Cães nadadores ou pescadores?

Por Andre Agramonte | 26/12/2009 | Adm

Cães nadadores ou pescadores?

Posted December 22nd, 2009 by André Agramonte

Olá gostaria de saber qual cão se adapta melhor com a água?

Eu e meu noivo mergulhamos, sabe, caça-submarina, e vamos nos casar!

Sempre quisemos um cachorro, e seria melhor ainda se ele mergulhasse conosco, sei que um cachorro não poderia mergulhar numa certa profundidade, o que eu acho que é uma qualidade, eu não gostaria que ele descesse, só q ficasse numa profundidade de 1 a 2 metros, e nada mais!
Mas não sei qual cachorro seria adequado para isso. Bom, tem uma raça que eu amo demais, mas acho que não tem nada haver, é o pitt Bull, se ele faz isso se eu o acostumar desde filhote, ou de uma raça q melhor se adapte. Por favor, me informe!
Uma outra pergunta relacionada, com relação ao furão? Será que boiaria pelo menos, ou se daria bem com nosso cachorro?

Obrigada.

Boa noite,

Adorei a sua pergunta e terei todo o prazer em respondê-la!

Bom vocês estão à procura de um cão que era utilizado por caçadores e marinheiros, acredito que vocês vão ter um pouco de trabalho para encontrar um criador com o perfil do cão que vocês procuram, mas sem dúvidas vai valer a pena achar um cão com esse sangue de marinheiro e atleta da natação.

Antes de falar das raças em si, é necessário fazer uma breve observação sobre genética e educação para facilitar a compreensão.

As diferentes raças de cães foram criadas, selecionadas e adaptadas a diversas funções, antigamente o cão era o braço direito do homem, na vida selvagem, seja para defesa, caça, farejar, pastorear e muitas outras funções.

Por esse motivo temos tantas raças diferentes, hoje em dia os cães manteram pouco desses traços, a seleção determinou do que um cão vai gostar ou não.

Um exemplo bem claro disso são os Labradores, que podem vir de linhagens bem diferentes, como aqueles criados para serem guias de cegos, são extremamente tranqüilos e atentos, para guiar o deficiente visual.

Totalmente contrário da linha de labradores que são treinados para caça e busca de animais abatidos, que tem muita energia e disposição o dia inteiro.

Por isso vemos, pessoas que compram labradores esperando que ele seja brincalhão, alegre e incansável, como o Marley do filme Marley e Eu, e o que acontece é exatamente ao contrário, reclamam que seus cães são tranquilos demais, e muitas vezes tem preguiça de ir buscar a bolinha quando arremessada.

É fato que a genética em combinação com uma criação adequada, sem violência, mas também sem mimos excessivos, vão dar a vocês o cão ideal.

Existem raças que não gostam muito de água, mas podem aprender a nadar e gostar de água, é até possível que eles gostem, mas não tanto quanto aqueles que foram criados com essa função. Além de o trabalho ser muito maior de você ensinar um cão a gostar de algo, do que pegar um cão que já nasceu gostando daquilo, e às vezes ainda corre-se o risco de o cão não se adaptar ou deixar a desejar na função de nadador.

Vamos falar um pouco do Pitbull, ele veio de uma seleção de raças usadas em jogos sangrentos antigamente, os chamados Bull biting, aonde cães da raça buldogues eram utilizados para abater touros, por volta do século XIX. Com a proibição desses jogos, veio uma segunda geração desses cães uma mistura dos buldogues e dos terriers, com a finalidade de agredir outros cães, e exterminar animais pequenos como ratos, que eram praga naquela época.

Depois de muita seleção eles chegaram a um cão mais próximo do ideal para as rinhas, chegaram na raça do Pitbull um cão com muita força e ágil, ideal para rinhas, uma perfeita combinação de força, agilidade e agressividade.

Em muitos Países a sua criação foi proibida, pelo alto índice de agressividade alcançado, pela sua força e por grande parte dos seus ataques resultarem em morte.

Existe pitbull manso?

Sim existe, é uma questão de genética e educação. Seria um tiro no escuro, comprar um pitbull teria que se conhecer muito bem os criadores e ter um grande conhecimento na parte de comportamento canino, tanto para a compra quanto para a educação, para minimizar ao máximo as chances de se ter um cão agressivo e acontecer algum acidente, eu conheço pitbulls mansos, mas na grande maioria, eles não se dão muito bem com outros cães, e podem se tornar agressivos e dominantes do dia para a noite.

Os cães que mais se adequariam no seu perfil seriam os cães do Grupo oito, cães Levantadores, cobradores de Caça e Cães de Água.

Poucos cães desse grupo são conhecidos, no geral são cães com muita energia, praticamente atletas, que necessitam de boa educação e exercícios físicos intensos, caso contrário poderiam destruir sua casa inteira, ou desenvolver problemas graves de comportamento.

Dentre essas raças estão no grupo oito, cães cobradores de caça, que são aqueles buscam a caça quando abatida:

-Chesapeake Bay Retriever

-Curly Coated Retriever

-Flat Coated Retriever

-Golden Retriever

-Retriever do Labrador

-Nova Escócia Duck Tolling Retriever

Grupo oito, cães levantadores de caça são aqueles que tem como função espantar a caça, fazendo-a voar para que fique na mira do caçador ou suas aves como, águias e falcões:

-Clumber Spaniel

-Cocker Spaniel Americano

-Cocker Spaniel Inglês

-Springer Spaniel Inglês

-Perdigueiro Alemão

-Field Spaniel

-Pequeno Cão Holandês

-Sussex Spaniel

-Springer Spaniel de Gales

E por último temos os cães do grupo oito, cães de água, e que eu acho que você irá se apaixonar por estes em especial. Cães de água, ou cães pescadores, eles acompanhavam os pescadores em atividade nos barcos e ganhavam tanto quanto eles, muitas das vezes quando escapava o peixe da linha, lá iam esses fantásticos pescadores, os cães, e voltavam com o peixe na boca.

Dentre as raças estão:

-Lagotto Romagnolo

-Cão D’Água Português

-Cão D’Água Irlandês

-Cão D’Água Frison

-Cão D’Água Espanhol

-Cão D’Água Americano

-Barbet

Seria legal você conhecer criadores dessas raças e ir conhecer os cães e seus donos, assim como as atividades que exercem.

Com certeza vai ser mais difícil achar um cão, mas sem dúvidas vai valer a pena o investimento.

Quanto ao furão, ele se acostuma sim, tanto o cão quanto o furão devem ser educados desde pequenos para uma boa convivência, lembrando que, uma coisa que poderia por vezes piorar a relação deles é você comprar uma raça que foi desenvolvida para caça de pequenos animais como ratos, animais que viviam em tocas subterrâneas, esse cão até poderia aprender a conviver numa boa, mas as chances são bem menores, do que aquele que não foi criado para caçar pequenos animais.

Acredito também que você ter mais dificuldades em achar um profissional que acompanhe o treino deles juntamente com vocês, e isso seria extremamente recomendável.

Quanto ao treinamento e a adaptação desses animais, quando a Senhora já tiver adquirido, é importante contratar um adestrador, para acompanhar e fazer com que tudo ocorra de forma natural e saudável para os bichinhos e para vocês, além de indicar quanto à educação adequada a ambos.

Adestramento, Dog Walker - André Agramonte

http://www.andreagramonte.com.br