CADEIA DE SUPRIMENTOS GLOBALIZADA

Por luana raquel schreiner | 13/10/2016 | Adm

Bianca Pretto Haiske[1]

Luana Raquel Schreiner [2]

Maicon Zago Schweikart [3]

Vanessa Richter Ribeiro [4]

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo demonstrar a importância de se ter um bom planejamento no processo de cadeia de suprimento. Que a partir dessa ferramenta podemos obter a diminuição dos custos e com isso a diminuição de transações de informações entre papeis, dos custos de transportes e estocagem e diminuição da demanda de produtos e serviços. Além de ser vista como forma ativa para melhorar o trabalho improdutivo nas organizações. E para que essas transações possam ocorrer de maneira mais rápida surgiram as etapas que envolvem a gestão de cadeia de suprimentos entre elas estão o planejamento, desenvolvimento, acompanhamento, fabricação e atendimento ao cliente. Além de surgir a Cadeia de Suprimentos para o Transporte Rodoviário, pelo fato de ser um dos meios de transporte mais conhecidos além de ser um dos mais rápidos entre as organizações e seus clientes podendo assim agilizar a entrega dos produtos entre eles.

Palavras-chave: Organização – Fornecedores - Transportes

                                                                                           

INTRODUÇÃO

 

Atualmente as empresas precisam estar antenadas no crescimento do mercado e precisam estar em constante atualização, e com isso a cadeia de suprimento veio para auxiliar as organizações para que elas percam a imagem de relacionamento somente com o fornecedor, a Gestão de Cadeia de Suprimentos é vista como forma ativa para melhorar o trabalho improdutivo nas organizações, fazendo assim com que a organização passe a se tornar mais competitiva.

 Para que esse processo possa ocorrer com maior rapidez surgiu a cadeia de suprimentos no transporte rodoviário, pelo fato de ser o meio de transporte mais conhecido, podendo assim ser realizado em curtos, médios e longos percursos, buscando sempre o melhor atendimento par seus clientes.

  1. CADEIA DE SUPRIMENTOS GLOBALIZADA

A gestão de cadeia de suprimentos representa atualmente, uma nova fronteira para as empresas que estão interessadas em obter informações de vantagens competitivas. Passando a obter uma relação com fornecedores e clientes, deixando de lado a imagem de relação somente com fornecedor. Segundo Ballou, a “Gestão de Cadeia de Suprimentos é um conjunto de atividades funcionais (transportes, controles de estoques, etc.) que se repetem inúmeras vezes ao longo do canal pelo qual matérias-primas vão sendo convertida em produtos acabados, aos quais se agrega valor ao consumidor”.  (Gerenciamento Da Cadeia De Suprimento; Logística Empresarial / Ronald H. Ballou, pág. 29, 2004).

Um dos objetivos mais básicos da cadeia de suprimentos globalizada é maximizar e tornar realidade as potenciais sinergias entre as partes da cadeia produtiva para que possa atender o consumidor final com mais eficiência, como através da redução de custo ou através de adição de valor no produto final. Podemos obter a diminuição dos custos através da diminuição de transações de informações e papeis, dos custos de transportes e estocagem e diminuição da demanda de produtos e serviços.

A gestão da cadeia de suprimentos vem se tornando cada vez mais importante nas empresas, pois hoje não se tem mais competição de empresa para empresa e sim de cadeia para cadeia (CONCEIÇÃO & QUINTÃO, 2004; PIGATO & ALCANTARA, 2007; CHRISTOPHER, 2009).

Em algumas empresas, a Gestão de Cadeia de Suprimentos é vista como forma ativa para melhorar o trabalho improdutivo, fazendo assim com que a organização passe a se tornar mais competitiva. Os autores do livro Gestão Logística da Cadeia de Suprimentos, descrevem que a gestão de cadeia de suprimentos, tem por estratégia “estabelecer a estrutura operacional dentro da qual a logística é realizada”. (Gestão Logística da Cadeia de Suprimentos, Donald J. Bowersox,David J. Closs,M. Bixby Cooper,John C. Bowersox, pag 4).

A empresa para melhorar a sua competitividade, deve conhecer todos os seus colaboradores, implantar as estratégias em todos os setores organizacionais e buscar atender o que o consumidor final deseja. É preciso estabelecer metas, para assim atender todas as demandas e minimizar o trabalho improdutivo.

2 - PROCESSOS DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

Para compreender o processo de cadeia de suprimentos iremos retratar a opiniões de alguns autores, pois para esse processo ser bem sucedida precisa ser funcional e integrado em toda à organização, sendo assim toda empresa que possui processos de qualquer forma de importação e exportação é necessário que tenha um gerente que saiba como dirigir o mesmo, pois é algo delicado que envolve varias etapas.

 As etapas que envolvem a gestão de cadeia de suprimento são: planejamento, desenvolvimento, acompanhamento, fabricação e atendimento ao cliente. (Coelho C. Leandro, 2012)

Quando se diz a respeito ao planejamento a organização deve conhecer o que o seu cliente realmente deseja, para que seja possível atender cuidadosamente aos seus requisitos. Olhando o desenvolvimento é um momento onde se devem identificar os fornecedores que são mais viáveis, assim como ter os termos e condições onde obriguem os fornecedores cumprirem com prazo e outras exigências estipuladas. O processo de acompanhamento ira permitir que a empresa monitore desde produção ate a saída do produto. A fase de fabricação nesse período é necessário que a organização realize um teste de qualidade e que prepare o produto para envia ao cliente e por ultimo e não menos importante o atendimento ao cliente que pode ser considerada uma das horas mais importante, pois é o momento de ouvir o cliente,  de receber o feedback .

As etapas que ocorrem em um processo logístico é por meio de uma integração de administração de matérias com a distribuição física. Sendo distribuídas em três grandes etapas: o suprimento, a produção e a distribuição física que engloba uma serie de atividades tais como: programação fabricação e gestão de estoque. (Gomes S. F. Carlos, Ribeiro C. C. Pricilla, 2004, pág. 8).

Nesse modo pode verificar que tanto a administração de matérias como a distribuição física, é importante, pois é fundamental que se interliguem e que estejam sincronizadas para funcionamento melhor que permita que o objetivo em comum seja alcançado.

A cadeia de suprimentos é formada por três elementos, sendo eles estrutura da cadeia de suprimentos, processos da cadeia de suprimentos e componentes de gestão da cadeia de suprimentos. (LAMBERT & COOPER, 2000)

Desta maneira é possível verificar que a estrutura de cadeia suprimento pode ser vista como um grupo onde fornecedores, clientes, fazem parte do mesmo objetivo, já os processos de negócios são aqueles que geram valores aos clientes e os componentes de gerenciamento são os processos que são integrados e gerenciados em toda a cadeia de suprimento.

Partindo das visões gerais dos autores pode ser dizer que os processos da cadeia de suprimento são complexos, porem trazem ótimos resultados para as organizações, podendo trazer resultado excelente.

[...]

Artigo completo: