AVALIÇÃO DA PRODUTIVIDADE DE QUATRO VARIEDADES DE SOJA NAS CONDIÇÕES...

Por Dade Joao Rebocho | 02/11/2016 | Engenharia

AVALIÇÃO DA PRODUTIVIDADE DE QUATRO VARIEDADES DE SOJA NAS CONDIÇÕES EDAFO-CLIMÁTICAS DE MOCUBA

Resumo

O estudo teve como objectivo avaliar a produtividade de quatro variedades de soja (TGX 1908, DINA, OPV 2014 e TGX 1904) nas condições edafo-climáticas de Mocuba com o financiamento da Direcção Provincial de Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional-Zambézia. O ensaio Foi montado na exploração agrária de Nacogolone da Faculdade de Engenharia Agronómica. Foi utilizado o delineamento de blocos completamente causalizado (DBCC) com três repetições e quatro tratamentos. Os tratamentos utilizados foram os seguintes T1: Variedade DINA, T2: Variedade TGX 1908; T3: variedade OPV 2014 e T4: Variedade TGX 1904. Foram avaliados os seguintes parâmetros: altura da planta, altura de inserção do primeiro legume, grau de acamamento, Dias que sucedem desde a sementeira até a maturação (ciclo), rendimento e a razão custo benefício da produção das variedades de soja. Os resultados mostraram haver diferenças significativas entre as variedades estudadas sendo a variedade TGX 1908 e DINA as que tiveram maior altura média da planta e menor índice de acamamento em relação as demais variedades. Maior rendimento (1.2667 t/ha) foi obtido na variedade OPV 2014. O resultado económico mostra que a produção de soja nas condições em que as culturas foram conduzidas é economicamente viável para as variedades DINA e OPV 2014.

1.      INTRODUÇÃO

1.1.Antecedentes

A soja, cientificamente conhecida por Glycine max (L.) Merril, é uma das mais importantes leguminosas e oleaginosas cultivadas no mundo. No sector familiar, esta cultura contribui para a dieta alimentar humana e animal, podendo ser processada e consumida de diversas formas tais como farinhas, óleos, leite, forragem e ração para animais, não só, como também actua directamente como fonte de renda para os agricultores do sector familiar (RIPADO, 1995). 

A soja é uma das culturas mais úteis e, como tal, é aproveitada em diversas aplicações. Nela tudo tem utilidade, a partir da rama (podendo ser seca ou verde) até as sementes, possuindo elevado teor em óleo. Esta também é usada no melhoramento das terras naquilo que é a fixação do Nitrogénio atmosférico, na alimentação humana e dos animais domésticos, não só, como também no abastecimento de diversas indústrias (RIPADO, 1995). 

Em Moçambique, o rendimento da soja além das condições climáticas, é seriamente influenciado por falta de uso de insumos viáveis (adubos, inoculantes e variedades) para aumentar a produção por área de cultivo. Estima-se que o rendimento médio da soja em Moçambique no sector familiar é de 500kg/ha kg a 700kg/ha sendo este muito baixo quando comparado com o rendimento potencial desta cultura que se estima ser de 1600kg/ha (AMANE e DIAS, 2008). 

Contudo, nas últimas duas décadas, Moçambique tem registado projectos de ONG’s de pesquisas orientadas no desenvolvimento de actividades que norteiam a produção suficiente de soja para a segurança alimentar das famílias e abastecimento do mercado internacional. Uma das actividades levadas a cabo pelos referidos projectos, é a introdução de novas variedades de soja libertadas dentro e/ou fora do país e a aplicação de inoculantes no cultivo da cultura em questão (HYMOWITZ, 1970). 

1.2.Problema de estudo e justificativa

A soja (Glycine max (L.) Merril) é uma cultura bastante nutritivo e por isso, é usada tanto na alimentação humana como para animais. Possui elevado conteúdo de proteínas e óleo no grão, cerca de 40% e 20%, respectivamente, para além de quantidades consideráveis de vitaminas e minerais. 

Portanto a produção de soja no distrito de Mocuba é fraca e quase que inexistente, há poucos estudos que mostram o potencial do distrito em relação a produção e rendimentos das variedades desta cultura. Dai a necessidade de realizar este estudo para gerar informação para pequenos, médio e grandes produtores interessados na comercialização da soja. 

