Bicicletas eléctricas - mais seguras do que bicicletas regulares
Por José Pacheco | 21/02/2012 | SociedadePara os futuros proprietários de bicicletas eléctricas, as ruas podem ser muito intimidantes. Há autocarros, táxis, carros, ciclistas e peões para observar. Não é exactamente um ambiente sereno. Ainda assim, a questão surge muitas vezes: "É uma bicicleta eléctrica mais perigosa do que uma bicicleta regular?" Talvez seja a perspectiva de potência do motor, ou talvez seja a comparação com uma acelera ou uma mota. Seja qual for a razão, as pessoas ainda estão receosas em aderir às bicicletas eléctricas.
A verdade é que as bicicletas eléctricas são realmente muito mais seguras do que as bicicletas regulares. Como isso é possível? Bom para começar, o motor não impulsiona a bicicleta acima dos 25 quilómetros por hora. Esse corte de velocidade realmente mantém a bicicleta numa velocidade segura. Há também sensores de corte de corrente incorporados nos travões. As bicicletas eléctricas também tendem a ser muito mais estáveis do que as bicicletas normais, com peso extra, suspensão, e os quadros maiores. Os ciclistas são muito menos propensos a entrar em desequilíbrio numa bicicleta eléctrica do que numa bicicleta regular.
De acordo com o código da estrada, uma bicicleta eléctrica não pode andar mais rápido do que 25 quilómetros por hora. Devido a isso, as bicicletas não requerem uma licença, e não aceleram a ponto de ser considerado perigoso para o ciclista. Tendo este limite de velocidade é útil numa cidade, porque a maior parte do tráfego move-se a menos de 25 quilómetros por hora de qualquer maneira.
Um equívoco comum é o tamanho do motor de uma bicicleta eléctrica. As bicicletas eléctricas com motores maiores têm uma boa aceleração e torque, mas o limite de velocidade ainda é de 25 quilómetros por hora. Não há maneira de aumentar a velocidade destas bicicletas, portanto, um motor maior serve apenas para ter mais potência disponível para as subidas e situações similares.
Bicicletas Eléctricas possuem travões melhores
Imagine que vai numa bicicleta eléctrica em alta velocidade quando de repente, um carro se atravessa à sua frente. Você trava, mas esquece-se de largar o acelerador. Irá a potência do motor sobrepor-se aos travões? Vai sair disparado por cima do guiador? Felizmente, os fabricantes de bicicletas eléctricas pesaram nisso, equipando os travões com sensores de corte de corrente do motor. Sempre que um travão é accionado, o motor automaticamente pára de girar. Isso impede uma situação perigosa como a descrita acima, e também evita que o motor aumente o desgaste das pastilhas de travão.
Se está preocupado com a sua segurança ao andar de bicicleta, saiba que provavelmente ficará muito melhor com uma bicicleta eléctrica do que com uma bicicleta regular. Claro que coisas como capacetes, luzes e campainhas também são uma boa ideia!