Aterros x lixões : em que se diferenciam?

Por Arnaldo Carvalho Moreira | 28/11/2013 | Ecologia

Todo mundo sabe que o lixo produzido nas residências, empresas e hospitais devem ser direcionados para lugares pré-estabelecidos pela vigilância sanitária, evitando o acúmulo de poluição nas ruas e a contaminação de solos, lençóis freáticos, rios e bacias.            

Embora esta informação sobre o direcionamento correto dos resíduos seja amplamente divulgada para a população, muitas pessoas ainda escolhem as ações erradas quando o assunto é descarte do lixo.

É sempre válido ressaltar que é necessário investir na preservação ambiental e em todas as medidas que visam promover o desenvolvimento sustentável, portanto, atenção à forma correta de descartar os resíduos.

Acompanhe a seguir, algumas informações sobre a diferença entre aterros e lixões:

O que são aterros?

Aterros sanitários são espaços especiais elaborados exclusivamente para a deposição final de resíduos sólidos produzidos pelos seres humanos, incluindo o lixo empresarial, residencial, hospitalar e resíduos retirados de esgotos.

Um aterro controlado é construído através de um sistema de drenagem de chorume que fica sobre uma camada impermeável, evitando a contaminação  do solo e dos lençóis freáticos. Além disso, os aterros possuem um sistema de monitoramento ambiental e pátio de estocagem de materiais recicláveis.

O que são lixões?

Lixões são espaços inadequados para a deposição final de resíduos sólidos, onde o lixo é colocado diretamente sobre o solo. Estes locais não possuem aval da vigilância sanitária, nem da saúde pública, que permitem o seu funcionamento, sendo considerados como depósitos clandestinos de estocagem de lixo.

Para onde devo direcionar o lixo que produzo?

Antes de responder a esta pergunta, é necessário entender o que é sustentabilidade ambiental.  Segundo especialistas, a sustentabilidade envolve ações que visam preservar os ecossistemas e os recursos renováveis para as próximas gerações, sem atrapalhar no desenvolvimento econômico de um país. Portanto, a forma correta de descartar o lixo é direcionando-o para um aterro sanitário que esteja dentro das leis da Vigilâncias Sanitária ou a cooperativas de reciclagem, de modo a colaborar para o meio ambiente, para a sociedade e para a economia como um todo.