CAMINHO DE FÉ: IMPLANTAÇÃO DA IGREJA...

Por MILLA RUANA DA SILVA ALVES SANTOS | 13/03/2017 | Bíblia

CAMINHO DE FÉ: IMPLANTAÇÃO DA IGREJA NEOPENTECOSTAL

SARA NOSSA TERRA EM TERESINA – PI

 

 

No Piauí até o final da década de 20 do século XX temos registros de atuação de duas denominações evangélicas no estado, Presbiteriana e Batista segundo Higino Cunha1 . Mais temos relatos da presença embora rara de protestantes ainda no século XIX. Outra denominação que veio ainda nas primeiras décadas foi a Assembleia de Deus. Essas três denominações sendo as duas primeiras tradicionais e a última pentecostal influenciaram grandemente na consolidação do protestantismo no Piauí. As mesmas cresceram e outras igrejas surgiram com influências diretas ou indiretas dessas três denominações até chegarem aos Neopentecostais. 1. Primeiros representantes do protestantismo no Piauí O primeiro ministro evangélico a chegar a Teresina foi o Dr. George W. Butler2 pastor e medico presbiteriano vindo de Pernambuco mais de origem Norte americano chegou em 1887, suas pregações eram realizadas em casas particulares e foram bem aceitas pelos ouvintes que na sua maioria eram de famílias distintas da capital. No segundo semestre desse mesmo ano de 1887, apareceu em Teresina o primeiro ministro protestante que por aqui andou – o Dr. George W. Butler, norte americano vindo de Pernambuco. Dizia-se médico e pastor presbiteriano. Pregou em diversas casas particulares, com grande desapontamento do vigário do Amparo e com grande acatamento dos seus ouvintes, sempre seletos e numerosos, inclusive muitas famílias distintas. (CUNHA, 1924. p. 137). Mais logo teve que continuar sua viagem missionária, de Teresina o pastor medico foi para São Luís do Maranhão, mais contribuiu consideravelmente para implantação da congregação presbiteriana em Teresina que se tornou igreja em 15 de novembro 1936. Hoje a igreja presbiteriana tem um seminário no bairro Piçarra em Teresina, 03 presbitérios e 35 igrejas e congregações.

 

1 Higino Cunha. História das religiões no Piauí, Teresina, imprensa oficial 1924.

2 O doutor Alderi Souza de Matos historiador oficial da igreja presbiteriana do brasil chama esse pregador de “o médico amado de Pernambuco”. 

O protestantismo chegou pelo sul do estado com a intervenção dos irmãos gêmeos Dr. Joaquim Nogueira Paranaguá e o coronel BenjaminJoseNogueira que nasceram dia 11 de janeiro de 1855. Com a promulgação da primeira constituição republicana em nosso país que concedeu mais liberdade religiosa, o então deputado federal Joaquim Nogueira Paranaguá adquiriu 05 bíblias e remeteu a cidade de Corrente. Com efeito, foi sem intermediação que qualquer pregador, mais pela simples leitura de bíblias, incidentalmente encontradas em um caixote de evangelhos que o deputado federal Joaquim Nogueira Paranaguá enviou com o propósito de suprir a carência de livros de leitura e não de evangelizar os alunos da escola mantida por ele em parceria com seu irmão Coronel Benjamin Jose Nogueira, que a semente do evangelho chegou a região Sul Piauiense e, lançada em terreno fértil, germinou d=e deu frutos o estudo apurado da bíblia, aliado a uma profunda experiência pessoal com Deus, levou o Coronel Benjamin a uma mudança radical em sua vida, do que resultou solicitar ele ao missionário Zacarias C. Taylor a vinda de um pastor batista a Corrente para batiza-lo o que efetivamente aconteceu em 1901, quando ali esteve pela primeira vez o pastor o Ernesto Jacson. (BRITO, 2003, p. 15). Como na maioria das vezes a bíblia e a protagonista das evangelizações, pois ela chega antes dos pregadores ou das igrejas. Foi assim que os irmãos com sede de conhecimento contribuíram consideravelmente para implantação do primeiro trabalho batista em solo piauiense, além do primeiro jardim de infância do estado. O primeiro templo evangélico do estado foi inaugurado em 10 de janeiro de 1904 em Corrente Piauí. O templo da Igreja Batista foi inaugurado juntamente com o Colégio Correntino Piauiense e a Primeira Biblioteca Pública tudo com influência direta dos irmãos Joaquim Nogueira Paranaguá e Benjamim Jose Nogueira que prontamente decidiram ter uma escola batista em sua fazenda, abrindo assim as portas para os protestantes. A educação religiosa e um dos marcos das igrejas batistas e foi através da sede de educação que o protestantismo entrou no Piauí. A Primeira Igreja Batista de Teresina foi organizada em 06 de dezembro de 1914, mais as articulações começaram antes com a vinda do missionário Eurico Nelson evangelista que ministrou pelo Norte e Nordeste, em Floriano dois jovens aceitaram o protestantismo Teófilo Dantas e Antôniade Sousa Dantas. Teófilo desde então começou a evangelização de seus familiares da cidade de Amarante Piauí, o mesmo era ourives e por volta de 1912 veio para capital para exercer com melhores condições sua profissão. Em Teresina inicialmente congregou com os presbiterianos. Depois organizou no bairro Barroção o primeiro trabalho Batista de Teresina. No ano seguinte um casal de missionários juntamente com Erico Nelson veio contribuir com o trabalho já iniciado por Teófilo em Teresina.

O casal de missionário que partira dos Estados Unidos, em julho de 1912, passou o resto daquele ano e mais metade do ano de 1913 em Recife, aprendendo a língua. Só em agosto de 1913, acompanhados por Eurico Nelson, chegam os missionários ADOLPH JOHN TERRY (nome aportuguesado para Adolfo João Terry) e LULIE SPARKMAN TERRY (nome aportuguesado para Lulu Terry) a Teresina, do recebidos por Teófilo Dantas e por sua irmã Antônia de Sousa Dantas que também mudara-se de Amarante para Teresina, a fim de fazer companhia a missionaria. (BRITO, 2003. p. 83). Hoje a Primeira Igreja Batista está na Rua Coelho Rodrigues no centro de Teresina, sendo que certa de 15 igrejas filhas já foram abertas desde então. Trabalha com fortes ações sociais como implantação de escolas e clinicas. No ano de 2014 está completando 100 anos de organização. Várias atividades e programações estão sendo realizadas em prol do centenário. A Assembléia de Deus e a maior denominação pentecostal de nosso país, o primeiro ministro pentecostal a chegar a Teresina foi Raimundo Prudente de Almeida em 08 de junho de 1927 considerado o fundador do trabalho assembleiano no Piauí, sua passagem foi para anunciar a mensagem pentecostal. A história das origens do Evangelho Pentecostal em Teresina remonta aos começos do movimento no Brasil, mais precisamente em Belém do Pará. Após a mensagem ter se firmado no Norte do país através dos missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, os ventos do Espirito Santo impulsionaram os servos do Senhor a levarem essa benfazeja mensagem avante, mais além, e ela saiu dos contornos geográficos do Estado do Pará e adentrou nas terras nordestinas. No Piauí, entrou pelo interior do Estado e na capital quase que simultaneamente. (LEAL NETO, 2012. p. 79). O primeiro culto pentecostal de Teresina foi realizado dia 24 de novembro de 1933, após essa data as reuniões de concentraram na casa da família Sarmento, na Rua Campo Sales, no centro de Teresina, até que em 07 de agosto de 1936 foi fundada e organizada a Assembléia de Deus em Teresina, na Rua Olavo Bilac. Desses primeiros membros que foram incompreendidos, perseguidos e tiveram várias dificuldades financeiras nasceu a igreja está em praticamente todos os bairros de Teresina e nas mais remotas cidades do Piaui. Organizados em setores, congregações e sub-congregações.Em 2011 foi comemorando o centenário da igreja Assembléia de Deus no Brasil e o jubileu de diamante da mesma Igreja no Piauí.

