As Vitórias do Rei Davi

Por JOSÉ VALDIR EMÍLIO | 06/07/2010 | Religião

O grande rei Davi, há quem muitas bênçãos foram dadas por Deus, mas que também muito lhe foi cobrado. Todos nós conhecemos as façanhas do episódio de Davi e Golias, onde Davi por ser mais ágil e inteligente derrotou o gigante Golias em um duelo, Davi mata o gigante Golias usando apenas um simples cajado e uma funda "uma espécie de lançador de pedras", cortando em seguida com uma espada a sua cabeça, e apresenta-a ao rei, para então se vangloriar de seu feito e receber assim a sua recompensa que seria a filha do próprio rei em casamento, demonstrando ter coragem sem precedente e uma admirável confiança em seu desempenho e a certeza de que Deus estava consigo neste momento.

A vitória de Davi sobre o gigante filisteu, foi muito importante para o povo de Israel, onde trouxe confiança e muito orgulho, emocionando toda a nação, o gigante Golias simbolizava um enorme problema um grande obstáculo na vida do povo de Deus, mas tal obstáculo foi vencido pela coragem e pela determinação de um jovem guerreiro, que tinha sonhos e objetivos em sua vida e a certeza que venceria esta batalha. Davi tornou-se então genro do rei Saul, e comandante dos exércitos de Israel Ele era sem duvida uma figura muito querida e popular um grande herói perante o exército nacional, despertando a inveja e a ira do rei Saul, pois este grande guerreiro estava ficando conhecido por o todo o reino. Mas seus feitos notáveis, não lhes tiraram a sua condição de assassino e sanguinário, pois havia sujado suas mãos de sangue humano, mas mesmo assim Deus não o abandonou.

Davi cometera vários outros delitos desonrosos, mas a mancha mais vergonhosa e hedionda em sua vida foi o flagrante adultério que cometeu e mais a instigação ao assassinato de Urias marido de Bete-Seba, que foi designado para a frente de batalha com o firme propósito de eliminá-lo e consequentemente de encobrir seu temeroso erro, a bíblia nos conta que Davi ficou terrivelmente deprimido e arrependido por ter planejado e executado tamanha crueldade, ele ficou com seu coração cheio de remorso, veio então o terrível arrependimento, se prostou ao chão em um gesto de extrema humilhação e arrependimento pediu perdão a Deus, pelos seus incontáveis erros, que manchara sua reputação diante do criador e perante todo o seu povo.

Mas Deus demonstra claramente ter perdoado este grande homem, mas decretou contra ele uma sentença terrível; "A espada nunca se afastará de sua família" (2Sm 12.10), ou seja, a violência não daria trégua a sua descendência, prova disso temos mais tarde a revolta de seu amado filho Absalão, que em um ato de rebeldia, desejo pelo poder e muita conspiração toma-lhe o trono. O rei Davi mais tarde, retoma seu reinado em uma batalha sangrenta onde Absalão é morto pelo exército fiel ao rei Davi, seu pai.

Mas mesmo assim apesar das desavenças das depravações, assassinatos, adultérios, corrupções em seu governo e inúmeras injustiças sociais e outros modos de violências daquela época, (1010 ? 970 a.C). Davi mesmo assim era o homem segundo o coração de Deus (1Sm 13.14; At 13.22), demonstrando claramente que o criador não abandona sua criatura, principalmente nos momentos mais críticos, Ele sempre estará lá em seu inenarrável paraíso de braços abertos, nos esperando para nos acalentar e apaziguar nossas angustias e dores ocasionadas pelas violências provocadas pelo próprio homem que vive na terra. Este tremendo rei é um exemplo de vida de superação para todos nós, que achamos que nossos pecados não tem perdão, por ser eles pesados de mais. Por mais tenebroso que possa ser nossas falhas, somos filhos de Deus, é bom não se esquecer deste detalhe, Ele sempre estará ao nosso lado pronto para nós ouvir e nos perdoar.

JOSÉ VALDIR EMÍLIO

emiliodoma@yahoo.com.br