Aula lúdica - plano cartesiano
Por Leilany Campos Barreto Campos | 25/06/2012 | Educação
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB - UFPB VIRTUAL
POLO DE APOIO PRESENCIAL DE POMBAL
“JÁRIO VIEIRA FEITOSA”
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS
DISCIPLINA: FÍSICA EXPERIMENTAL
PROFESSOR: BRUNO CÉSAR TUTOR: JOSEMBERTO COSTA
ALUNA: LEILANY CAMPOS BARRETO
MATRICÚLA: 91011111
ATIVIDADE 01
“AULA LUDICA”
Pombal, 2012
EPIGRAFE
"A coisa mais bela que o homem pode experimentar é o mistério. É essa emoção fundamental que está na raiz de toda ciência e toda arte." (Albert Einstein).
PLANO CARTESIANO EM AULA LÚDICA
Localização de um objeto
Leilany Campos Barreto
RESUMO
Este trabalho tem como prioridade apresentar uma descrição de uma atividade que envolve uma apresentação lúdica sobre Plano Cartesiano em Cinemática, apresentada pela disciplina “Física Experimental I”, que será abordada a importância do desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem a partir do método lúdico experimental a alunos do ensino fundamental, visando desenvolver sua capacidade criatividade, de um modo abrangente par que possam estimular os seus conhecimentos.
Palavras-Chave: Ludicidade. Criatividade. Conhecimento
*Universidade Federal da Paraíba, Curso de Graduação em Ciências Naturais (Licenciatura a Distância).
Pólo de Apoio Presencial de Pombal PB “Jario Vieira Feitosa” leilanycampos@hotmail.com
ABSTRACT
This work is a priority to present a description of an activity that involves a presentation to play on Cartesian Plane Kinematics, presented by the discipline "Experimental Physics I", which is discussed the importance of developing the teaching-learning process from playful experimental method elementary students in order to develop their creative ability, in a comprehensive pair that can stimulate their knowledge.
Keywords: playfulness. Creativity. knowledge
INTRODUÇÃO
Neste trabalho, o Plano Cartesiano será a ferramenta para esse tipo de experiência vivenciada no desenvolvimento de aulas lúdicas, tendo como tema “Plano Cartesiano em Aula Lúdica”. Sabemos que o Sistema de Coordenadas Cartesianas, mais conhecido como Plano Cartesiano foi criado por René Descartes com o objetivo de localizar pontos. Ele é formado por dois eixos perpendiculares: um horizontal e outro vertical que se cruzam na origem das coordenadas. O eixo horizontal é chamado de abscissa (x) e o vertical de ordenada (y). Os eixos são enumerados compreendendo o conjunto dos números reais. O Plano Cartesiano é muito utilizado na construção de gráficos de funções, onde os valores relacionados à x constituem o domínio e os valores de y, a imagem da função. A criação do Sistema de Coordenadas Cartesianas é considerada uma ferramenta muito importante na Matemática, facilitando a observação do comportamento de funções em alguns pontos considerados críticos.
DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADE ENVOLVENDO MÉTODO LÚDICO CRIATIVO EXPERIMENTAL NO ENSINO DA CINEMÁTICA
OBJETIVOS
- Apresentar o plano cartesiano como um método lúdico para análise e investigação dos conceitos geométricos;
- Localizar um ponto no plano cartesiano através de suas coordenadas;
- Identificar a coordenadas de um ponto do plano.
PROCEDIMENTOS
ESCOLA: Municipal de ensino fundamental “Amélia Maria da Luz”
TURMA: A
SÉRIE: 7º ano
DATA: 29/03/2012
PROFESSORA: Leilany Campos Barreto
A atividade lúdica foi realizada no dia 29/03/2012 coloquei os alunos em circulo e depois debati um pouco com eles. Como já havíamos debatido anteriormente, precisamos saber onde as coisas estão e fazemos isso de uma forma bem simples, usamos sistemas de coordenadas. Um sistema de coordenadas nos ajuda, a saber, onde as coisas estão a que distância está umas das outras, quão rápido estão se movendo e assim por diante. Vamos ilustrar a importância desse conceito montando nosso próprio sistema de coordenadas. Suponhamos que para isso você só tenha uma... Manga rosa! Isso, uma manga rosa!! Hum delícia!!!
E vamos usá-la como unidade de medida para nosso sistema de coordenadas. Fazemos isso colocando a manga rosa no chão e vamos fazendo marcações – distância de uma manga, duas mangas, três mangas e assim vai – depois fazemos outro eixo de coordenadas usando novamente a manga (e depois outro eixo, caso esteja interessa num espaço 3D). Pronto! Olha que bonito:
Vocês tem alguma ideia, perguntamos aos alunos? Uma manga é uma boa unidade de medida, vocês não acham?
Além do fato de uma manga ser diferente da outra, ainda temos que a própria manga tem dimensões diferentes dependendo de como você a mede. Isso gera uma grande imprecisão em nosso sistema de coordenadas de mangas. Falar que você está a 5.6000 mangas de distância de sua namorada ou que seu carro chega a 400 mangas por hora, não é nada preciso (além de ser feio de falar).
Por isso, seguimos padrões de unidades internacionais que visam facilitar a comunicação e, ao mesmo tempo, torná-las precisas, garantindo que todos os pontos de nossos sistemas de coordenadas sejam igualmente espaçados e equivalentes em qualquer lugar do mundo. Usando esse padrão, temos o metro como unidade de distância e olha como nosso sistema de coordenadas fica usando-o:
Muito melhor, não alunos? Estar a 10 metros de distância de algo ou 50 metros por segundo agora faz sentido e qualquer pessoa no mundo todo vai saber exatamente do que você está falando!
O Sistema de Coordenadas Cartesianas que tratamos aqui é também conhecido como Plano Cartesiano e foi criado por René Descartes com o objetivo de localizar pontos.
.
CONCLUSÃO
Nosso trabalho consiste em falar sobre método lúdico criativo experimental no ensino das coordenadas na cinemática. Nesta ação conseguimos compreender o que são coordenadas, visto que os alunos aprenderam de forma motivadora e criativa, desenvolveram suas capacidades e também, proporcionando-lhes trabalhar em equipe de forma critica e criativa.
REFERÊNCIAS
CAMAROTTI, Maria de Fátima. Seminários Temáticos em Ciências Naturais I. Graduação em Ciências Naturais – Licenciatura a Distância, Disciplinas do 2° período – EAD em Ciências Naturais, UFPB, 2009.
PEREIRA, Maria de Lourdes. Método e Técnicas para ensino de Ciências. Paraíba: Ed. Universitária UFPB, 1998.
CAMPOS, Leilany Barreto, aluna do Curso de Ciências Naturais do V período (Modalidade a distancia) UFPB, Pólo Presencial Jairo Vieira Feitosa, Pombal – PB.
SITES VISITADOS
<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscaGeral.html?pv=false&busca=coordenadas+no+ludico&x=0&y=0&listarAula=true&listarJornal=true&listarRecurso=true&listarCurso=true&listarMaterial=true&listarInteracaoC > Acesso em 23/03/2012.
<www.artigonal.com/.../fisica-a-importancia-da-experimentacao-associada-ao-ludico-2797379.html> Acesso em 23/03/2012.
<www.artigonal.com/.../fisica-a-importancia-da-experimentacao-associada-ao-ludico-2797379.html> Acesso em 23/03/2012.
<www.senept.cefetmg.br/galerias/.../TerxaTema1Artigo4.pdf> Acesso em 23/03/2012
<www.uenf.br/.../Ciencias_Naturais/?&...Ensino...Ciências> Acesso em 23/03/2012
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB - UFPB VIRTUAL
POLO DE APOIO PRESENCIAL DE POMBAL
“JÁRIO VIEIRA FEITOSA”
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS
DISCIPLINA: FÍSICA EXPERIMENTAL
PROFESSOR: BRUNO CÉSAR TUTOR: JOSEMBERTO COSTA
ALUNA: LEILANY CAMPOS BARRETO
MATRICÚLA: 91011111
ATIVIDADE 01
“AULA LUDICA”
Pombal, 2012
EPIGRAFE
"A coisa mais bela que o homem pode experimentar é o mistério. É essa emoção fundamental que está na raiz de toda ciência e toda arte." (Albert Einstein).
PLANO CARTESIANO EM AULA LÚDICA
Localização de um objeto
Leilany Campos Barreto
RESUMO
Este trabalho tem como prioridade apresentar uma descrição de uma atividade que envolve uma apresentação lúdica sobre Plano Cartesiano em Cinemática, apresentada pela disciplina “Física Experimental I”, que será abordada a importância do desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem a partir do método lúdico experimental a alunos do ensino fundamental, visando desenvolver sua capacidade criatividade, de um modo abrangente par que possam estimular os seus conhecimentos.
Palavras-Chave: Ludicidade. Criatividade. Conhecimento
*Universidade Federal da Paraíba, Curso de Graduação em Ciências Naturais (Licenciatura a Distância).
Pólo de Apoio Presencial de Pombal PB “Jario Vieira Feitosa” leilanycampos@hotmail.com
ABSTRACT
This work is a priority to present a description of an activity that involves a presentation to play on Cartesian Plane Kinematics, presented by the discipline "Experimental Physics I", which is discussed the importance of developing the teaching-learning process from playful experimental method elementary students in order to develop their creative ability, in a comprehensive pair that can stimulate their knowledge.
Keywords: playfulness. Creativity. knowledge
INTRODUÇÃO
Neste trabalho, o Plano Cartesiano será a ferramenta para esse tipo de experiência vivenciada no desenvolvimento de aulas lúdicas, tendo como tema “Plano Cartesiano em Aula Lúdica”. Sabemos que o Sistema de Coordenadas Cartesianas, mais conhecido como Plano Cartesiano foi criado por René Descartes com o objetivo de localizar pontos. Ele é formado por dois eixos perpendiculares: um horizontal e outro vertical que se cruzam na origem das coordenadas. O eixo horizontal é chamado de abscissa (x) e o vertical de ordenada (y). Os eixos são enumerados compreendendo o conjunto dos números reais. O Plano Cartesiano é muito utilizado na construção de gráficos de funções, onde os valores relacionados à x constituem o domínio e os valores de y, a imagem da função. A criação do Sistema de Coordenadas Cartesianas é considerada uma ferramenta muito importante na Matemática, facilitando a observação do comportamento de funções em alguns pontos considerados críticos.
DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADE ENVOLVENDO MÉTODO LÚDICO CRIATIVO EXPERIMENTAL NO ENSINO DA CINEMÁTICA
OBJETIVOS
- Apresentar o plano cartesiano como um método lúdico para análise e investigação dos conceitos geométricos;
- Localizar um ponto no plano cartesiano através de suas coordenadas;
- Identificar a coordenadas de um ponto do plano.
PROCEDIMENTOS
ESCOLA: Municipal de ensino fundamental “Amélia Maria da Luz”
TURMA: A
SÉRIE: 7º ano
DATA: 29/03/2012
PROFESSORA: Leilany Campos Barreto
A atividade lúdica foi realizada no dia 29/03/2012 coloquei os alunos em circulo e depois debati um pouco com eles. Como já havíamos debatido anteriormente, precisamos saber onde as coisas estão e fazemos isso de uma forma bem simples, usamos sistemas de coordenadas. Um sistema de coordenadas nos ajuda, a saber, onde as coisas estão a que distância está umas das outras, quão rápido estão se movendo e assim por diante. Vamos ilustrar a importância desse conceito montando nosso próprio sistema de coordenadas. Suponhamos que para isso você só tenha uma... Manga rosa! Isso, uma manga rosa!! Hum delícia!!!
E vamos usá-la como unidade de medida para nosso sistema de coordenadas. Fazemos isso colocando a manga rosa no chão e vamos fazendo marcações – distância de uma manga, duas mangas, três mangas e assim vai – depois fazemos outro eixo de coordenadas usando novamente a manga (e depois outro eixo, caso esteja interessa num espaço 3D). Pronto! Olha que bonito:
Vocês tem alguma ideia, perguntamos aos alunos? Uma manga é uma boa unidade de medida, vocês não acham?
Além do fato de uma manga ser diferente da outra, ainda temos que a própria manga tem dimensões diferentes dependendo de como você a mede. Isso gera uma grande imprecisão em nosso sistema de coordenadas de mangas. Falar que você está a 5.6000 mangas de distância de sua namorada ou que seu carro chega a 400 mangas por hora, não é nada preciso (além de ser feio de falar).
Por isso, seguimos padrões de unidades internacionais que visam facilitar a comunicação e, ao mesmo tempo, torná-las precisas, garantindo que todos os pontos de nossos sistemas de coordenadas sejam igualmente espaçados e equivalentes em qualquer lugar do mundo. Usando esse padrão, temos o metro como unidade de distância e olha como nosso sistema de coordenadas fica usando-o:
Muito melhor, não alunos? Estar a 10 metros de distância de algo ou 50 metros por segundo agora faz sentido e qualquer pessoa no mundo todo vai saber exatamente do que você está falando!
O Sistema de Coordenadas Cartesianas que tratamos aqui é também conhecido como Plano Cartesiano e foi criado por René Descartes com o objetivo de localizar pontos.
.
CONCLUSÃO
Nosso trabalho consiste em falar sobre método lúdico criativo experimental no ensino das coordenadas na cinemática. Nesta ação conseguimos compreender o que são coordenadas, visto que os alunos aprenderam de forma motivadora e criativa, desenvolveram suas capacidades e também, proporcionando-lhes trabalhar em equipe de forma critica e criativa.
REFERÊNCIAS
CAMAROTTI, Maria de Fátima. Seminários Temáticos em Ciências Naturais I. Graduação em Ciências Naturais – Licenciatura a Distância, Disciplinas do 2° período – EAD em Ciências Naturais, UFPB, 2009.
PEREIRA, Maria de Lourdes. Método e Técnicas para ensino de Ciências. Paraíba: Ed. Universitária UFPB, 1998.
CAMPOS, Leilany Barreto, aluna do Curso de Ciências Naturais do V período (Modalidade a distancia) UFPB, Pólo Presencial Jairo Vieira Feitosa, Pombal – PB.
SITES VISITADOS
<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscaGeral.html?pv=false&busca=coordenadas+no+ludico&x=0&y=0&listarAula=true&listarJornal=true&listarRecurso=true&listarCurso=true&listarMaterial=true&listarInteracaoC > Acesso em 23/03/2012.
<www.artigonal.com/.../fisica-a-importancia-da-experimentacao-associada-ao-ludico-2797379.html> Acesso em 23/03/2012.
<www.artigonal.com/.../fisica-a-importancia-da-experimentacao-associada-ao-ludico-2797379.html> Acesso em 23/03/2012.
<www.senept.cefetmg.br/galerias/.../TerxaTema1Artigo4.pdf> Acesso em 23/03/2012
<www.uenf.br/.../Ciencias_Naturais/?&...Ensino...Ciências> Acesso em 23/03/2012