2. Crescimentos dos evangélicos no Brasil Os protestantes tiveram um crescimento considerável nas últimas décadas do século XX, com quase duzentos anos da liberdade de culto concedida no período do império, e com o “sacerdócio universal dos crentes” inaugurado com a Reforma protestante no século XVI, as igrejas crescem através das dissidências ou simplesmente pelo crescimento do número de fiéis e consequentemente de templos. O censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas - IBGE de 2000 já divulga com veemência o crescimento dos evangélicos com relação a população total do Brasil com um total de 26,2 milhões de evangélicos brasileiros. Também ressalta o número de evangélicos por estado, confirmando que o Piauí estava como o estado menos evangélico do Brasil com 91,3% de católicos, lembrando que uma das fortes causas do não avanço dos protestantes no Nordeste brasileiro seja pela devoção ao catolicismo popular. (ANTONIAZZI, 2003). Já as regiões Norte e Sudeste são evidencia com o alto nível de evangélicos, o Rio de Janeiro e destaque com 21% de evangélicos principalmente pentecostais, pois recebeu muitos migrantes, esses ficam temporariamente sem religião quando chegam na cidade seguindo para o protestantismo pouco tempo depois, pois as comunidades evangélicas têm grande popularidade nas periferias. O IBGE divulgou no dia 8 de maio os resultados da chamada “tabulação avançada” dosdados preliminares do Censo. Na realidade, trata-se de dados elaborados a partir de uma pequena amostra do censo e, portanto, ainda sujeitos a variações. As tabelas do IBGE trazem um código assinalando o valor dessa variação. No caso das religiões, as variações afetam pouco os católicos (que são a grande maioria), mas podem ser muito elevadas no caso das minorias religiosas. Os principais resultados, relativos à questão “religião”, que foram ressaltados nas manchetes dos jornais do dia 9, são três: - a diminuição da porcentagem dos católicos, de 83,8% (1991) para 73,8% (2000); em números absolutos, os católicos aumentam de 121,8 milhões (1991) para 125 milhões (2000); - o aumento da porcentagem dos evangélicos, de 9,05% (1991) para 15,45% (2000); em números absolutos, de cerca de 13 milhões para 26 milhões; - o aumento dos que se declaram “sem religião”, que passam de 4,8% da população (1991) para 7,3% (2000), ou de 7 milhões para 12,3 milhões. As porcentagens indicadas acima valem para o total da população brasileira. Há, porém, Há, porém, notáveis diferenças por Estado. A porcentagem dos católicos é mais alta no Nordeste (Piauí, 91,3%; Ceará, 84,9%; Paraíba, 94,2%; Maranhão, 83%) ou em Minas Gerais (78,8%) e mais baixa no estado o Rio de Janeiro (57,2%), Rondônia (57,5%) e Espírito Santo (60,9). As porcentagens dos evangélicos são mais altas em Rondônia (27,7%), Espírito Santo (27,5%), Roraima (23,6%), Rio de Janeiro (21%), Goiás (20,8%), Acre (20,4%). As porcentagens de “sem religião” são mais altas no Rio de Janeiro (15,5%), Pernambuco (10,9%), Bahia (10,2%), Espírito Santo (9,7%), Mato Grosso do Sul (8,5%),Goiás (7,9%).(ANTONIAZZI, 2003). No censo de 2010 no número de evangélicos cresceu de 26 milhões em 2000 para 42 milhões, comprovando o crescimento que as projeções esperavam, lembrando que esses números estão divididos entre igrejas tradicionais, as pentecostais e neopentecostais. Crescimento da quantidade de evangélicos no Brasil Ano 1970 1980 1991 2000 2010 Percentual 5,2% 6,6% 9,0% 15,4% 22,2% Total (Milhões de pessoas) 4,8 7,8 13,2 26,5 42,2 Fonte: Censos Demográficos de 1970 a 2010 do IBGE.3 A inserção na política partidária, presença nos meios e comunicação acompanham ou são os motivos desse crescimento, estima-se que na metade do século XXI serão mais de 50% de evangélicos no Brasil. 3. Implantação e atividades da Igreja Sara nossa Terra no Piauí. A Sara Nossa Terra do Piauí esta filiada à Federação Nacional Comunidade Sara Nossa Terra, o estado do Piauí e considerado uma regional sendo seu coordenador o Bispo Francisco Araújo, a nível de cobertura de discipulado está ligado a regional Ceara-Piauí que e a regional norte-nordeste três sendo o Bispo Wladimir de Fortaleza o bispo nacional. A Sara Nossa Terra no Piauí foi implantada pelo casal de Bispos Francisco das Chagas e Sulamita em 1994. O Bispo Francisco Araújo reside atualmente em Teresina, pai de três filhos: Natalia, Gabriel e Beatriz, sendo o atual coordenador da regional Piauí, converteu ao cristianismo evangélico em 14 de outubro de 1986, indo frequentar primeiramente a Igreja Batista Nacional Renovada.

3 Tabela 1.4.1 - População residente, por situação do domicílio e sexo, segundo os grupos de religião - Brasil – 2010.

 

O primeiro contato com a Sara Nossa Terra em 1993, ao longo do ano de 1994 começa o processo de filiação a Igreja Sara Nossa Terra. As primeiras reuniões foram feitas no pátio do Escolão do Parque Itararé bairro próximo ao Dirceu zona sudeste de Teresina Piauí, por certa de sessenta dias. Logo em seguida foram realizar os cultos em um ponto com salão para os cultos na Avenida principal do Dirceu bairro de Teresina no estado do Piauí, após quatro anos conseguiram a posse desse local e em uma oportunidade compraram dois galpões de açúcar chamados de Asa Branca na Avenida Joaquim Nelson, 2411. Parque Ideal também no Dirceu, atual sede da igreja no Estado, ainda foi preciso cinco anos de adaptações físicas para que os galpões ficassem com aspecto de igreja. A compra foi parcelada visto que a localidade no final dos anos 90 não era muito valorizada. O Bispo relata que no início eram cerca de trinta membros e que a comprada dessa localidade não foi nem pelo número de membros mais pela oportunidade da compra. (ARAÚJO, 2014). Depois de algumas adaptações e ajustes o local e climatizado e tem atualmente capacidade para 600 pessoas. O aniversário da igreja no estado e comemorado em setembro, com a vinda de Bispos e pastores da Sara nossa terra de outros estados, cultos especiais e cursos de capacitação da liderança. Atualmente a igreja comemorou vinte anos em solo piauiense. 4. Aceitação e crescimento da Sara Nossa Terra no Piauí. No início o Bispo Francisco Araújo relata que algumas igrejas evangélicas apoiaram o ministério da Sara Nossa Terra, mas a grande maioria criticou severamente a igreja com desconfianças, outras não opinaram e simplesmente aguardaram os anos passarem para ver se a igreja teria sua consolidação o que aconteceu com cerca de três anos meio. Com uma linguagem atual, estilo jovial e contextualizada a igreja Neo pentecostal era algo diferente de todas as igrejas implantadas antes. A Igreja Sara Nossa Terra por ser uma igreja Neo pentecostal foi de encontro com muitos usos e costumes de outras igrejas evangélicas que já estavam instaladas no Piauí que eram em sua maioria tradicionais e pentecostais. As tradicionais não aceitavam as manifestações dos dons espirituais, batalhas espirituais e curas divinas e as pentecostais não aprovavam o uso de roupas tais como calças para mulheres e bermudas para os homens, criticavam os acessórios que não eram tão restritos para os membros da nova igreja, além dos cultos com danças e músicas gospels com ritmos tais como Samba, Rock, Axé e outros, era algo inaceitável. A estrutura da igreja Sara Nossa Terra no Piauí chegou para tenta corresponder as características da cultura contemporânea que na última década do século XX já almejava por qualidade e conforto nos templos, rapidez e prestatividade nos serviços oferecidos pelas igrejas como assistencialismo aos menos favorecidos e utilização de comunicação e mídia para informações acessíveis. Para uma boa aceitação da igreja na sociedade a mesma tem que adaptar a sua estrutura a cultura vigente, não existe uma estrutura perfeita, mais aquela que vai corresponder a determinado tempo e espaço, muitas igrejas usam a mesma estrutura por anos e as sociedades se modificam ficando as igrejas para trás, a sociedade contemporânea exige pastores com autoridade espiritual, liderança, liberdade e diversidade de dons ministeriais. (RODOVALHO, 2014). As estratégias de crescimento e organização eclesiásticas como reuniões em Células, Consolidação, Revisões de vida, Instituto de vencedores e culto semanal para os jovens que é chamado de Arena Jovem corresponderam aos anseios da sociedade piauiense da década de 90. Mais as demais denominações demoraram a aceitar essa nova forma de trabalho cristão, rejeitavam principalmente as células e o revisão de vida estratégias inéditas no Piauí até então. Com a ajuda das células representantes da igreja entraram em diversos lares e o revisão de vida que são dois dias de exclusiva