Audi revolucionará o mercado com retrovisor digital
Por Gilson Pneus | 10/08/2012 | TecnologiaA espera acabou, e a Audi será pioneira com a apresentação do retrovisor digital ao mercado. Lançado inicialmente só para a versão de corrida R18, o novo artifício também estará disponível para o R8 e-tron, a primeira versão elétrica da montadora alemã. O R18 tinha a necessidade da implantação de algum sistema desse porte, pois o modelo, assim como a maioria dos carros do mesmo segmento, não possui vidro traseiro.
A eficiente tecnologia é baseada em uma câmera bem pequena, posicionada em um compartimento aerodinâmico, que quando submetido ao frio eleva sua temperatura, para não afetar seu funcionamento. Uma tela de 7.7 polegadas fica posicionada no mesmo local onde ficaria o espelho, reproduzindo as imagens que a câmera traseira está enxergando.
O pequeno monitor tem o selo da Samsung, e abrange uma área maior do que a dos retrovisores manuais. Além disso tem uma espessura menor, resolução melhor e desempenho mais eficiente do que, por exemplo, o modelo LCD. A tela não necessita de luz auxiliar, pois ela mesma se ilumina em situações de baixa voltagem. Essa configuração já existe e teve uma excelente aceitação no mercado inserida nos smartphones da marca sul-coreana. O nome dado a ela é AMOLED (Active Matrix Organic Light Emitting Diode).
O retrovisor digital também tem a capacidade de evitar o ofuscamento que pode ser gerado por faróis de veículos alheios. As primeiras aparições do R8 e-tron, já com esse sistema integrado, estão previstas para o fim do ano. Como será uma experiência inovadora, a idéia da montadora é começar com um lote pequeno de automóveis. Pensando no futuro, a Audi visa aprimorar mais ainda essa ferramenta, adicionando a ela um sensor de estacionamento.
Equipe Gilson Pneus - Pneus, rodas esportivas e amortecedores