Benefícios do exercício para crianças e adolescentes
Por Léo de Paiva Montenegro | 28/07/2011 | SaúdeBENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Atualmente a procura por crianças e adolescentes para a prática de exercícios, como musculação tem aumentado, fazendo com que os profissionais envolvidos com o treinamento se especializem e atualizem sobre o assunto.
Muitas dúvidas sobre os benefícios da prática de exercícios para essa população aparecem, muitas perguntas como a preocupação com o crescimento, com possíveis lesões nas epífises ósseas, se pode ocorrer hipertrofia muscular em crianças e adolescentes e quais são as vantagens da prática de exercícios para crianças e adolescentes, são normalmente questionados.
Os benefícios dos exercícios são bem relatados, como aumento da função do sistema cardiovascular, hipertrofia muscular, controle do peso, colesterol e glicemia.
E para as crianças e adolescentes? Por quê a prática exercícios é importante? Quais são os benefícios? Atrapalha o crescimento? Vamos ver a seguir!
Crianças e adolescentes passam por constantes alterações nos aspectos físicos e psicológicos. Esses processos são identificados como crescimento, onde ocorrem aumentos no tamanho das estruturas, como tamanho dos ossos e aumento do número de células e ocorre a maturação, onde o adolescente se torna maduro e plenamente funcional.
Existem diferentes taxas de crescimento e maturação entre crianças e adolescentes e a taxa de maturação influência na capacidade de exercer força e nas habilidades motoras é importante entender sobre essas alterações que ocorrem durante essas fases para prescrever de formal ideal o treinamento.
Em relação ao crescimento especulava-se que a musculação limitava o crescimento de crianças e adolescentes, porém a genética parece ser o fator decisivo para a estatura final. A participação em esportes é seletiva, onde cada esporte tem suas necessidades fisiológicas e anatômicas, como por exemplo, a vantagem de um jogador de basquete ser alto e uma ginasta baixa. Isso contribui para o melhor desempenho no esporte em questão. Ocorre uma seleção no esporte!
Devido a questões hormonais, a presença de hipertrofia muscular, ocorre após a maturação. O aumento da força muscular deve-se a adaptações neurais. Em meninas a maturação ocorre por volta do 12 anos e meninos por volta dos 14. Meninos apresentam maior hipertrofia muscular devido a maior secreção do hormônio Testosterona.
Por essas questões o treinamento deve ter como ênfase o desenvolvimento de outras capacidades físicas, como coordenação motora e aperfeiçoar diferentes gestos motores, fazendo a criança e o adolescente aderir a pratica de exercícios, aumentando a probabilidade de se manterem ativos durante a vida adulta.