Branqueamento dentário

Por Vita | 05/08/2012 | Arte

Dentes

A cor dos dentes das pessoas sofre algumas alterações ao longo da vida.Na fase de mudança da dentição a cor pode ser afectada por tratamentos por via oral, nomeadamente antibióticos, as tetraciclinas e ao longo da vida por outras razões :

  • Demasiada ingestão de flúor e excesso de sais minerais presentes na àgua que bebemos que podem dar aos dentes tonalidade acastanhada.
  • Corantes utilizados em certas bebidas gasosas que atacam o esmalte e alterar a cor dos dentes.
  • Com a idade os dentes podem escurecer devido ao desgaste da mastigação e das escovas duras e pastas agressivas.
  • Dentes desvitalizados tendem a escurecer.

Através do branqueamento dentário é possível branquear dentes e devolver a cor natural. Existem vários métodos como a simples destartarização. Resulta para quem tem apenas tártaro e manchas de tabaco ou café. Se a côr escura vier do interior do dente e devido a desvitalização a destartarização não é suficiente e é necessário recorrer a outras técnicas como o branqueamento interno que é aplicado pelo dentista no interior do dente. O resultado é satisfatório mas não dura a vida toda. É necessário repetir esta técnica de tempos a tempos.

Existe o branqueamento laser feito em uma só sessão no consultório. Nem sempre é eficaz. Depende da máquina e produtos utilizados.

Existe o branqueamento convencional feito com moldeiras plásticas de branqueamento.

Branqueamento dentario

O dentista tira o molde da boca do paciente e as moldeiras, superior e inferior, são feitas em laboratório em uma máquina de vácuo. Nas moldeiras o paciente, durante alguns dias, aplica o gel branqueador, geralmente péroxido de carbamida. Estas moldeiras têm o formato dos dentes e são colocadas no maxilar superior e inferior. O resultado é muito satisfatório dependendo do esmalte e da dentina de cada um.