BULLYING, O MAL QUE MALTRATA EM SILÊNCIO...

Por FRANCISCA NILMA DA SILVA SOUSA | 20/10/2016 | Sociedade

BULLYING, O MAL QUE MALTRATA EM SILÊNCIO...
Andreia Nunes Lima Anne Mikaely Carmem Danielle Silva Lima Diego Costa Rodrigues Maria Iohanna de Carvalho Nara da Silva Soares Tereza Beatriz da Silva Santiago Ketlyn Fabiana do Nascimento Silva Shelida de Lima Paiva Professora Orientadora: Francisca Nilma da Silva Sousa INTRODUÇÃO Sabe-se que atualmente, dentro e fora das escolas geralmente ocorrem agressões físicas e verbais, furtos e fofocas entre educandos. Visando elencar quais os conflitos mais comuns dentro do ambiente escolar que geram problemas mais graves dentro ou fora da sala de aula, bem como aprofundar a questão para conscientizar a sociedade estudantil que essa ação prejudica muito e chega a causar diferentes danos à vida da vítima, é que se formalizou este Projeto. Conforme a afirmação de Tognetta(2010) diante dessa situação de causadores e vítimas de bullying, ambos precisam de ajuda, objetiva-se desenvolver ações de resgate dos valores primários tais como: cidadania, tolerância, respeito mútuo entre alunos, buscando minimizar eventuais diferenças, canalizando-as para aspectos positivos que resultem na melhoria da auto-estima do aluno, estimulando-o ao respeito às diferenças dentro e fora do
âmbito escolar.
METODOLOGIA Esta construção começou com diversas leituras sobre a temática em questão nos momentos de encontro. Depois começamos a pensar em um tema que fosse relevante para o projeto, além da elaboração do Diário de Bordo.
Durante os encontros procedeu-se a elaboração do Projeto com todos os requisitos exigido, além da elaboração e aplicação de um questionamento com alunos dos primeiros anos da EEEP.
Francisca Rocha Silva, contabilizando um universo de 154 questionados.
Os dados obtidos foram determinantes para se conhecer a prevalência, incidência e consequência do bullying na vida dos educandos, caracterizando a percepção espontânea dos mesmos sobre a existência do fenômeno e seus sentimentos sobre isso.
A partir dos resultados obtidos foram tabulados os dados (Figuras 1 e 2) para construir a parte teórica e prática do projeto. A todo o momento, buscou-se, subsídios em diversos autores que tratam da temática. E quando do resultado, realizou-se algumas atividades tais como: Dinâmicas;
Confecção de cartazes e revistas em quadrinhos; Debates e discussão; Confecção de cartilhas com regras de boas vivências; Roda de conversa.

Artigo completo: