AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO MOTOR DE ESTUDANTES...

Por KETIULLI TACIANE CANDIDO SEMIGUEM | 19/08/2016 | Educação

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO MOTOR DE ESTUDANTES DO 5º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA

Ketiulli Taciane Candido SEMIGUEM[1]

RESUMO

O trabalho teve o objetivo de verificar o desempenho motor dos alunos do 5° ano da Escola Municipal Gurilândia do periodo vespertino, por meio de testes de força, agilidade, flexibilidade e potência de membros inferiores. Para tanto, foram selecionados 10 meninos do 5º ano da escola e aplicados testes de resistência abdominal, flexibilidade, agilidade e potência de membros inferiores. De acordo com os resultados encontrados e comparados dentro do grupo, a conclusão que se chega é que existem diferenças pequenas no desempenho motor dentre os alunos, que pode ser explicada pela individualidade particular de cada um deles.

PALAVRAS-CHAVE: Resistência; Força; Desempenho Motor; Estudantes; Educação Física.

1 INTRODUÇÃO                                  

Medidas e avaliação em Educação Física têm como objetivo medir e avaliar determinadas características ou habilidades motoras dos sujeitos, atribuindo notas desse processo com precisão e sendo calculadas cientificamente. O instrumento utilizado para a avaliação é o teste, realizado para obter um conhecimento especifico da medida que se deseja alcançar, bem como uma habilidade específica. Nesse processo de investigação os resultados são apresentados em forma escrita, observação e desempenho. A partir dos testes, obtemos valores de medidas, que atribuem de forma numérica os resultados. Elas podem ser coletadas de maneira formal, onde a pessoa sabe que vai realizar o teste, e de modo informal, o qual a pessoa não sabe que participará. As medidas são aferidas em medidas, centímetros, e estatura da pessoa (MARINS, 2003).

A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Gurilândia do município de Campo Mourão, situado na Rua Edmundo Mercer número 1322. A escola conta com 38 funcionários entre professores, equipe pedagógica e serviços gerais e atende 481 alunos nos períodos matutino e vespertino. A estrutura física é composta por 11 salas de aula, uma secretária conjugada com a sala de direção, uma sala de computação, sala de professores, uma biblioteca, sala de coordenação, 06 banheiros, sendo 03 masculinos e 03 femininos, um parque, uma quadra poliesportiva, uma cozinha e um pequeno  pátio de recreação.

Diante disso, este trabalho tem por objetivo geral verificar o desempenho motor dos alunos do 5° ano da Escola Municipal Gurilandia do periodo vespertino, por meio de testes de força, agilidade, flexibilidade e potência de membros inferiores. Os objetivos específicos são calcular a média, mediana e moda do grupo avaliado, a fim de se perceber a relação indivíduo/grupo com relação aos testes.

A Educação Física Escolar no desempenho motor nesta faixa etária dos estudantes é suma importância, pois cabe ao professor avaliar em forma de testes com seus protocolos ja estipulados indentificando o desempenho de cada aluno, auxiliando no seu planejamento metodológico. Cabe salientar a importância da utilização de testes motores na avaliação, pois oferecem indicativos sobre o estado de condicionamento físico de um aluno ajudando a descobrir atletas e, a partir disso, podem ser feitas intervenções em relação ao treinamento. Tendo em vista que esses testes possuem diferenças metodológicas na aplicação, entre os gêneros e diferentes populações, a padronização dos procedimentos metodológicos utilizados nesses testes visa a auxiliar, professores, treinadores e técnicos.

Desta forma, a pesquisa possui a seguinte problemática: Como está o desempenho motor dos estudantes com relação às provas que exigem empenho motor de força, agilidade, flexibilidade e potência de membros inferiores e quais as relações intergrupais apresentadas?

E através disso justifica-se atingir os professores para o planejamento de suas ações pedagogicas em relação as suas práticas metodológicas.

[...]

Artigo completo: