Atividade Física e Gestantes ? Importante para Mães e Bebês

Por Michele Menezes Moraes Pedroso | 27/01/2009 | Educação

Michele Menezes Moraes Pedroso*

Resumo

Esta revisão faz a comparação de algumas atividades físicas relacionada a gestantes, esclarecendo algumas dúvidas e preconceitos sobre este tema. Também estão relacionados os possíveis benefícios e recomendações para gestantes sem fatores de risco adicionais e o impacto da atividade física sobre indicadores fisiológicos da grávida e do feto , citando alguns cuidados e contra-indicações dos exercícios físicos. Pode-se afirmar que a cada ano cresce o número de mulheres grávidas que participam de atividades físicas e com isso é importante estabelecer orientações básicas e prudentes acerca do exercício durante a gestação. Os efeitos biológicos que osexercícios físicos trazem a gestante são destacados nesta revisão, como: diminuição do risco de diabetes;menor risco de parto prematuro; diminuição de complicações obstétricas; entre outros. Contudo, apenas as mulheres gestantes sem fatores de risco podem realizar atividades físicas, pois gestantes de altorisco,devem seguir orientações médicas com prescrição e medicações.

Palavra-chave:

Exercícios físicos-gestação-benefícios-recomendações

Abstract

This review is a comparison of some physical activities related to women, clarifying some doubts and prejudices on this subject. They also relate the possible benefits and recommendations for pregnant women with additional risk factors and the impact of physical activity on physiological indicators of pregnant and the fetus, citing some care and contra-indications of physical exercises. You can say that every year grows the number of pregnant women who participate in physical activities and it is important to establish basic guidelines and careful about exercise during pregnancy. The biological effects that exercise bring to pregnant are highlighted in this review, such as: reduced risk of diabetes, lower risk of premature birth; decrease of obstetric complications, among others. However, only pregnant women without risk factors may perform physical activities, because pregnant women at high risk, should follow guidelines with medical and prescription medications.

Keyword: Physical exercises-pregnancy-benefit-recommendations

* Profissional de Educação Física

profmmmp@bol.com.br

INTRODUÇÃO

O número de praticantes de atividades físicas tem aumentado nos últimos anos, as pessoas cada vez mais tem a consciência da importância dos exercícios e como o mesmo influencia na rotina do dia-a-dia. Assim como a atividade física, a reprodução é normal na vida das mulheres e o número de mulheres grávidas, que combinam gravidez com exercícios, também vem aumentando.

Nos dias atuais, as pessoas têm acesso a várias informações sobre saúde, e até mesmo as gestantes mostram interesse com a própria saúde e do feto, a fim de obter um parto saudável e fazer deste momento inesquecível.

Este trabalho traz uma revisão de literatura no que diz respeito aos efeitos benéficos do exercício na gravidez, tipos de atividades e intensidade, caracterizando-se como uma pesquisa qualitativa

O Desenvolvimento de um bebê

Um óvulo fecundado é nutrido e protegido durante seu desenvolvimento como embrião e feto, durante 40 semanas de gestação. A placenta, um espesso tecido dotado de numerosos vasos sanguíneos implantado na parede uterina, realiza trocas com o sangue materno, via cordão umbilical, suprindo com oxigênio e alimentos o feto, e removendo catabólitos. Durante a gestação, o feto permanece encolhido no saco amniótico, uma bolsa com líquido que o protege contra impactos súbitos. Nas últimas semanas da gestação, o feto, em rápido crescimento, fica de ponta-cabeça: o bebê está pronto para nascer.

O desenvolvimento fetal acontece da seguinte forma:

  • No segundo mês todos os órgãos internos estão desenvolvidos neste estágio;
  • No terceiro mês o feto está completamente formado, começa agora um período de rápido crescimento;
  • No quinto mês apesar de o feto estar sentado, provavelmente irá rodar 180° antes do nascimento. Nesta fase, o bebê move-se ativamente e é sensível aos sons;
  • No sétimo mês os órgãos internos estão terminando o preparo para a vida fora do útero. O bebê já cresceu muito e seu tamanho restringe a movimentação dentro do útero.

O Impacto da atividade física

Segundo MATSUDO, dentro das alterações hormonais que acontecem com o exercício na grávida, o de maior preocupação é o comportamento dos níveis de glicose, estes são sensíveis ao tipo, intensidade e duração do exercício, assim como a condição física do indivíduo. Os níveis de glicose são mantidos em patamares mais estáveis durante o exercício leve e moderado na gravidez. No entanto, esse tipo de exercício não parece reverter as alterações induzidas pela gravidez na tolerância a glicose e na expressão da GLUT4.

Mas o exercício extenuante e prolongado pode induzir a hipoglicemia mais rapidamente durante a gravidez e essa resposta hipoglicêmica observada principalmente no terceiro trimestre pode ter potencialmente efeitos adversos sobre o feto, podendo ser observado que, o exercício pode ser mostrar benéfico nas gestantes diabéticas tipo II já que níveis leves de exercício são de suficiente intensidade para induzir um efeito do treinamento físico: sensibilizar os receptores de insulina e aumentar a utilização de glicose nessas pacientes.

A principal resposta hemodinâmica do exercício é a redistribuição seletiva de sangue aos músculos em atividades, com redução aos órgãos esplâncnicos e potencialmente ao útero e ao feto. O incremento no débito cardíaco durante a gravidez significa que o aumento do fluxo sanguíneo ao músculo em exercício pode ocorrer sem diminuição do fluxo ao feto.

Apesar das escassas informações em humanos, alguns autores baseados na sua experiência pessoal comentam da redução do peso do feto ao nascimento e/ou retardo do crescimento intra-uterino em mães que realizaram exercício extenuante durante a gravidez. Outros consideram que o peso do feto ao nascimento não é afetado quando mães saudáveis e bem nutridas participem em exercícios leves e moderados durante a gravidez.

Atividades de baixo risco

Para mulheres grávidas sedentárias que desejam iniciar algum tipo de atividade física é recomendado iniciar com a caminhada, a natação, a hidroginástica leve e pedalar bicicleta ergomética.

Atividades desfavoráveis

São consideradas desfavoráveis todas aquelas atividades ou esportes de contato físico e de grande possibilidade de trauma. Esportes como o voleibol, basquetebol, esqui aquático e atividades como a ginástica de alto impacto, o hipismo e o mergulho, devem ser totalmente evitados durante a gestação. Exercícios que contraiam excessivamente o ventre ou de alguma forma o induzam a bloquear a respiração devem ser evitados. Os abdominais continuarão a ser trabalhados, porém com menor intensidade, afinal são músculos importantes na facilitação do parto.

Recomendações quanto à prática de atividades físicas para gestantes

·A prática de exercício deve ser regular, no mínimo 3 vezes por semana, e a intensidade, de leve a moderada;

  • Exercícios sem suporte do peso corporal são os mais indicados (ciclismo, natação, hidroginástica), devido ao menor impacto;
  • Interromper o exercício quando estiverem fadigadas e, principalmente, não se exercitarem até a exaustão;
  • Mulheres que se exercitam durante a gravidez devem ter atenção especial com a dieta;Manter a hidratação para evitar o aumento acentuado da temperatura corporal;
  • Evitar exercícios em ambiente quentes e úmidos;
  • É importante usar roupas e calçados adequados;
  • Deve-se prevenir o ganho excessivo de peso;
  • Incluir no treinamento exercícios para os músculos da pelve, abdome e diafragma, pois estas musculaturas fortalecidas podem facilitar o trabalho de parto vaginal;

CONCLUSÃO

Esta pesquisa mostra cada vez mais a importância dos exercícios físicos no período gestacional das mulheres e que a atividade física regular tem um papel importante na manutenção funcional, do peso corporal e do bem-estar geral da gestante.

As atividades leves e moderadas são as mais indicadas em mulheres saudáveis, mas mesmo mulheres com problemas de saúde, como diabetes, podem praticar exercícios acompanhadas de um médico e o profissional de Educação Física.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Atlas visuais. Editora Zero Hora, 1999, pág. 56.

MATSUDO,Victor K.R., & MATSUDO, Sandra M. M. Impacto da atividade física sobre indicadores fisiológicos da grávida e do feto. Site:www.cdof.com.br/gravidez;

NOGUEIRA, Wanderson, Gestante e exercícios. Site: www.dietagratis.com.br/especialistas

OLIVEIRA, Elke, Gestante e atividade física – ponto de vista. Site: www.saudeemmovimento.com.br

Site:www.celafiscs.com.br