BUCHA PLÁSTICA REDUTOR DA VAZÃO DA ÁGUA
Por Paulo Vitor da Silva Santiago | 17/06/2016 | EducaçãoBUCHA PLÁSTICA – REDUTOR DA VAZÃO DA ÁGUA: UMA ALTERNATIVA DE BAIXO CUSTO GERANDO GRANDES RESULTADOS
RESUMO DO PROJETO:
Um dos maiores desafios enfrentados pela sociedade atual é a escassez de água. É visível a falta de conscientização por parte de muitas pessoas no que se refere a utilização dos recursos hídricos. A problemática se torna cada vez mais grave com a falta de chuvas. Quando a esta, soma-se também a deficiência de recursos financeiros, diversos problemas sociais se agravam, gerando consequências adversas que levam à população, por exemplo, a iniciar obrigatoriamente um processo de racionamento desse bem. Conforme pesquisas apresentadas em sites especializados na temática, estima-se que 40% da população do Planeta já sofre as consequências da falta de água doce. Faz-se necessária, portanto, a tomada de ações urgentes no intuito de amenizar tal situação. É propósito deste Projeto denominado “BUCHA PLÁSTICA – REDUTOR DA VAZÃO DA ÁGUA: UMA ALTERNATIVA DE BAIXO CUSTO GERANDO GRANDES RESULTADOS”, apresentar à comunidade escolar e a sociedade em geral, alternativas simples, porém, econômicas e eficazes, a base de produtos de fácil acesso no mercado e que contribuam para reduzir os impactos no cotidiano das pessoas.
PROBLEMA:
Diante da crise hídrica que castiga não somente a região Nordeste do Brasil, mas outras regiões brasileiras e da escassez de água que afeta a população e os diversos setores da economia, torna-se necessária a adoção de medidas que, se não resolve definitivamente o problema, serve de alternativa para amenizar a situação. Nesse sentido, faz-se necessário preservar a quantidade de água que ainda se encontra disponível para consumo. E, adoção de medidas preventivas como a que está proposta neste Projeto são extremamente necessárias, de forma que exista um controle da quantidade de água a ser consumida. Para tanto, tal controle pode ser feito a partir da inserção de uma simples BUCHA PLÁSTICA nas torneiras de residências, instituições e empresas comerciais ou industriais.
HIPOTESE DA PESQUISA:
A execução desse Projeto traz consigo muitos benefícios e representa uma possível contribuição para que o problema não se agrave ainda mais. Percebe-se que de forma direta pode-se contribuir para a preservação dos recursos hídricos e, consequentemente, toda a comunidade poderá ser beneficiada e contribuir de forma ativa com o Meio Ambiente, na medida em que o Projeto se expanda.
OBJETIVOS DA PESQUISA:
Prover meios que possam contribuir, direta ou indiretamente, na adoção de novos comportamentos e para a reeducação ambiental da sociedade; • Reduzir os gastos hídricos através da redução da vazão da água em residências, instituições e empresas comerciais e industriais.- Despertar em cada indivíduo uma nova consciência de responsabilidade para com o Meio Ambiente.
METODOLOGIA DA PESQUISA:
O Projeto “Bucha Plástica – Redutor da Vazão da Água: Uma Alternativa de Baixo Custo Gerando Grandes Resultados” procurou, com base em pesquisas diversas em livros e sites especializados, fundamentar uma proposta que auxiliasse na diminuição da quantidade de água desperdiçada constantemente em instituições e residências, de modo a contribuir com o Meio Ambiente. O Projeto se desenvolveu a partir de discussões realizadas em sala de aula que abordavam o uso de novas tecnologias no setor da construção civil associada ao ramo da hidráulica, despertando, a partir daí, a curiosidade e o desejo de desenvolver um método prático e eficiente que contribuísse para reduzir a vazão da água, superando, até mesmo, os métodos já existentes no mercado. Então, foi realizada a instalação do dispositivo “BUCHA PLÁSTICA” na saída de água das pias, reduzindo assim a quantidade de água que sai das torneiras, evitando, dessa forma, o seu consumo exacerbado. A princípio, o dispositivo foi instalado nos banheiros de uso dos alunos da EEEP Dr. José Alves da Silveira. Após a sua instalação, foi feito um acompanhamento contínuo, a fim de colher informações do consumo per capita diário. Foi quando, conclui-se a eficácia do produto. Já fundamentadas e com argumentos viáveis e práticos, o Projeto foi levado para além dos muros da Escola, sendo exposto para estudantes do Curso de Instalador Elétrico, promovido pelo Sistema Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC – Quixeramobim-CE; além de ser exposto também para alunos da rede municipal de ensino, na Escola Manoel Martins de Almeida e Escola Agrícola Deputado Leorne de Belém. Também foram feitas apresentações e demonstrações do Projeto para estudantes e profissionais dos cursos ofertados pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico – CENTEC Sertão Central – Quixeramobim-CE. Vale salientar, que os resultados do Projeto foram repassados, em forma de Seminário e Feira, para os estudantes e profissionais da EEEP Dr. José Alves da Silveira, além de convidados externos.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS:
Escassez, Água, Abundância: População do Planeta. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/populacao-falta-agua-recursos-hidricos-graves-problemas-economicos-politicos-723513.shtml. Acesso em 10.maio.2015
Planeta, Sustentável, Futuro: Ambiente e sustentabilidade. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/ambiente/. Acesso em 10.maio.2015.
SALGADO, Júlio. Instalação Hidráulica Residencial. 1ª. Ed. (3ª Reimpressão) Editora Ática. São Paulo. 2012.