1.3.Hipótese

Pelo menos uma das variedades testadas de soja gera rendimento próximo ao potencial nas condições edafo-climaticas de Mocuba. 

1.5. Objectivos

1.5.1 Objectivo geral

Avaliar a produtividade de 4 variedade de soja (TGX 1908,DINA,OPV e TGX1904) nas condições edafo-climaticas de Mocuba. 

1.5.2 Objectivosespecíficos

Medir altura da planta e altura de inserção do primeiro legume;

Determinar o grau de acamamento;

Verificar o comportamento do ciclo das variedades nas condições edafo-climaticas de Mocuba;

Estimar o rendimento das variedades;

Verificar a razão custo benefício da produção das variedades de soja. 

3. MATERIAL E MÉTODOS

3.1. Localização e caracterização da área de estudo

Geograficamente, o Distrito de Mocuba está situado no centro da Província da Zambézia e faz limite com os distritos de Lugela e Ile ao Norte; Maganja da costa à Este; Namacurra, Nicoadala e Morrumbala ao Sul e Milange à Oeste (MAE., 2005). 

O ensaio foi montado no campus da UniZambeze Localidade sede – Nacogolone, Posto administrativo sede, Distrito de Mocuba, Província da Zambézia. Do local do ensaio a cidade de Mocuba dista aproximadamente 10 km, situada a 24º 31’35’’ de latitude Sul e 033º 00’ 38.1’’ de longitude Este.

3.1.1. Dados sobre o clima

O clima do distrito de Mocuba, segundo a classificação de Thorntwaite, e do tipo sub-humido (sub-tropical), sendo influenciado pela zona de convergência inter-tropical, determinando o padrão de precipitação, com a estação chuvosa de Dezembro a Fevereiro, associado a outras depressões que condiciona o estado do tempo nas estacoes, chuvosa e secas. Resulta de Novembro a Fevereiro um tempo quente e húmido e de Março a Outubro um temposeco e fresco, por vezes com precipitações irregulares. 

A precipitação média anual varia de 850 mm na estação de Chingoma, a 1.300 mm na estaçãode Malei, a sul da cidade de Mocuba, e cerca de 1.175 mm na estação climática de Mocuba. 

Para a estação de Mocuba, as probabilidades de ocorrência de chuvas durante a época chuvosa são altas e muito regulares de Novembro a Fevereiro, mostrando algumas variabilidades quer no início, mês de Novembro, e no fim do período chuvoso, de Abril a Julho, o período de transição para a estação seca. Em Agosto e Setembro, o padrão e novamente regular com chuvas quase inexistente. 

Assim, o período de crescimento para a maioria das culturas alimentares e para estação de Mocuba é do tipo normal com períodos secos cerca de 181 dias e 136 dias húmido. A evapotranspiração potencial anual média é de 1.386 mm, revelando que os valores da ETP são menores na época fresca (valores mínimos em Junho), e valores superiores no início da época seca (valores máximos entre Outubro e Novembro), (MAE, 2005). 

Segundo o INAM (2016) a média dos dados climáticos dos 5 meses em que a cultura ficou em campo foram colhidos os seguintes dados de temperatura e precipitação máximae media e mínimas:

3.2.Delineamento experimental

Para a realização do experimento foi usado o delineamento de blocos completamente causalizado (DBCC), numa área total de 165 m2, 132 m2 da área útil. O ensaio tinha um total de três (3) blocos, quatro (4) tratamentos e dose (12) parcelas no total. Para cada talhão/parcela era constituída de 9 linhas e 189 plantas, num compasso de (50x10) cm, cada talhão/parcela correspondia a uma área de 8 m2 (2 x 4) m. 

Para o experimento foram utilizados quatro (4) tratamentos, T1: Variedade DINA; T2: Variedade TGX1908; T3: OPV 2014 e T4: Variedade TGX 1904. Não há variedade de controlo, todas foram sujeitas aos mesmos tratamentos, para poder seleccionar a melhor naquela região.

[...]

Artigo completo: