"Brasil de Ontem; Brasil de Hoje"

Por Jorge Bernardino Rodrigues de Azevedo | 22/08/2020 | Crônicas

“ Brasil de Ontem ; Brasil de Hoje “

                   Inicialmente , vamos nos ater apenas em fatos dentro da História do Brasil , narrados em ordem   cronológica .

  • Convocação da 1ª Assembleia Geral Constituinte do Brasil ( D. Pedro I – 03 de junho 1822 ) . Nascia aí , a primeira Câmara de Deputados do Brasil .
  • Instalada em 03 de maio 1823 , inicia a sua legislatura
  • Dissolvida na madrugada de 12 de novembro 1823 , pelas forças policiais de D. Pedro I ( episódio conhecido como a Noite da Agonia ) Antes mesmo de concluir os debates e a deliberação sobre o projeto de Constituição que estava em curso .
  • Opositores foram presos , e logo depois , deportados .
  • Em 13 de novembro de 1823 , D. Pedro nomeou para o Conselho de Estado , pessoas de sua confiança . Que deveriam concluir a portas fechadas o trabalho iniciado pela Assembleia Constituinte ( anteriormente dissolvida ) .
  • Em 11 de dezembro 1823 , o resultado foi apresentado ao Imperador .
  • Em 25 de março 1824 a Constituição do Império foi jurada . Mas , sem submissão a nova Assembleia .

 

Fonte de Pesquisa : Wikipédia

 

Comentários adicionais :

 

O que motivou todo este movimento que materializou a primeira Constituição Brasileira , foi a atuação direta dos autonomeados Grupo Liberal . Que entendia que a autonomia do Brasil só seria de fato firmada , com leis do e para o Brasil e não , as até então impingidas a nós , as leis de Portugal .

Vale ressaltar , que durante o Reinado de D. Pedro quem de fato exercia o papel de Gestão e de Governabilidade do Brasil eram a Imperatriz Leopoldina ( quem durante uma viagem de D. Pedro , assume oficialmente o Império – por vacância – e assina o documento oficializando o rompimento formal com Portugal , o que resulta na Independência do Brasil ( D. Pedro I vocalizou o Grito ) ,mas , quem o deu de fato , foi a Imperatriz do Brasil , Dna. Leopoldina . E muito bem assessorada por José Bonifácio que de coadjuvante , não tinha nada . Pois se posicionava muito bem como protagonista , sem arranhar a posição dos Imperadores . E este , posteriormente viria a ser o Tutor de D. Pedro II que assume o trono com aos seus 14 anos de idade . . . mas , isto é outra história . . .

 

Retomando o cerne da questão ( primeira Assembleia Constituinte do Brasil ) , qual era um dos principais temores de José Bonifácio? de que estes Deputados Constituintes dotados de poder como representantes do povo , revertessem este poder em causa própria ( pois , como Ele mesmo José Bonifácio cita : - “Vi isto acontecer na França . Após a Revolução o poder foi entregue a Napoleão Bonaparte que em nada atendeu aos anseios do povo . Muito pelo contrário” .

 

Não me cabe emitir opiniões de cunho pessoal a respeito . Minha real intenção foi reavivar fatos da nossa história e transportá-los até os dias de hoje , quase 200 anos depois , para que façamos uma analogia principalmente a partir da posição daquela que reputo como uma das mais importantes Governantes do Brasil – Imperatriz Leopoldina e nas narrativas e ações deste nosso protagonista , o Ministro José Bonifácio .

                                                                                                                            Jorge Bernardino Rodrigues de Azevedo

                                                                                                                             MBA Executivo em Logística Empresarial

                                                                                                                                            20 de julho de 2020

Artigo completo: