ATOS DOS APÓSTOLOS

Por Eduardo Veronese da Silva | 07/01/2011 | Bíblia

O LIVRO DE ATOS DOS APÓSTOLOS

A Bíblia Sagrada encontra-se dividida em duas partes: o Antigo Testamento (AT), composto de 39 livros e o Novo Testamento (NT), contendo 27 (vinte e sete), perfazendo o total de 66 (sessenta e seis) livros. Eles foram assim classificados:

AT (39):

. O Pentateuco ou os Livros da Lei de Moisés: os cinco primeiros livros ou rolos das Escrituras Sagradas: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
. Livros Históricos: os doze livros seguintes: de Josué a Ester.
. Livros Poéticos: são cinco: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão.
. Livros Proféticos: compreendem 17 (dezessete) obras: de Isaías a Malaquias. Eles são divididos e conhecidos como Profetas Maiores (Isaías, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel e Daniel), livros que apresentam profecias extensas e Profetas Menores (de Oséias a Malaquias), isto é, livros com poucos capítulos e de profecias curtas.

Vale ressaltar que à divisão na forma apresentada, não contém o significado de que as profecias extensas (profetas maiores) são mais importantes do que as outras (profecias menores). Mesmo porque, Deus pode usar o "muito e o pouco", o "maior e o menor", o "culto e o inculto"... A Ele pertence toda a Honra, a Glória e o Poder. Portanto, Ele usa: "quem quer, como e onde quiser e a hora que quiser".

NT (27):

. Os Evangelhos: os quatro primeiros livros: Mateus, Marcos, Lucas e João. Sendo que os três primeiros (Mt, Mc e Lc) são conhecidos como os Evangelhos Sinóticos. Isto porque narram os mesmos fatos ou acontecimentos, com maior ou menor riqueza de detalhes. Para melhor compreensão, releva-se a narrativa sobre o personagem João, o Batista ou aquele que batizava:

Mt 3.1-3: E, naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia, e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. Porque esse é o anunciado pelo profeta Isaias, que disse: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.

Mc 1.2,3: Como está escrito no profeta Isaias: Eis que envio o meu anjo ante a tua face, o qual preparará o teu caminho diante de ti. Voz que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.

Lc 3.2-4: sendo Anás e Caifás sumos sacerdotes, veio no deserto à palavra de Deus a João, filho de Zacarias. E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento para o perdão dos pecados, segundo o que está escrito no livro das palavras do profeta Isaias, que diz: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai as suas veredas.

. Livros Históricos: somente o livro de Atos dos Apóstolos.
. As Epístolas: totalizando vinte e uma cartas: de Romanos a Judas. Deve ser destacado que a autoria de 13 (treze) delas é atribuída ao Apóstolo Paulo. Destas, 3 (três) são dirigidas para Pastores (1º Timóteo, Tito e 2º Timóteo) e 5 (cinco) são católicas, isto é, gerais ou universais, porque foram dirigidas á Igreja em geral. Alguns teólogos e exegetas (pessoa que se dedica a exegese ) defendem que a autoria da Epístola aos Hebreus também seria dele.
O Apocalipse: o último livro do NT que encerra o cânon das Sagradas Escrituras. O livro das revelações de João o Evangelista, sobre as coisas que devem acontecer nos finais dos tempos.

Apresentadas essas particularidade sobre a composição e apresentação do livro mais lido de todos os tempos, a Bíblia Sagrada, passa-se a pontuar observações acerca do único Livro Histórico do Novo Testamento: Atos dos Apóstolos. Nesse sentido, coloca-se em relevo o capitulo 1, verso 8:

At 1.8: Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra (grifamos).

O livro de Atos dos Apóstolos também é conhecido como Atos do Espírito Santo, haja vista que narra a obra missionária iniciada por Jesus Cristo na terra e que deveria ser dada continuidade pelos seus apóstolos (ou discípulos). Entretanto, ele descreve de forma especial, acerca de alguns temas teológicos destacados no livro, entre eles, a atuação ou a descida do Espírito Santo sobre seus seguidores (Atos 2.1-13); a necessidade de evangelização dos gentios (ímpios, desconhecedores do Evangelho de Cristo) e sobre a prioridade da verdadeira comunhão que deve haver entre o povo e Deus.

