BENEFÍCIOS DO TREINAMENTO MENTAL NO JIU-JITSU E ADAPTAÇÕES TÉCNICAS

Por philipe veiga ximenes | 15/06/2018 | Educação

Resumo

O objetivo do presente estudo é destacar a importância e as vantagens do treinamento mental visando a obtenção de alta performance em atletas praticantes da modalidade jiu-jitsu e com isso também revelar alguns dos pontos chave que leva a evolução técnica deste esporte de forma única já vista, devido a propriedade adaptativa individual do atleta.

A metodologia adotada foi a revisão sistemática da literatura. Concluiu-se que, embora a escassez de estudos que abordem a temática do treinamento mental especificamente para atletas de jiu-jitsu, O treinamento mental é plenamente vantajoso para os atletas desta modalidade. Obtendo ainda resultados positivos para a evolução do movimento através da repetição e da visualização prévia e de forma continuada, assim como para a evolução técnica do esporte.

Palavras-chave: Treinamento mental. Treinamento mental no esporte. Jiu-Jitsu.

1 Introdução

O jiu-jitsu é um esporte que cada vez mais tem alcançado novos adeptos em todo o mundo, sendo também um dos que mais obteve crescimento especialmente nas últimas décadas.

Da mesma forma, a quantidade de pessoas que procuram o esporte tem crescido substancialmente não somente no Brasil, mas em todo o mundo, tornando-se cada vez mais um esporte de grande popularidade (ANDRADE et al, 2014).

Tendo em vista sua grande popularidade, observa-se também que as competições dentro desta modalidade são muito comuns, não somente no Brasil, mas em outros países, como os Estados Unidos, onde o esporte tem conquistado cada vez mais adeptos.

Sendo considerado um esporte de grande competitividade, é de grande relevância a constatação de que não é somente a questão da capacidade física e da técnica que podem fazer o diferencial de um praticante sobre o outro.

Como em todo o esporte, não é somente a questão da condição física e da técnica que são responsáveis pelos bons resultados e pelo diferencial de um atleta e a obtenção de sucesso ou de fracasso.

Conforme a visão de Oliveira (2015), evidências cientificas apontam para a constatação que os atletas que são mais bem-sucedidos neste e em outros esportes são aqueles que se diferenciam do ponto de vista psicológico, ou seja, são diferentes dos demais também neste fator.

Também segundo Andrade et al (2014), o desempenho em um determinado esporte não é dependente apenas dos atributos físicos, envolvendo também os aspectos emocionais. Desta forma, é de suma importância que se conheçam os aspectos psíquicos, biológicos, e físicos que regem os esportes altamente competitivos.

A importante haver uma preparação mental dos atletas e isso é uma questão reconhecida pelos agentes desportivos (MARQUES; GOMES, 2006).

Diante destas considerações iniciais, observa-se ser de suma importância o entendimento das vantagens e benefícios que podem ser alcançados através do treinamento mental entre os indivíduos que praticam os chamados esportes de alta competição.

Desta forma, este estudo tem o objetivo de destacar a importância e as vantagens do treinamento mental com o intuito de promover a alta performance em atletas praticantes da modalidade de jiu-jitsu.

2 O fator motivação e sua importância dentro do esporte de competição

A motivação pode ser entendida como a luta pela auto-realização do potencial que cada um traz dentro de si. Estar motivado significa assumir um compromisso com tudo que favoreça o alcance dos objetivos que levam ao pleno desenvolvimento pessoal e profissional (WERTHER, 1983).

Maslow (1954) definiu que o fator comportamento de um determinado individuo é acionado pela busca pela satisfação de uma determinada necessidade – ficando assim conhecida esta teoria como Hierarquia das Necessidades de Maslow -  que, ainda que coexista com diversas outras necessidades, está naquele determinado momento se manifestando de forma mais evidente e intensa. Essa necessidade, por sua vez, surge após a satisfação de outras necessidades anteriores. As necessidades têm valor ou caráter de emergência a partir de dois princípios básicos, sendo eles:

Dominância: quando uma necessidade mais básica não foi satisfeita, as outras necessidades não terão capacidade de organizar o comportamento do indivíduo;

Emergência: quando uma necessidade é satisfeita, uma outra emerge em direção ao topo da hierarquia das necessidades a serem satisfeitas.

Na visão de Castanho et al (2017), a motivação dentro do esporte é caracterizada como uma força impulsionadora em direção a um objetivo, sendo este um dos fatores psicológicos mais estudados no esporte, pois identifica diversos fatores relacionados com a prática de determinados exercícios físicos.

Do mesmo modo, também na visão de Figueiredo (2006), a motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta.

A satisfação de necessidades criadas por estímulos que levam a desequilíbrios é fundamental no conceito de motivação.

Werther (1983), diz que a motivação se mantém sempre que se consegue cumprir o que se está predeterminado a fazer. Por isso, é preciso que a pessoa saiba, com a maior precisão possível, aquilo que realmente quer em sua vida profissional.

[...]

Artigo completo: