AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO PARA O ESTUDO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIMONTES E SUA CONCEPÇÃO DE USO E UTILIDADE PELOS ACADÊMICOS DO SEGUNDO PERÍODO DE ADMINISTRAÇÃO DE 2014

Por Willian Almeida Santos | 08/11/2017 | Adm

SANTOS, Willian Almeida¹

RESUMO

O artigo situa-se no campo de estudos sobre as tecnologias da informação, abordando a TI’s como um aspecto cultural e intelectual, mas que tem seu uso extremamente questionado em práticas empresariais analisaremos se a mesma está afetando ou auxiliando os estudos dos graduandos do curso Administração da Universidade Estadual de Montes Claros. O objetivo do estudo é analisar a concepção dos acadêmicos quanto ao uso e as utilidades das TI’s e seus impactos, também descrever as possíveis razões que os levaram a assimilarem de tal forma, descrevendo a visão de utilização para além do processo ensino-aprendizagem, bem como suas habilidades e concepções em relação às TI’s, pois embora possam existir várias utilidades, nossa busca enfatiza os usos, aquilo realmente usado no âmbito estudantil, dentre esse leque grande e complexo proporcionado por essas tecnologias. Da perspectiva epistemológica será realizada pesquisa fenomenológica, para coleta e análise de dados, será realizada abordagem qualitativa, sendo aplicados questionários na Unimontes, para os acadêmicos do 2° período de administração 2014. Compreendemos o desenvolvimento intelectual e a aquisição de novos conhecimentos como um diferencial relevante para os futuros administradores, proporciona-lhes poder se comunicar com outras pessoas, tendo acesso a culturas diferentes e a inclusão digital.

Palavras-chave: TI’s, Práticas empresariais, Usos, Utilidades.

INTRODUÇÃO
Atualmente nas grandes discussões empresariais tem se ouvido falar de maneira constante sobre as tecnologias da informação (TI’s), devido à globalização a globalização, esse conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial visível desde o final do século XX. Trata-se de um fenômeno que criou na sociedade pontos em comum na vertente econômica, social, cultural e política, e que consequentemente tornou o mundo interligado, uma cadeia Global da qual todos os países sem exceções estão estritamente conectados.
E as mudanças provocadas pela globalização, criam expectativa de aprimoramento social pela via tecnológica, levando às pessoas a uma eterna corrida tanto pela atualização de seus próprios conhecimentos, formação continuada, quanto pela modernização dos equipamentos que lhes garantiriam velocidade suficiente para enfrentar a competitividade cada vez maior, no campo individual, empresarial e institucional.
Esse artigo está centrado no estudo sobre a Tecnologia da Informação para o estudo no curso de administração da Universidade Estadual de Montes Claros e sua concepção de uso e
utilidade pelos acadêmicos do 2 período, pois é notória a grande diferença de existir várias utilidades, porém um uso limitado ou muito superficial das funções que as TI’s permitem aos seus usuários.
A Organização das Nações Unidas UNESCO (2009), a entidade que coopera com o governo brasileiro na promoção de movimentos relacionados à disseminação das TI’s nas escolas com o objetivo de melhorar a qualidade do processo ensino-aprendizagem, compreendendo o letramento digital, como decorrência natural da utilização frequente dessas tecnologias. Podemos inferir nesse dado que ao usar as TI’s o usuário, vai criando uma comunicação com as mesmas, se alfabetizando, sabendo dos possíveis benefícios ou malefícios começa a compreender as facetas positivas e ou negativas dessa nova tecnologia.
Serão analisadas o uso dessas tecnologias no âmbito universitário, na perspectiva dos acadêmicos e respectivas disciplinas, cursadas no 2 período, bem como seus pontos de vista e as percepções, sobre a hipótese das TI’s serem ou não por demais benéficas e produtivas, segundo a concepção dos mesmos.
Tendo em vista que nem todos gostam de utilizar esses mecanismos tecnológicos de informação, pois esta é uma fonte de pesquisa dentre várias outras, haja vista que nem todos terão o mesmo ponto de vista, pois está ligado aos gostos que podem variar, pode-se inferir que as TI’s trazem novos conhecimentos, sobre diferentes assuntos e outras áreas devidos alguns não a consultarem. Algo que nos chamou atenção foi à possibilidade de inserção das TI’s nas pesquisas e estudos dentro da graduação, podendo ser, dependendo de como estas seja utilizadas, uma importante ferramenta para melhoria do processo ensino-aprendizagem.
Porém, o que se vivencia atualmente no âmbito acadêmico é que muitos estudantes não as utilizam para seu crescimento intelectual e cultural coerentemente, faltando-lhes ponderação.

Artigo completo: