Cadeia fecham por falta de presos!

Por ivan Ferreira Sampaio | 26/09/2014 | Crônicas

Cadeias estão fechando por falta de presos!

 

Desde seu nascimento em 1998 no governo do PSDB em Minas e graças às divergências dentro dos partidos da base aliada do governo Lula não há duvida que a trajetória do mensalão despertou grande interesse da sociedade pela sua marcante e diferente forma de execução. A cena do diretor dos correios embolsando propina em nome do deputado Roberto Jefferson e a criação da CPI com consequências insonháveis, com renuncia ao mandato do próprio Jefferson que posteriormente delatou, a conta-gotas, todo o esquema que nada mais é do que o executivo pagar aos parlamentares para que votassem com o governo. Sem nada discutir e nada mais pedir. Uma inovação!

José Dirceu renunciou ao cargo de ministro e posteriormente para não ser cassado, também ao mandato de deputado federal e desde então arrasta sua cruz nos tribunais e nos faróis sempre acesos da imprensa. O encontro na CPI de Roberto Jefferson com José Dirceu foi visto por todo o país, a acareação levou Jefferson a confessar que “Vsa Excelência (Dirceu) desperta meus instintos mais primitivos”. Essa discórdia é muito comum na divisão de butins entre os vigaristas. A sociedade brasileira, jornalistas e a parte interessada fazia coro de que, como em casos semelhantes, esse acabaria em Pizza, sem culpados ou com processos esquecidos nos escaninhos dos tribunais de justiça.  Dizem os estudiosos que o ministro Joaquim Barbosa do STF, no recente dia 15 de Novembro refundou a república e mostrou que sua decisão de mandar prender os mensaleiros, além de corajosa foi totalmente desprovida do fascínio e do controle dos poderosos dos outros dois poderes, apesar de sabermos que nossa república sempre foi de mentirinha em razão de a sociedade deslumbrar-se com seus governantes, acatando suas decisões e calando-se em razão de sua alienação política. O rouba, mas faz é cimento sólido para a caminhada bem sucedida de políticos espertalhões. Daí tal escândalo ter sido uma surpresa a todos nós.

Se cada município desse país tivesse um Roberto Jefferson disposto a perder a cabeça contra acordos não cumpridos, teríamos uma orgia multimídia e os mensalinhos por certo tomariam outro rumo e o legislativo voltaria a iluminar-se cumprindo seu dever institucional. Enquanto isso, as cadeias estão fechando por falta de presos... Na Suécia, infelizmente...