Boicote o "Pânico na TV"
Por Alan Geraldo Myleô | 10/06/2011 | FilosofiaO programa humorístico que foi ao ar em 2003, foi o principal motivador de um dos piores fenômenos sociais presentes nas escolas de ensino básico do Brasil. O bullying.
Bullying: se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.
O programa em questão organiza sua programação a partir de quadros humorísticos baseados na crítica direta das diferenças. Pessoas "feias", gordas, pobres, gays, deficientes, idosos, humildes, magras, altas, baixas, doentes, ignorantes, e outros são os principais alvos do humor negro e malicioso do pânico na TV.
A reprodução dos padrões de estética midiáticos (que seguem a mídia) é um dos principais recursos de audiência que prende 99% dos adolescentes do Brasil. Mulheres "super-gostosas", altamente siliconadas é o padrão imposto.
Para quem vive a realidade escolar sabe o que estou colocando. Os jovens reproduzem com toda veemência os quadros do pânico uns com os outros e principalmente com os mais fracos, pessoas "feias", gordas, pobres, gays, deficientes, idosos, humildes, magras, altas, baixas, doentes, ignorantes, etc..
Está cada vez mais comum casos de depressão, rejeição em freqüentar a escola, problemas psicológicos, rebeldia na família, isolamento social e até tentativa de suicídio por quem é alvo de Bullying.
Posso afirmar com propriedade, o programa Pânico na TV é um dos principais responsáveis por esse fenômeno. Nessa década o fenômeno virou caso de profundos estudos, projetos e programas para tentar amenizar a prática do pré-conceito, que muitas vezes é praticado com violência.
Se você faz questão de acompanhar humor e mulheres gostosas, procure outras alternativas. Na internet está cheio.
BOICOTE O PÂNICO NA TV.