necessário que busquemos perseverar segundo os mandamentos de Deus, para que não percamos a nossa salvação.

Nós fomos contemplados pela misericórdia de Deus, e quantas vezes não temos de misericórdia para com nosso próximo. Temos somente entendimento para as nossas próprias verdades e esquecemos da vida real do nosso próximo. Cada um tem seus problemas e nós não procuramos saber do problema do nosso irmão e saímosfalando coisas que não nos convêm, depois temos que nos retratar com nosso próximo e com Deus, no livro de Provérbios tem uma passagem interessante sobre este assunto Provérbios 16:6Pela misericórdia e pela verdade, se expia a culpa; e pelo temor do SENHOR os homens evitam o mal.

Devemos buscar diligentemente, sem cessar, os frutos do Espírito em nossas vidas, para que tenhamos a temperança necessária e prossigamos segundo os princípios da Palavra de Deus. De como andar pelo caminho nós temos conhecimento, o que nos faltaé sabermos andar conforme nos convêm , para que os outros não nos vejam parados pelo caminho que Deus nos mostrou como sendo o Único caminho que nos levará aos céus. Em Samuel 12:21Não vos desvieis; pois seguiríeis coisas vãs, que nada aproveitam e tampouco vos podem livrar, porque vaidade são.

Não façamos da nossa fé o nosso próprio negócio, pois nada nos foi concedido sem que o nosso Deus assim não o permitisse. Se clamamos a Deus, deixemos que Ele nos seja Senhor, não convêm que sejamos os guiadores de Deus emconduzi-Lo à nossa prova. Isto é vaidade, esabemos queSatanás em sua vaidade, foi derrotado.

Observe a misericórdia de Deus, mesmosabendo que poderemosandardiferente da sua vontade, Elede antemão nos instrui em comofazermos para que não venhamos a cair em tentação, e , desagrada-Lo, veja o que há em Mateus26:41Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.

O Espírito Santo nos capacita andarmos em caminhos de retidão, mas a nossa luta constante será sempre contra nós mesmos, pois sempre haverá o gigante adormecido que querlevantar do seu sono, eacordado, fazer estragos em nossa vida espiritual.

Esta palavra é para todos queteimam em estar em confronto com a Palavra de Deus, mesmo já a tendo aceitado, como regra deconduta de um caminhar segundo os princípiosque nela há.

Não podemos pregar um evangelho diferente daquele que temos que demonstrar em nossa vida. Para que os outros vejam o que Deus faz na vida do homem quese deixa ser instrumento nas mãos de Deus,em Tiago 5:20sabei que aquele que converte o pecador do seu caminho errado salvará da morte a alma dele e cobrirá multidão de pecados.

Se pregamos condutacristã, devemos ter conduta de filhos de Deus, nascidosdo amor de Deus, demonstrado em Cristo Jesus o nosso Salvador.

Que não venhamos cair em nossa própria cobiça, antesestarmosvigilantes para quenão sejamos encontrados conforme 2ª Pedro 2.20Portanto, se, depois de terem escapado das contaminações do mundo mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, se deixam enredar de novo e são vencidos, tornou-se o seu último estado pior que o primeiro. Pois melhor lhes fora nunca tivessem conhecido o caminho da justiça do que, após conhecê-lo, volverem para trás, apartando-se do santo mandamento que lhes fora dado.

Devemos ser justos e praticarmos os princípio da justiça Divina e nãoa nossa própria justiça. E reconhecer que não mais andamos em nossos próprios caminhos, senão no caminho que nos levará a Salvação que está em Cristo Jesus, oÚnico Caminho.

Valdir Carvalho-15.03.2006