Cachexia Quando Indicar Ácidos Graxos Ômega 3

Por Alisson Carlos Ferraz Guedes | 09/10/2014 | Saúde

A Caquexia é verificada em muitos casos de câncer. Provavelmente, ela também está associada aos altos níveis de citoquinas produzidos nestes quadros. Os benefícios agregados da suplementação de Ômega 3 foram notados em humanos com câncer associado a caquexia. Existem também algumas informações interessantes relacionadas à suplementação com os fatores Ômega 3, favorecendo a diminuição de metástases durante a quimioterapia. Os danos causados pela radioterapia podem ser significativamente reduzidos com a suplementação de Ômega 3.

Caquexia quando indicar ácidos graxos ômega 3?

Verificar as principais alterações metabólicas decorrentes do quadro de caquexia e ressaltar a importância do ômega 3 no tratamento da caquexia.

Observando uma pessoa com caquexia, acreditamos que ela não esteja conseguindo se alimentar ou que a doença está afetando o aproveitamento do alimento, mas não é o caso. 

Quando há perda de peso de pelo menos 5% do peso em 12 meses ou menos ou quando o IMC está abaixo de 20kg/m² é diagnosticado a caquexia.  Quando há hipoalbuminemia inferior a 3,2g/dl, anemia, hemoglobina menor que que 12g/dl e aumento dos marcadores inflamatórios –PCR e IL-6. 

Os ácidos graxos poli-insaturados é de grande benefício em inúmeras patologias. Inclisive a caquixia.

Artigo completo: