Big Data

Por André da Silva Queiroz | 16/07/2015 | Tecnologia

BIG DATA

 

A big data se refere a um enorme grupo de informações característicos de grandes volumes, com uma enorme variedade, que se originam de diversas fontes de dados gerados com grande velocidade que podem ser adquiridos no instante que são criados. Além da tecnologia que está por trás de todas estas soluções.

Nunca houve uma tecnologia que projetasse uma mudança tão profunda na forma como nascem as ideias dentro das organizações. A possibilidade de iniciar as decisões inteligentes para a criação dos produtos, que prever os comportamentos de atuação, tudo baseado nos dados analisados em tempo real, está mais que nunca ao alcance das empresa corporativas.

Com a rápida evolução das aplicações e a grande necessidade do ser humano pelas informações, a cada dia mais e mais aplicações vão surgindo, deixando assim o homem refém da conectividade com o mundo, hoje as formas para se conectar existe de várias formas como (PC, Notebook, Tablet, Smartphone), assim as informações são geradas exponencialmente tendo em vista a capacidade de gerenciar tantas informações se torna primordial para as aplicações atuais.

Assim, há um enorme desafio da big data e de como vai ocorrer a administração desses grandes volumes de dados e minerando as informações com um tempo de requisição reduzido. Com grandes volumes de dados, as aplicações são obrigadas a crescer a medida que as necessidades aumentam e otimizando uma estratégia, assim usando o poder das escalabilidade vertical (aumenta o poder do HARDWARE) e horizontal (aumenta a quantidade de maquinas), a escalabilidade horizontal se torna bem mais barata, e sem dizer que e mais fácil de aumentar os recursos por demanda.

Artigo completo: