AS TICS EDUCACIONAIS: ''Uma ponte entre a era midiática e o sucesso escolar''

Por ROGÉRIO SILVA DE VASCONCELOS | 22/10/2019 | Educação

AS TICS EDUCACIONAIS: “Uma ponte entre a era midiática e o sucesso escolar”.

ROGÉRIO SILVA DE VASCONCELOS

 

RESUMO

            As TICS Educacionais (Tecnologia de Informação e Comunicação), surgiram no âmbito educacional, como uma ferramenta nova que transformou o cenário da aprendizagem. Quanto ao avivamento da educação neste século, o qual oferta uma roda de conversa, uma análise reflexiva buscando uma educação inovadora fazendo dos recursos tecnológicos meios valiosos para se alcançar a aprendizagem significativa fazendo um bom uso da educação midiática. Ressaltando a melhoria do processo de ensino e aprendizagem por meio destes instrumentos. A construção dessa dissertação possui por principal objetivo mostrar de maneira enfática como as TICS tem somado para uma aprendizagem prazerosa conduzindo nossos alunos ao sucesso acadêmico.

Palavras-Chave: Tecnologia da Informação e Comunicação. Educação. Aprendizagem. Sucesso.

INTRODUÇÃO

Esse artigo possui possui como fenômeno em estudo mostrar as eficácias das TICS educacionais no processo de ensino e aprendizagem mostrando com bastante precisão o quanto tais instrumentos tem contribuído para o sucesso acadêmico dos nossos alunos.

O uso das TICS tem provocado um avanço considerável no processo de ensino e aprendizagem.

                       No entanto vale lembrar que existe em nosso meio uma considerável ausência de investigação em torno deste tema acerca se torando urgente a necessidade de compreender o êxito o valor da Cibercultura para ofertar prazer na aprendizagem.

Percebe-se que entre muitos professores há uma forte evidência de que há um certo número que pouco conhecem os recursos tecnológicos e assim dificulta o uso correto das TICS educacionais.

Partindo desta hipótese, vejo a distância das práticas escolares em relação ao que é vivido fora da escola ser uma constante, é inevitável perceber que a aprendizagem propiciada na prática da leitura/escrita proporcionadas pela escola se mostra distantes dos interesses dos alunos, do que acontece em seu cotidiano e de suas experiências na Internet.

            Percebemos a urgência e necessidade de estudos sobre a relação do professor com as novas práticas de leitura/escrita digital e com os processos de aprendizagem neste tempo de inovações tecnológicas. Considero que na formação dos professores, tanto inicial quanto continuada, poucas e incipientes têm sido as iniciativas capazes de apontarem saídas reais ou de contribuírem de forma eficiente com um trabalho que integre a questão da aprendizagem com o computador e a Internet, presentes na contemporaneidade. Preocupamos com esta situação, e acredito que o mundo acadêmico pode e deve contribuir com seus esforços investigativos para trazer um avanço a estas questões, é diante desse contexto que enfocaremos essa pesquisa.

                          O hipertexto pode, também, ser visto como uma nova forma de estruturação textual, um novo espaço de escrita, e que exige um ‘novo’ ver e fazer. É dentro desse contexto, que temos explicitada a problemática oriunda da ausência de formação continuada para professores no que tange à preparação dos mesmos para trabalharem nas escolas, novas práticas de ensino/aprendizagem voltadas ao apreender dos discentes, práticas esta voltadas à utilização e investigação do hipertexto.

Mesmo no tema letramento digital há um amplo leque de possibilidades. O pesquisador ainda precisa fazer um recorte e chegar ao ambiente que deseja observar. O ambiente digital oferece tantas possibilidades quanto o mundo fora do virtual. Daí que seja necessário escolher, ainda, um ambiente sobre o qual trabalhar: sites disso ou daquilo (um jornal on-line não é o mesmo que uma loja virtual, mas são sites), blogs (que também suportam desde diários adolescentes até coberturas de guerra seriíssimas), chats (em que se pode bater papo, paquerar e entrevistar personalidades), etc. Desta forma, parece que letramento digital é um conceito amplo demais e que necessitaria de mais subcategorias, como, por exemplo: o letramento de indivíduos que usam a Internet no domínio do trabalho. [...] Recortes dentro de recortes, à maneira de um hipertexto (RIBEIRO, 2008, p. 33-35).

            A educação contemporânea tanto presencial como à distância começa a serem fortemente modificadas, cabendo a todos nós, sujeitos ativos, professores, alunos, comunidade em geral, a criar, a revelar novas formas, novos modelos para novas situações. Ensinar e aprender, nos dias atuais, não se limita ao trabalho dentro da sala de aula. [...]

Artigo completo: