Até quando havera resquicios de ditadura

Por Rafa M.J | 17/09/2011 | Crescimento

Até quando
Não posso fazer serenata, a roda de samba acabou... mas eis que chega o Roda-Viva e carrega tudo pra lá" cantava Chico Buarque e o grupo MPB 4, na época mais obscura deste país. Em meio a repressões com os lendários "atos institucionais". Jovens, adultos e velhos eram torturados, pelo simples fato de quererem direitos. Ainda hoje, passados quase trinta anos do termino, segundo o governo, da ditadura. Ainda continuamos a achar cemitérios, documentos, por exemplo. Pior é saber que ainda não houve punições aos agentes torturadores.
Em meio aquele período turbulento, milhares de pessoas eram contra as mentiras impostas pelos ditadores brasileiros e usavam a inteligência para driblar as censuras, mas nem sempre conseguiam. Prisões, assassinatos, torturas, estupros sequestros e exílios são apenas algumas coisas que os órgãos militares empregavam contra os que lutavam pela verdade, liberdade e mais direitos humanos.
Muito tempo já passou e às vezes é noticiada alguma coisa decorrente daquela época ditatorial. Houve um caso até, de um massacre da "guerrilha brasileira do Araguaia" além deste caso, há muitos outros, documentos queimados ou encontrados, corpos encontrados, cemitérios e muito mais. Para completar, mesmo agora, já no século vinte e um, ainda não houve punições aos "justiceiros do governo militar" mesmo após uma corte internacional de justiça decretar que o Brasil deve punir os agressores, mas o STF não puniu ninguém.
O tempo mais negro do Brasil, ainda hoje, não foi totalmente superado, mesmo dizendo que já, a superação só vem quando não houver mais vestígios e toda verdade seja dita. Para ver a gravidade do problema é simples, basta ver os que sumiram as provas e revirar as lembranças e consequências daqueles anos. É claro que um dia haverá algum tipo de julgamento, feito por Deus certamente, pois pelo STF já vimos que não será.