Café Da Manhã: Aliado Da Boa Saúde

Por Izaara Alvarenga | 25/06/2008 | Saúde

CAFÉ DA MANHÃ: ALIADO DA BOA SAÚDE

O desjejum, comumente conhecido como café da manhã, é o primeiro alimento do dia. Daí seu nome, afinal é ele que tira o organismo do estado de privação alimentar.
Podemos dizer que o desjejum é a refeição mais importante do dia. Por meio dele fornecemos ao corpo, energia e nutrientes essenciais para que o organismo trabalhe bem. É também garantia de bom humor e disposição.
A ingestão de alimentos deve ocorrer antes que a demanda por energia aumente. Se isso não ocorrer, diversos processos fisiológicos poderão ser prejudicados.

5 MOTIVOS PARA FAZER O DESJEJUM

1. Fonte de Energia: a preguiça que temos ao acordar não é sinônimo de noite mal dormida. É resultado do gasto energético do organismo para manter suas funções vitais, como respiração e outras. Para isso ele utiliza reservas energéticas, levando a uma queda nos níveis de glicose. Não nos alimentando ao despertar, o organismo buscará outras fontes de energia. Como resultado teremos: sensação de cansaço e dificuldades de concentração.
2. Ajuda a Emagrecer: quem acha que ficando sem comer vai emagrecer está cometendo um erro. Quem fica muito tempo em jejum exagera na próxima refeição e favorece a sobrecarga metabólica. As células passam a captar os nutrientes e as calorias de uma só vez e a sobra vai sendo armazenada em forma de gordura.
3. Age no Humor: ao alimentarmos, estamos fornecendo ao organismo diversos nutrientes. Eles agem elevando as taxas de serotonina no cérebro, o que provoca sensação de bem-estar. Ou seja, quem dá valor ao café da manhã tende a ficar mais animado.
4. Fortalece a Imunidade: um café da manhã equilibrado, contendo uma boa xícara de café com leite, pão com margarina e uma fruta, fornece ao organismo, proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, vitaminas e minerais. Tudo que ele precisa para manter-se forte e imune às doenças.
5. Prolonga a Vida: Os chineses acreditam que ficar em jejum vai contra os princípios da natureza. “É pela manhã, quando há o predomínio da energia Yang, que as pessoas estão mais ativas, dispostas e no auge de suas forças. Por isso, precisam de uma refeição energética e nutritiva”, explica o médico Ysao Yamamura, chefe do Setor de Medicina Chinesa e Acupuntura da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp.

Um estudo desenvolvido pela Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, concluiu que pular a refeição matinal pode aumentar os riscos para várias doenças. Segundo os pesquisadores, a probabilidade de se tornar obeso, diabético ou de ter um enfarto é duas vezes maior entre os que preferem ficar de estômago vazio.

Esteja sempre atento ao seu café da manhã, como também ao seu dia. Afinal, para ter uma qualidade de vida invejável, é preciso primeiramente estar bem nutrido.
Um bom café da manhã para você.
Izaara Alvarenga
Nutricionista