devoção na presença de Deus aonde o novo convertido faz uma revisão de sua vida, conceitos e princípios trouxe notoriedade para igreja. Ao passar dos anos com a igreja sendo consolidada e os membros cada vez mais comprometidos com a visão de multiplicação, mudança de caráter e comunhão as outras igrejas foram aceitando e respeitando a Igreja Sara Nossa Terra como igreja, pois no início a tinham como seita o que foi desconsiderado anos depois. Era necessário formar uma equipe forte de líderes para ajudar na expansão da igreja, pois apesar de todas as desconfianças e duvidas tanto do meio evangélico como da sociedade a visão da igreja era alcançar o maior número de pessoas para a conversão ao cristianismo evangélico seguindo a escala do êxito: ganhar, consolidar, treinar e enviar e foi isso que o casal de bispos fez nos anos seguintes. Pastor Eldo e Pastora Jesus foram os pastores que abriram a primeira filial da igreja, começando um trabalho evangelístico em 1997 na localidade de Alto do Santo Antônio vulgo Parafuso, aonde foi estabelecida como igreja em 1999. Esse trabalho cresceu e surgiu mais duas igrejas, em Sigefredo Pacheco na liderança do Pastor José e a diaconisa Maria, em Buriti dos Milanês também sobre a liderança dos pastores Eldo e Jesus e uma célula estratégica em Joazeiro do Piauí com a diaconisa Líliam. Vários membros da primeira equipe são os pastores das igrejas filiais tais como: Pr. João e Pra Maria Iris no bairro Lourival Parente, Pr. Hélio e Pra. Francisca no Bairro Parque Poty, Pr. Eliezer e Pra. Maria no Bairro Alto da Ressurreição em Teresina e nos anos seguintes vieram as outras igrejas nos bairros Jardim Europa, Porto Rico em Teresina e Timon no Maranhão. A igreja também trabalha com os núcleos e células estratégicas que são locais que tem potencial para serem implantadas novas igrejas localizadas atualmente nos municípios Joazeiro do Piauí e Valença e nos bairros Pedro Balzi, Encontro com Deus e Parque Jacinta em Teresina. Atualmente a igreja tem cerca de 1.284 membros batizados4 e sua sede está localizada na capital do estado mais católico do Brasil. De trinta membros hoje a igreja está em pleno crescimento e expansão sendo os jovens os grandes responsáveis por esse crescimento, e uma das peculiaridades da Igreja Sara Nossa Terra trabalhar com a juventude, acreditar na força dos jovens. São muitos os exemplos, aonde primeiramente vem o filho jovem e em seguida a mãe e depois o pai. Muitos filhos por crescerem em lares divididos ou destruídos pelas drogas, álcool, descontrole financeiro, traições e brigas, cansados veem na célula e na igreja um lugar de segurança e aceitação, em alguns meses através de sua mudança de comportamento os pais também acabam vindo congregar na igreja. As atividades realizadas pela igreja ajudam no serviço cristão e na comunhão entre os membros bem como no bom andamento dos cultos e trabalhos eclesiásticos. No Piauí algumas ações sociais são destaque como o Projeto Mão Solidaria, aonde membros doam alimentos não perecíveis para que cestas básicas sejam distribuídas entre a população carente e o Projeto Sara Pintados aonde jovens vistam hospitais infantis de jaleco mais com os rostos pintados como palhaços para alegram a vida das crianças internadas, com músicas e brincadeiras além da palavra do evangelho. Os cultos são realizados a portas abertas durante a semana na terça, quinta e sexta cultos de quebra de maldição, culto da família e culto da vigília respectivamente as 19:30 horas, nos sábados são realizados em todas a igrejas o culto Arena Jovem voltado para o público jovem também as 19:30, aos domingos o culto de celebração as 18:00 horas e cada segundo domingo de cada mês e realizado culto de ceia do Senhor. Outras atividades são realizadas como ensaios de louvor, dança e teatro, além do instituto de vencedores e as aulas nas salas infantis. Durante o ano são realizadas programações especiais como: culto para mulheres, culto homens, culto para crianças, curso de noivos, treinamento para professores de criança, encontro de casais e reunião de líderes.

4 Número de membros batizados em todas as igrejas Sara Nossa Terra no Piauí de acordo com a lista da membresia cedida pelo secretária da igreja em 31 de maio de 2014.

Duas festas são realizadas anualmente na igreja uma em janeiro que e a Festa das Colheitas que vem acompanhada da celebração de verão e a festa das Primícias realizada em julho acompanhando a celebração de inverno. As celebrações são congressos realizados simultaneamente em todas as igrejas em janeiro via videoconferência com palavras ministradas pelos bispos presidentes e em julho são feitas primeiramente na embaixada aonde várias caravanas de todas as igrejas do Brasil e exterior se organizam para ir paraBrasília ou São Paulo, as celebrações têm o objetivo de ajudar os fiéis da igreja a reavivar, reforçar e exercer ainda mais a sua fé. A Sara Nossa Terra dá ao povo piauiense de tradição católica, principalmente seguidores do catolicismo popular, que já conhecem a mensagem cristã, já conhecem as histórias bíblicas e os sacramentos cristãos a oportunidade de ter uma nova opção para servir a Cristo, sem muitas restrições nos usos e costumes, mais com um compromisso sério em ganhar o maior número de pessoas possíveis para o evangelho de Jesus, sendo que para isso sua intimidade com Deus tem que estar em um patamar sadio, trabalhando o caráter, a fé, o poder de liderança e a comunhão com o próximo. A comunidade vem aceitando a igreja positivamente ao longo desses 20 anos, pois apesar de estar na capital do estado mais evangélico da federação, o número de conversões e surpreendente a cada dia, todas as igrejas neo pentecostais já se encontram em Teresina, Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja Paz e Vida, Igreja Internacional da Graça, Igreja Mundial do Poder de Deus e a Igreja Sara Nossa Terra. Há cerca de 10 anos atrás dificilmente você encontrava pessoas evangélicas, mas com o uso dos meios de comunicação a notoriedade dessas igrejas ficam em alta e consequentemente a demanda aumenta, no ano de 2015 está prevista e chegada do sinal em canal aberto da Rede TV Gênesis em Teresina o que irá aumentar consideravelmente no número de fiéis.

CONCLUSÃO Conclui-se que a Igreja Sara Nossa Terra por ser uma igreja jovem com 22 anos de atuação sofreu consideráveis influencias das outras igrejas evangélicas que vieram inicialmente para o Brasil, tanto das tradicionais, renovadas ou pentecostais, ela e a soma de desses seguimentos, tanto que faz parte do seguimento neo pentecostal que foi identificado como o próprio nome diz o mais novo seguimento de cristãos evangélicos, com características primordiais das demais igrejas como sacramentos e declaração de fé, mais com estratégias novas de crescimento e expansão. Os trabalhos socioculturais aproximam a igreja da sociedade, os projetos de ajuda ao próximo fazem com que a igreja seja bem lembrada e até mesmo venha a ser visitada e frequentada pelas pessoas ajudadas. Outra forma de levar a igreja além das paredes do tempo são os pequenos grupos chamados de células, reuniões semanais que duram até uma hora, essas reuniões rápidas e com temas do cotidiano atrelado aos princípios cristãos vão a lugares nunca antes visitados por missionários ou igrejas, as pessoas conhecem a igreja através dessas reuniões. Os meios de comunicação fecham as estratégias bem sucedidas da igreja quanto ao crescimento e expansão, a televisão e rádio foram os primeiros recursos de mídia usados, quando eles chegam a determinada região o número de membros dobra visto um maior número de pessoas passam a saber pelas programações os locais de reunião com endereço e dias dos cultos e eventos, a internet e outra forte ferramenta de comunicação em tempo real que os bispos presidentes usam para manter a proximidade com a liderança e membros da igreja, facebook, twitter, youtube e instagram são as mais utilizadas nessa interação. A Igreja Sara Nossa Terra no Piauí com 20 anos de atuação está em crescimento, enfrentou no início o estranhamento da sociedade e a desconfiança das outras igrejas, tinha muitas estratégias novas a começar pelo seu nome que e a própria visão da igreja, os jovens foram acolhidos e valorizados aonde até aquele momento igreja era lugar de velho, as ações sociais implantadas, as células foram multiplicando a implantação virou aceitação. O crescimento dos evangélicos foi um fator identificado como importante para constatar que mesmo na capital do estado mais católico do Brasil o crescimento dos mesmos foi favorável aqui no estado, as denominações mais expressivas do país já chegaram aqui, como o número de católicos e superior e esperado que o catolicismo prevaleça, mais o crescimento do número de evangélicos acompanhou o ritmo de crescimento a nível nacional.

 

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