Atitude ? Ferramenta de feedback

Por Manuel Gomes Pereira | 21/02/2010 | Adm

 

Gestão e o desenvolvimento de pessoas sempre é um desafio sem limite ou fronteira, por mais que se aprenda ainda assim há algo a aprender. Natural, pois o ser humano também consegue pensar fora da “caixa”. Ainda bem!

São muitos mestres cada um com sua contribuição e o seu desvendar de mais um pedaço do mistério que é o ser humano. Na verdade, é sempre uma tentativa de colocar em palavras e ou símbolos, mais uma vez, um modo de ver e perceber a atitude das pessoas. É dela que quero falar um pouco, pois ela faz toda a diferença.

É certo que é preciso existir muitas outras coisas, tais como a Inteligência e Competência. A propósito, vamos entender um pouco o que já foi dito sobre isto:

 Inteligência – capacidade de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair e compreender idéias e linguagens.

 Competência – conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que quando utilizados pelas pessoas permite que tenham sucesso nas tarefas que desenvolvem.

Percebeu que competência nesse sentido está estruturada em três pilares:

 Conhecimento – saber o que fazer

 Habilidade – saber como fazer

 Atitude – fazer ou não fazer

Consideradas todas as definições, análises e especulações feitas, vamos considerar essas duas definições, meramente para facilitar a análise do ser humano que temos de motivar, de movimentar para a execução de uma tarefa – aqui o foco principal, o ponto é:

 quando há motivação?

 o que é motivação?

Quando você tiver percebido a atitude, a forma como você é recebido, percebido, ou visto por aquela pessoa, então você estará começando a caminhar na direção de poder agir para motivar!

Pois, o que te motiva não necessariamente é o que me motiva! Então, você precisa olhar para a atitude praticada, e a partir dela ligar teu sensor de motivação, perceba que está na atitude o feedback que te permite saber se a ação de motivação está na direção correta, na direção de motivar.

Quando motivado o ser humano é capaz de produzir com qualidade, precisão, alto volume, além do esperado, fora da caixa.

Não importa qual termo será utilizado para qualificar essa atitude o fato é que a performance é diferenciada e positiva.