Brasil: Um país culturalmente econômico

Por Lucas Fontes | 02/12/2010 | Economia

Brasil: um país culturalmente econômico

O Brasil se destaca, cada vez mais, no cenário econômico externo e exerce um papel relevante em sua atual posição política e econômica. Embora muitos não reconheçam as formas de governo como favoráveis ao país, o Brasil tem modificado a sua história e sua participação nos índices econômicos mundiais.

As exportações de petróleo e outros produtos são fundamentais pra expandir e manter as medidas no que se refere ao crescimento econômico brasileiro. Ao nos reportarmos ao desenvolvimento, não podemos nos limitar apenas aos pontos principais como comércio, estruturas políticas e econômicas. Existe um quadro dependente da evolução de qualquer país. Nele encontramos as culturas regionais, histórias e princípios construídos nas vivências de cada um.

No Brasil, alguns desses fatores são esquecidos. Não se pode exportar uma cultura se primeiro ela não for valorizada no país ou região. Isso responde a questões que envolvam a dificuldade do Brasil em oferecer a outros países seus filmes, músicas, programas de televisão, livros e outros produtos. Não valorizamos nossas atividades e substituímos seu espaço com produções importadas.

Um dos maiores contribuintes para essa situação é o desprezo dado ao nosso idioma. A lngua portuguesa tem sua abrangência limitada dentro e fora do Brasil. Além de nós, Portugal e alguns países africanos, ninguém "prioriza" a língua portuguesa como um transmissor cultural e social. A complexidade do idioma, por suas variações regionais e gramaticais, torna-se motivo para muitos brasileiros não valorizarem o conhecimento e a prática do idioma dentro do próprio país. Uma sociedade economicamente desenvolvida e culturalmente subdesenvolvida não alcançará totalmente os avanços desejados.

O Brasil, ao se prosseguir, precisa ponderar seu quadro, para que todos esses fatores tenham um desenvolvimento completo e melhor ao país em termos de sociedade, economia, cultura e, principalmente, política. A conscientização, para com a importância de cada segmento e suas difusões, terá seu reconhecimento e trará novos benefícios e vastas formas de buscar o progresso.