Benefícios da l-carnitina
Por Kleber Silva | 11/08/2012 | SaúdeUma enfermidade muito conhecida em diversos países ocidentais é a doença hepática crônica que também pode ser conhecida como esteatose hepática não alcoólica. A enfermidade recebe esse nome uma vez que não decorre do uso substancial de álcool. Estudos comprovam que 25 % da população apresentam esse tipo de enfermidade. Pode-se dizer que os pontos que encadeiam essa enfermidade são problemas relacionados à obesidade ou distúrbios no metabolismo energético. Outros motivos de incidência desta enfermidade estão relacionados à resistências a dislipidemia e a resistência a insulina.
Curiosidades sobre a esteatose hepática não alcoólica
Parte da esteatose hepática não alcoólica é envolvida perante a formação de ácidos graxos na região do fígado que por sua vez elevam os níveis das espécies que são reativas de oxigênio. Todos os casos desta esteatose estão associadas aos perfis sanguíneos conhecidos como a parte boa do colesterol. Pensando nisso pode-se dizer que os alimentos fortificados com a presença da substância L-carnitina evitam e melhoram os efeitos que essa patologia hepática pode produzir em nosso organismo, pois na medida de sua ingestão os níveis lipídicos são reduzidos regularizando assim as inflações possíveis no fígado. O interessante é que o uso desta substância reduz drasticamente os malefícios da esteatose.
Estudos realizados com a L-carnitina
De acordo com estudos recentes realizados em diversos países, após 24 semanas de uso da L-carnitina a inflamação e gorduras localizadas no fígado foram efetivamente reduzidas, o que modificou favoravelmente os marcadores sanguíneos deste órgão. Após o período de 24 semanas com base na suplementação da substância muitos benefícios foram apontados como, por exemplo, a redução dos níveis sanguíneos do colesterol tanto LDL como total. O mais interessante de todo esse estudo é que a efetividade da substância foi mais que comprovada pois ao decorrer dos testes, outro grupo de portadores da mesma patologia fizeram um tratamento diferenciado que não surtiu os mesmo efeitos.
Considerações finais
Se você se enquadra nesse tipo de patologia, passe a utilizar a substância L-carnitina em sua rotina diária, pois os estudos comprovam que a eficácia do produto traz benefícios inclusive na redução do colesterol e na resistência a insulina, que por sua vez atuam como fatores mais que importante para evitar enfermidades cardiovasculares.