Cálcio: Um bem a ser armazenado na adolescência

Por Cristiano Gomes | 18/11/2009 | Saúde

Autor: Gomes, Cristiano, acadêmico do 4ºSemestre de Enfermagem da Faculdade de Quatro Marcos.

Resumo: Se quisermos ter uma velhice sem problemas ósseos temos que consumir abundantemente produtos que contenham cálcio. De acordo com Paula Desgualdo a dose diária desse mineral é de 1.300mg. a autora enfatiza que o consumo de cálcio deve ser associado a atividade física e um porte de vitamina D, uma vez que o primeiro estimula células que responsáveis pela reparação óssea ou manutenção da boa forma e o segundo é importante no momento de “grudar “o cálcio aos ossos.

Palavras chave: cálcio. Adolescência. Armazenar.

Introdução

Adolescência é um período decisivo para o ser humano. Época de intensa transformação hormonal,e também mineral afirma a reumatologista Rosa Maria Rodrigues, a autora ainda completa "No período da adolescência ,formamosde 80 a 90% da quantidade de ossos que teremos por toda vida uma vez que por questões hormonais parte desses ossos.fatalmente se perdera na maturidade".Entãosearmazenarmos uma importante quantidade de cálcio na adolescência com certeza teremos uma velhice sem atritos com nossos ossos. Uma vez que mineral é o responsável pelo fortalecimento dos ossos.

Alimentos ricos em cálcio.

Os principais alimentos ricos em cálcio são o leite e seus derivados é o que afirma Drª Shirley de Campos. Os derivados do leite assim como sua matéria prima são riquíssimos nesse mineral suas concentrações variam de 207mg(2 fatias de mussarela) até 384mg(2 fatias de queijo fresco) intermediariamente a essas concentrações temos o famoso copo de leite morno que contem 246mg de cálcio. O leite e seus derivados pode ser os principais, mas não os únicos é oque afima campos. pois assim como o mesmo verduras como couve(61mg) brócolis cozido(35mg) também são importantes fontes desse mineral.

Osteoporose e a carência de cálcio.

Segundo Paula Desgualdo, A osteoporose é uma patologia desencadeada devido a carência de cálcio no organismo, que atinge normalmente pessoasmais idosas mas pode atingir pessoas mais novas como adolescentes nesse caso devido adisfunção metabólica ,caracterizado pelo diminuição da massa óssea ,desenvolvimento de ossos ocos etc.O consumode alimentos rico em cálcio na adolescência é uma forma de prevenir essa e outra patologias,diminuindo os riscos deestar mais propenso as quedas devido ao enfraquecimento dos osso.

A atividade física como um auxilio ao fortalecimento dos ossos, através do consumo de cálcio.

A prática de educação física pelos adolescentestambém é muito importante para a saúde dos ossos,afirma a reumatologista Rosa MariaRodrigues.Devido ao fato de quealem do colágeno e minerais, o tecido ósseo possui células que participamde sua formação e outras que auxiliam a destruí-los e a reabsorve-los.Que quando pressionadas pelo músculo durante o exercício as células que concebem os ossos ,chamadas de osteoblastos,funcionam melhor, tornando os mesmos mais robustos.Rosa ainda afirma que"as atividades mais recomendadas são aquelas chamadas de antigravitacional,como o vôlei,basquete e corrida .

Considerações finais

Zelar pelos ossos na juventudeé fundamental para uma velhice tranqüila com os seus ossos é o que afirma vários especialistas no caso. Sefizermosum parâmetro econômico ,é como se todo dinheiro que seu filho precisará na aposentadoria tivesse que serpoupado na adolescência, mas em vez de moedas, o investimento é no cálcio do queijo e do iorgute, fundamental para a constituição da massa óssea, e se associada a uma dieta rica em outras vitaminas como a vitamina D ,assim como um atividade física diária dará vantagem observáveis para o adolescente de hoje e para o idoso amanha.

Bibliografia

  • CAMPOS, Shirley; BARROZO, Afonso. Nutrição. Rio de Janeiro: Guanabara. 2002
  • DESGUALDO, Paula. Patologia: clinica e laboratorial. São Paulo: atheneu. 2001.p.45.
  • RODRIGUES, Rosa Maria. Reumatologia. 2.ed.campinas:Unesp.2006.p.25:27.