Bullying conscientizar é preciso

Por sandra lima | 23/09/2015 | Psicologia

 Bullying conscientizar é preciso

 

Por  Sandra Lima

 No Brasil, o bullying é traduzido como o ato de bulir , de bater , empurrar , ridicularizar ,tirar onda,apelidar e etc. Essas são as práticas mais comuns do ato de praticar bullying. A violência é praticada por um ou mais indivíduos, com o objetivo de intimidar, humilhar ou agredir fisicamente a vítima.É um ato caracterizado pela violência física e/ou psicológica, de forma intencional e continuada, de um individuo, ou grupo contra outro(s) individuo(s), ou grupo(s), sem motivo claro.

 Por ser uma palavra inglesa, bullying não tem uma tradução especifica no português no entanto,  se  encontra as seguintes traduções de acordo com, Silva,Ana Beatriz B. para a palavra bully: indivíduo valentão, tirano, mandão, brigão. Os bullies (ou agressores) são responsáveis por atitudes de violência física ou psicológica contra uma ou mais vítimas que se encontram impossibilitadas de se defender. Seja por uma questão circunstancial ou por uma desigualdade subjetiva de poder. Em geral um bully domina a maioria dos alunos de uma turma e "proíbe" qualquer atitude solidária em relação ao agredido.(P.21)

Uma pessoa que é alvo de bullying é uma vítima e por  se senti humilhada e amedrontada  tem medo de compartilhar  com alguém ou reagir a agressão que esta sofrendo. O ato de violência é  covarde e trás  para o vitimizado, conseqüências psicológicas, emocionais que podem vir a prejudicar  as suas relações  e o seu desenvolvimento psíquico como um todo em casos extremos levar a vítima até atentar contra a própria vida.     

 As formas de agressão entre colegas de turma na escola  são as mais diversas e perversas.Como empurrões, pontapés, insultos, espalhar histórias pessoais, mentiras que coloca a outra pessoa numa  situação vergonhosa,humilhante, inventar apelidos que ferem a dignidade e a estima das pessoas;espalhar  imagens, seja próxima do convívio da vítima , seja pela  internet promover  ameaças através de mensagens,  excluir as pessoas do grupo.

Os agressores costumam ameaçar, provocar medo em suas vítima, espalhar rumores mentirosos, ou ameaçarem e espalharem segredos para causar mal estar.Essas ameaças podem vir acompanhadas de extorsão, chantagem para obter dinheiro ou não. São várias as maneiras de hostilidade que leva ao agredido sofrer calado, podendo desenvolver patologias como depressão,fobias, distúrbio do sono , transtornos alimentares, transtorno de ansiedade, entre outros, além do sofrimento sentido  pelo ato.

Tanto as  vítimas do bullying  podem sofrer conseqüências psicológicas desta situação de abuso, quanto os agressores podem ter sido vítimas de agressões.Porém o que normalmente acontece, é que todas as atenções  voltem para o agressor que é  visto como um marginal em potencial, e a vítima é esquecida.

No entanto a vítima pode levar as conseqüências dessa violência por toda a vida, caso não seja cuidada e tratada por um profissional, que o ajude a se livrar das dores emocionais e psicológicas que o bullying causou. Por isso, por vezes nos deparamos com agressores que foram vitimas em algum momento de agressões e nunca foram devidamente acompanhados.

Entre várias conseqüências de quem sofre  bullying esta o prejuízo provocado no processo de aprendizagem, pois a vítima se senti insegura, indefesa, acuada , com medo, sendo muitas vezes reprovado em decorrência do sofrimento que esta sendo causado por um agressor. Pois quem pratica bullying é um agressor, que por vezes também já sofreu bullying.

Quando alguém  insulta outra pessoa repetidamente,ignora,ameaça,aterrorizar,intimida, trata-se de bullying psicológico. Quando alguém dá um ponta pé em outra pessoa, bate ,belisca ,estamos falando de bullying físico. Quando  induz , assedia, falamos bullying sexual.Quando se divulga imagens,invadi a privacidade por meio da internet, celulares  estamos falando cyberbullying , várias são as maneiras que o   bullying se apresenta causando sofrimento decorrente das atitudes do agressor.Num ato de  imaturidade, maldade  as pessoas  se acham melhores que os outros e agem covardemente com  agressões, tentando se  sentir superior ao outro.

Todo bullying é uma agressão, mas nem toda agressão é classificada como bullying,
para ser caracterizado como bullying é necessário a repetição das agressões.
Bullying não surgi do nada muitas vezes quem pratica bullying já sofreu algum tipo de agressão em casa , na escola,com os colegas, pelos próprios pais ou professores. Muitas vezes essas pessoas também foram vítimas de bullying.  Pelo fato da vítima ficar com medo se sentir ridicularizada , humilhada, por vezes tem receio de contar para alguém o que vem sofrendo e passa anos sendo aterrorizada  com a situação.

Bullying não é brincadeira. É uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva e cruel podendo ocorrer em qualquer contexto social, onde não  se tem nenhum respeito pelo ser humano, nem pelo seu sofrimento alheio. O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode acarretar dificuldades gravíssimas, no comportamento do agredido.

Um dos grandes desafios é identificar e dimensionar a problemática do bullying em seus diversos contextos, pois por  muitas vezes as situações passam desapercebidas, dos educadores e dos pais.Por isso se faz necessário que as instituições educacionais conscientizem seus profissionais e alunos sobre a importância desse tema visando uma educação de paz ,de solidariedade, de cooperação de respeito, tolerância, buscando estratégias preventivas ,que sirvam de referenciais   para uma convivência mais humana digna e de respeito ao próximo.

 

 

Bullying - Mentes Perigosas Nas Escolas .Ana Beatriz Barbosa Silva .Editora: Objetiva/Fontanar

 

Artigo completo: