Banda de Uruará - Introdução
Por Lucas Correia Lima | 25/10/2010 | Arte1. INTRODUÇÃO
Este trabalho é o resultado de um levantamento histórico sobre a formação de músicos por meio de Bandas de Música em municípios do interior do Estado do Pará. Desde a primeira formatação de Projeto de Pesquisa se buscou investigar a respeito do ensino musical oferecido pela Banda Municipal de Uruará Diego Cotes de Moraes. Dentre os objetivos específicos estavam: analisar a importância da banda de musica no interior do Estado do Pará; discutir sobre a educação musical aplicada dentro da banda de música além de verificar as experiências dos que já foram envolvidos e os que estão vivenciando a prática de ensino musical da banda.
Para tanto se estabeleceu a seguinte situação problema: como se deu o processo de ensino da música por meio de banda no município de Uruará-Pará? Como forma de conhecer resultados, o que implicaria em analisar todos os aspectos referentes ao objeto de estudo, se propôs as seguintes questões norteadoras: de que forma o ensino musical por meio de Banda chegou ao município de Uruara? Como a música é trabalhada na Banda Municipal de Uruará Diego Cotes de Moraes e que resultados são encontrados a partir da educação musical por meio da Banda no município?
Portanto este trabalho tem como princípio o que Gil (2007, p. 49) enquadra como pesquisa ex-post facto literalmente "a partir do fato passado", mas não incluindo seus métodos propriamente ditos. Os fatos são descritos a partir do testemunho de quem "viveu" e ainda "vive" a banda. Em vista disso, esta é uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de resgatar a história da Banda Municipal de Uruará Diego Cotes de Moraes.
O resultado configura-se neste texto acadêmico que está dividido em dois capítulos, o primeiro apresenta como se formou a Banda no Município de Uruará, a cidade de Uruará, em especial, sua localização geográfica, a cultura e seus costumes, e um pouco da Família Lazarini. O segundo capítulo abordará a Escola e Banda Municipal de Uruará, sua história, regente, professores, as aulas de música e sobre as diversas atividades relacionadas (o repertório e ensaio, o espaço físico e o efetivo instrumental).
Também, o trabalho fundamentou-se na linha de pesquisa, aspectos da educação musical no Pará, do Curso de Licenciatura Plena em Música da Universidade do Estado do Pará, prevista no Projeto Político Pedagógico (RESOLUÇÃO CONSUN-UEPA Nº869/03), e se desenvolveu a partir de revisão bibliográfica, para obtenção de esclarecimentos a respeito da importância da música nas Bandas e da educação musical como meio fundamenta para a formação global do ser humano. Em conseqüência foi realizada a pesquisa documental com base nos registros escritos e entrevistas com pessoas que estão relacionadas à Banda Municipal de Uruará Diego Cotes de Moraes.
Dentre os entrevistados está um dos membros da família Lazarini, Sr. Porfírio Lazarini, o qual contribui sobremaneira para o levantamento histórico da família a quem é atribuída à responsabilidade dos primeiros movimentos musicais no município. Ainda se pode destacar a iniciativa de Antonio Lazarini (irmão do Sr. Porfírio) que ao ocupar o cargo de prefeito de Uruará teve a primeira iniciativa de implantar o trabalho com música no ano de 1998. Nessa época a musicalização se dava por meio da flauta doce e dessa forma o professor Flávio Jardilino, conseguiu conduzir os primeiros alunos ao estudo nos instrumentos de sopro o que se concretizaria como embrião da futura Banda de Música.
Em se tratando da Banda, um aspecto que pode ser citado está relacionado aos seus integrantes, pois na perspectiva histórica de atuação dos alunos-músicos havia espaço para todos os segmentos da sociedade do município. Entre tantos, àqueles que vinham de famílias de agricultores, comerciantes, madeireiros sendo que maioria dos alunos era de famílias carentes. Além disso, o que o Trabalho procurou evidenciar neste aspecto é que muitos integrantes foram atraídos por simples curiosidade e continuaram até onde foi possível, pois a necessidade de trabalhar para poder ajudar no sustento da família foi uma das principais causas dos abandonos.
No entanto, a experiência para alguns fora significativa ao ponto de continuarem apesar das inúmeras dificuldades. O resultado foi a ida até a capital paraense para efetivarem seus estudos em escolas especializadas e até ao ensino superior.
Portanto realizar uma pesquisa sobre a Banda de Música foi significativa em especial ao pesquisador que obtivera formação semelhante e com a oportunidade de um olhar diferenciado, acadêmico evidenciou um panorama de educação musical em uma cidade situada na transamazônica oriunda de um antigo projeto de desenvolvimento econômico. Dos seus primeiros habitantes extraiu-se grande experiência musical a qual é ainda hoje é relembrada e trabalhada para as futuras gerações.