Balança, digital ou analógica?

Por Ricardo Braz | 24/07/2012 | Saúde

Essa duvida é frequente na cabeça de muita gente e com razão. As balanças analógicas, com ponteiros, tendem a ter bastante precisão. Ainda assim, podem pecar em alguns aspectos, como na pesagem de gramas – muitas vezes não dá exatamente para saber isso e, para quem está de dieta, isso é fundamental, né?
As balanças digitais
A diferença entre uma balança analógica e uma digital é bastante grande. Para começar no design e nos estilos dos marcadores. A balança digital é mais moderna e marca com bastante precisão o peso.
Mas lembre-se: produtos eletrônicos tendem a falhar por exposição de fatores das ondas que rodeiam todos os cantos do universo.
No caso da balança digital, é preciso ajustá-la assim que você a comprar. O manual de instruções indica como fazer isso.
O funcionamento das balanças
Com a balança analógica ou mecânica, seu funcionamento é através de componentes de ligação com outros que puxam o ponteiro até um determinado valor.
Já a balança digital, tem sensores de precisão que, com o peso colocado sobre, leva os impulsos para uma interface de microchips que calculam o valor exato. Balanças digitais funcionam com precisão e são utilizadas em laboratórios e setores segmentados.
E a balança da farmácia, confiar ou não?
Muita gente gosta de se pesar em balanças de farmácias. Há algumas que medem pressão arterial, batimentos cardíacos... Confiar ou não, vai depender de cada pessoa.
Por isso, é recomendado que você tenha sempre uma balança em casa, para quando quiser se pesar fora, fazer a comparação. Além disso, é preciso descontar o peso das roupas e sapatos, que sempre estão com a gente quando vamos em farmácias, né?
O mais indicado é que você sempre tire a pesagem em uma única balança para não ter a duvida se ganhou ou perdeu peso. Essa é a armadilha em que muitos caem por fazer as pesagens em várias balanças diferentes.