BIBLIOLOGIA SINTESE

Por maria do carmo lacerda souza | 11/05/2014 | Bíblia

BIBLIOLOGIA

INTRODUÇÃO:

        Este trabalho é uma síntese da disciplina bibliologia e faz um estudo introdutório e auxiliar das sagradas escrituras, para uma melhor compreensão dos fatos bíblicos nos mostrando como a bíblia, livro universal tão antigo chegou até aqui e até nós.

       Resumidamente trás a abordagem sobre  autores e o material usado na época para escrever os manuscritos que traduzidos primeiro pela septuaginta, seguindo na ordem até a primeira tradução para a língua  portuguesa, promoveram a tradução atual ao total de 1500  língua no mundo.

      Explana sobre a origem e significado do termo bíblia e a estrutura da bíblia, suas divisões e subdivisões e a data presumida da escrita de cada livro do antigo testamento e do novo testamento.

      Assim como o tema central da bíblia, que é de fato a palavra de Deus, sendo portanto autoridade por ser inspiração de Deus ainda que escrita por homens.

     

DESENVOLVIMENTO:

 

     Entende se por bibliologia, o estudo que analisa a bíblia,  um conjunto de livros sagrados, desde a sua formação, inspiração, estrutura, e história objetivando auxiliar na compreensão dos fatos, surgimento e como chegou até nós .


     A bíblia foi escrita por vários autores inspirados pelo espírito santo é a palavra de Deus,  foi manuscrita em materiais da época, papiros (folhas de planta comum ao Egito) e pergaminhos (couro de animal trabalhado para escrita), organizados em rolos que também são chamados de manuscritos.


    Atualmente existem cerca de 40.000 manuscritos preparados entre o século II e o XV os quais foram descobertos pela pesquisadores.

 

      As primeira tradução do antigo testamento para outra língua (grego) chamou-se "septuaginta" pois foram setenta especialistas que traduziram (isto no período inter-bíblico) a primeira tradução completa para outra língua (latim), chamou-se 'vulgata" (isto no ano 400 d.C) porque foi traduzido para o latim vulgar,já  para a língua inglesa foi traduzida na idade média e para o alemão aconteceu no século XVI.  Publicou-se a tradução completa em espanhol em 1569 e somente no terceiro centenário de bíblia João Ferreira Almeida traduziu dos originais em hebraico e grego para a língua portuguesa.

          Atualmente a bíblia  é traduzida em mais de 1500 línguas  e sua divulgação está em todo o mundo, pois além do trabalho missionário e a sociedade bíblica contribuírem para sua divulgação ela é o livro mais publicado desde a invenção da escrita.

        A palavra " bíblia" vem da palavra grega "biblos" que significa " livros pequenos", é portanto uma coleção de livros sagrados, com a estrutura dividida em antigo testamento com trinta e nove (39) livros divididos  em quatro grupos e novo testamento com vinte e sete (27) livros   divididos em quatro grupos totalizando sessenta e seis(66).


          Veremos primeiro a ordem do antigo testamento e a data aproximada em que foram escritos:

O antigo testamento:

1)- Lei: (5 livros) Gênesis (1490 a.C.), Êxodo (1490 a.C.), Levítico (1490 a.C.), Números (1450 a.C.) e Deuteronômio (1450 a.C.) ( Pentateuco)


2)História: (12) Josué ( 1427 a.C), Juízes (1100 a.C), Rute (1180 a.C), 1Samuel (1056 a.C), 2Samuel 1000 a.C), 1Reis ( 897 a.C),  2Reis (588 a.C), 1Crônicas 457 a.C) 2Crõnicas (457 a.C), Esdras ( 457 a.C), Neemias ( 465 a.C) Ester ( 465 a.C)

 3)Poesia: (5 livros) Jó (1490 a.C) Salmos (entre o século Xe VI a. C), Provérbios (970 a.C), Eclesiastes (970 a.C) e Cantares ( 970 a.C)


4)Profecia: (17 livros)Profetas Maiores - Isaías 698 a.C), Jeremias 585(a.C), Lamentações (585 a.C), Ezequiel ( 574 .a.C) e Daniel ( 534 .a.C)5) Profetas Menores -Oséias ( 785 a.C), Joel (800 a.C), Amós (787 .a.C), Obadias ( 587 .a.C), Jonas (852 a.C), Miquéias ( 710 a.C), Naum (713 .a.C), Habacuque ( 626 a.C), Sofonias (630 a.C), Ageu (510 a.C), Zacarias (487 .a.C), Malaquias (397 a.C)

O  antigo testamento foi escrito em hebraico e pequenas porções em aramaico. o período em que todo ele foi escrito demorou 1100 anos, de Moisés a Malaquias. o antigo testamento é o livro sagrado dos judeus,  há uma outra estrutura dos livros do antigo testamento : lei, profetas (profetas maiores e menores) e escritos(livros históricos e poéticos ).

Quanto ao  novo testamento está dividido em:


1)  Bibliografias: (4 livros) (em sentido estrito:os evangelhos):Mateus (60 d.C), Marcos (57 d.C), Lucas ( 60 d.C) e João ( 90 d.C)


2)  História: (1) - Atos ( 66 .d.C)


3)Epistolas: (21) -Romanos ( 57 d.C), 1Corintios ( 54 d.C), 2Corintios ( 55 d.C), Gálatas (53 d.C), Efésios (60 d.C), Filipenses (61 d.C), Colossenses ( 61 d.C),1Tessalonicenses

 (51 d.C), 2Tessalonicenses (52 d.C)


4)  Individuais :1Timóteo (64 d.C), 2Timóteo (67 d.C), Tito (65 d.C), e Filemon (60 d.C)


5)Coletiva :Hebreus (68 d.C)


6) Universais :Tiago (50 d.C), 1Pedro (65 d.C), 2Pedro (66 d.C), 1 João (90 d.C), 2João (90 d.C), 3João ( 90 d.C) e Judas ( 66 d.C)


7) Profético: (1)-Apocalipse (96 d.C)


              O  novo testamento foi escrito em grego erudito em um espaço de 60 anos. A primeira parte da bíblia reconhecida como sagrada foi a lei, alguns séculos depois os outros livros do antigo testamento foram juntados em um só volume sendo considerados também sagrados; já os livros do novo testamento só foram considerados definitivamente canônicos ( sagrados ) uns 300 anos depois de cristo ( é importante frisarmos que sempre que um livro era escrito, automaticamente era reconhecido divino pela comunidade do povo de Deus.)

            A bíblia é sagrada é a palavra de Deus falada por ele, por Jesus, pelos profetas e pelo espírito santo e é também história  dos povos do antigo oriente e resumo da história do  universo, ela fala do passado, do presente e do futuro, ela revela como era o homem antes do pecado, no pecado e depois  do pecado, narra a história  do criador a partir da criação e profetiza o juízo final orientando como deve ser o comportamento humano, a fé e o amor para garantir a vida eterna.

        A bíblia não é um livro que um homem escreveria várias são as profecias do velho e do novo testamento muitas se cumpriram literalmente, como a vinda do Messias que nasceria  da família de Davi entre outras,  muitas profecias ainda estão a si cumprirem como a volta de Jesus e o juízo final,  trás mensagens e revelações do criador triuno e eterno para o homem que somente são entendidas e interpretadas través do espírito santo que ilumina  aqueles que estam contrito com Deus.

      A bíblia fala dos finais do tempo, da grande tribulação e do juízo final mas também trás esperança  que vem da aliança  de Deus com os homens que estão na  dispensação da salvação através de Cristo Jesus que comprou o pecado do mundo com seu sangue.

       Jesus é o tema central de toda a escritura, que é uma mensagem completa em perfeita unidade na qual as partes são interdependentes onde o domínio de uma depende do domino de outra.

       Importante lembrar que  a bíblia é uma mensagem perfeitamente divina que conserva os traços da personalidade do escritor, mas que deve ser chamada de palavra Deus (Heb. 4.12), embora algumas traduções tenham modificado um pouco o sentido para justificar determinadas religiões, ainda assim, Deus garantiu o conteúdo da bíblia como autentica expressão de sua revelação.(2 Timóteo .3.16).Toda  palavra da bíblia é  fundamental para ensinar, repreender,corrigir e instruir  em justiça (2 Pedro 1:21). Porque todos os homens usados por Deus para escrever os manuscritos foram inspirados por Deus e pelo espírito santo portanto as escrituras tem autoridade.

                                    CONCLUSÃO:   

               Espera-se com esse trabalho, ter atingido o objetivo explicitar a origem da biblia, e como Deus inspirou os diversos homens em épocas e locais distantes a escrever a coleção de livros que compõe a bíblia com perfeita unidade e coesão.

               Oportunizar a melhor compreensão da estrutura da bíblia, sua divisão, datas de escrita, assim como o material usado na época, tipo de escrita, e a evolução da tradução do hebraico, aramaico e grego para algumas outras línguas ressaltando que nos  dias atuais  a bíblia é o livro mais divulgado do mundo e esta traduzida em 1500 línguas.

             Pretende-se ainda deixar claro que as sagradas escrituras afirmam que apesar da profecia do juízo final estamos na dispensação da nova aliança de vida eterna.

             Ressaltar a sobrenaturalidade da bíblia  escrita por homens fiéis e leais a Deus, inspirados e orientados pelo  Deus triuno e eterno que manda sua mensagem  a sua criatura e revela a si mesmo como criador,  inspirou mais de quarenta autores diferentes  e que não tiveram contato uns com os outros em períodos de 1600 nos de distancia e ainda assim os escritos  tem coesão e sequencia histórica, as narrativas são homogêneas, ininterruptas e harmoniosas, as  profecias do antigo testamento se cumpriram, do novo estão cumprindo e outras que ainda estão a cumprir.

               Evidenciar que nenhum homem seria capaz de escrever e fazer acontecer sem aquele que o criou .

              Deixar claro que a bíblia não foi psicografada, o homem a escrevia mantendo sua cultura etc. e Deus orientava o pensamento e as palavras na sua divina inspiração e o homem escrevia.