O versículo em relevo é denominado de versículo-chave, ou seja, ele apresenta um dos momentos em que a igreja neotestamentária (novo testamento, nova aliança ou novo concerto), estava sendo orientada pelo Mestre e Senhor acerca do revestimento de Poder (batismo "com" ou "no" Espírito Santo) que deveriam aguardar para receber diretamente dos céus, para que pudessem cumprir o seu "ide" e fazer a sua obra, conforme registrado nos livros de Mateus 28.19,20 e Marcos 16.15,16:

Mt 28.19,20: Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém!

Mc 16.15: E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

A palavra virtude grifada no versículo, origina-se do termo original dunamis comportando o significado de "poder real ou poder em ação". Pode-se extrair dela, o entendimento de que seria o "Poder Sobrenatural de Deus-Pai (e Filho) em ação por meio de seus seguidores (Ministros e Embaixadores do Evangelho), como um canal de ligação entre o céu e a terra (Deus e o Homem e vice e versa), sendo manifestadas no meio de seu povo aqui na terra".
Jesus disse a Pedro em uma de suas instruções que: "[...] sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E eu te darei as chaves do Reino dos céus, e tudo que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus" (Mateus 16.18). Vale lembrar, que cada um dos servos e seguidores do cristianismo, representam a Igreja de Deus aqui na terra.

A narrativa registrada no livro de Atos 2.1-4 apresenta uma grande manifestação ocorrida na terra, demonstrando esse elo entre Deus e os Homens (o Noivo ? Jesus Cristo e a Noiva ? a Igreja):

At 2.1-4: Chegando o dia de Pentecoste , estavam todos reunidos num só lugar. De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo os capacitava (NVI ).

No dia da celebração da Festa de Pentecoste, havia uma aglomeração de pessoas em Jerusalém de todas as nacionalidades. Pardos, Medos, Elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judéia, Capadócia e da província da Ásia. Como também neófitos (pessoa recentemente convertida a uma religião) Judeus, Cretenses e Árabes, entre outros. Entretanto, todos ficaram atônitos e perplexos, pois o povo falava em suas línguas originais ao mesmo tempo (idioma e dialetos), mas entendiam a mensagem e as maravilhas promovidas por Deus (totalmente contrário ao evento promovido por Deus acerca da torre de Babel ? Gênesis 11.7-9).

Interessante destacar, que até aquele momento, os discípulos de Jesus haviam sido batizados com água por João Batista, conforme registrado em Atos 1.5: "Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias". Por isso, a orientação de Deus era para que aguardassem em Jerusalém, para receberem o Revestimento de Poder, isto é, o Batismo no Espírito Santo.
Este evento sobrenatural e grandioso realizado durante a festa judaica e registrado no livro de Atos dos Apóstolos, foi o inicio do cumprimento da promessa feita por Deus no Antigo Testamento, conforme transcrição encontrada no livro do profeta Joel, capítulo 2.28,29:

Jl 2.28,29: E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões. Até sobre os servos e as servas derramarei do meu Espírito naqueles dias.

Outros termos que grifamos no versículo 8, do capítulo 1, do livro de Atos, merece detalhamento para nosso conhecimento geral e crescimento teológico:

. Jerusalém ? em hebraico significa "habitação da paz". Cidade localizada ao sul da Palestina, capital de Israel e Judá. Nos tempos mais recentes é a capital da Palestina. Desde o ano de 1948, Jerusalém foi dividida entre Árabes (a parte antiga da cidade) e a República de Israel (a parte nova da cidade). Recebeu outros nomes que são mencionados em livros do AT e NT: Jebus (Josué 18.28; Juízes 19.10); Sião (2º Reis 19.21; Lamentações 2.13); Ariel (Isaías 29.1); Cidade de Justiça (Is 1.26); Santa Cidade (Is 48.2); Cidade de Davi (2º Samuel 5.6-9) Cidade do Grande Rei (Salmo 48.2; Mateus 5.35).

. Judá ? em hebraico significa "louvor". Após a morte do Rei Salomão, seus filhos promoveram uma divisão territorial em dois reinos, estando registrado no livro de 1º Reis:

1º Rs 12.20: E sucedeu que, ouvindo todo o Israel que Jeroboão tinha voltado, enviaram, e o chamaram para a congregação, e o fizeram rei sobre todo o Israel e ninguém seguiu a casa de Davi, senão a tribo de Judá.

Reino do Norte (10 tribos): chamado de Israel e sua capital era Samaria, tendo como primeiro rei Jeroboão. Dezenove (19) reis atuaram nestas regiões, perfazendo nove (9) dinastias. Os profetas que tiveram atuações importantes durante boa parte desses reinados foram: Amós e Oséias.

1º Rs 12.17: No tocante, porém, aos filhos de Israel que habitavam nas cidades de Judá, sobre eles reinou Roboão.

Reino do Sul (2 tribos): chamado de Judá e sua capital era Jerusalém, tendo como primeiro rei Roboão. Vinte (20) reis atuaram na região e houve apenas uma dinastia. Os profetas Joel, Isaías, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias e Jeremias, atuaram brilhantemente durante aproximadamente os 345 (trezentos e quarenta e cinco) anos desse reinado.

Durante as Dinastias que governaram no transcorrer desses longos anos, tanto em Israel (reino do norte) como em Judá (reino do sul), apenas dois reis - Ezequias (2º Rs 18.1-4) e Josias ( 2º Rs 22.1-5) ? tiveram aprovação plena como fieis a Deus e a seu povo.

Samaria ? comporta o significado de "torre de vigia". Era uma província entre a Judéia e a Galiléia. O nome Judéia quer dizer: "Terra dos Judeus. A Palestina Ocidental era compreendida por três divisões. No tempo de Jesus, a Judéia representava uma pequena faixa territorial mais para o sul da Palestina (88 km de comprimento e aproximadamente o mesmo de largura). Esse pequeno território coube a tribo dos filhos de Judá (Josué, cap. 15).
Enquanto que o território da Galiléia (hebraico = Circuito) compreendia toda a parte do norte da Palestina, que foi repartida pelas tribos de Issacar, Zebulom, Aser e Naftali. Normalmente representava um circuito territorial, no qual habitavam muitos povos estrangeiros, compreendendo as 20 (vinte) cidades que o rei Salomão deu ao rei Hirão (1º Rs 9.10-14; Is 9.1).

1º Rs 9.10,11: E sucedeu, ao fim de vinte anos, que Salomão edificara as duas casas, a Casa do Senhor e a casa do rei. (para o que Hirão, rei de Tiro, trouxera a Salomão madeira de cedro e de faia e ouro, segundo todo o seu desejo). Então, deu o rei Salomão a Hirão vinte cidades na terra de Galiléia.

O livro histórico de Atos narra à história e o desenvolvimento do Cristianismo no mundo. Tendo iniciado pela descida do Espírito Santo entre aproximadamente 120 (cento e vinte) pessoas. Tempos após, precisou haver uma Diáspora, ou seja, uma perseguição generalizada aos Cristãos para que, durante a fuga, começassem a pregar o Evangelho ou as Boas Novas para as nações mais distantes.
Há registros bíblicos que o apóstolo Paulo pregou em Tessalônica (Atos 17.1), Atenas (At 17.15), Roma (At 27) e outras regiões ou países que compreendiam a Ásia Menor (província romana cuja capital era Éfeso, ponto de encontro entre a Ásia e a Europa).
A grande missão dos apóstolos contida nos livros do Novo Testamento era apresentar Cristo a todos os povos da terra. Tornando-o conhecido e testemunhando de suas manifestações diárias, principalmente através de sua Palavra, comprovando que Ele era e ainda é amor, paz e misericórdia para todos que o buscam com sincero arrependimento de seus pecados.
Entretanto, chegará o dia em que todos terão que comparecer perante o Tribunal de Cristo, nesta ocasião Ele atuará como o Justo Juiz, conforme texto registrado no livro de Romanos 14.11,12: "Porque está escrito: Pela minha vida, diz o Senhor, todo joelho se dobrará diante de mim, e toda língua confessará a Deus. De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus".
Sendo assim, espera-se que o povo gentio da era atual (ímpio, ateu etc.) após ter o conhecimento de Deus através de sua Palavra (o Evangelho), possa recebê-lo como o Único Senhor e Salvador de suas vidas, tendo como dádiva o privilégio de herdarem a salvação eterna.


Eduardo VERONESE da Silva
Presbítero da Assembléia de Deus ? Cariacica/ES
Licenciatura em Educação Física ? UFES
Bacharel em Direito ? FABAVI/ES
Especialista em Direito Militar ? UCB/RJ
Subtenente da PMES
Email: proerdveronese@gmail.com