AS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA EDUCAÇÃO - REFLETINDO AS POSSIBILIDADES NO ENSINO SUPERIOR

Por Otavio Ormond Campos | 25/05/2018 | Educação

OTÁVIO ORMOND CAMPOS 2
GILBERT ANDERSON BRANDÃO 3

RESUMO

Entender o processo da utilização da Tecnologia da Informação na educação pública deve ser pesquisado para descobrir se há programas específicos atualmente oferecidos para esta finalidade se além disso é importante e verificar como estas escolas estão sendo preparadas para oferecer uma estrutura mais democrática em todo processo do ensino e aprendizagem e quais seus desafios para poder entender e superar, é preciso reconhecer quais as potencialidades que as tecnologias voltadas para educação que estão disponíveis, e em que realidade as escolas se encontram inseridas, identificando quais as características que o trabalho pedagógico  pode se realizar. Este trabalho fica embasado na preocupação da qualidade da educação que é oferecia nas instituições públicas de nível superior e sua eficiência na utilização dos programas que oferecem acesso a Tecnologia da educação hoje disponibilizadas no mercado.

_________________

Palavras chave: tecnologia. Ensino Superior. Instituições Publicas. EAD. AVA.

INTRODUÇÃO

Este trabalho se dispõe a conhecer o as propostas de Tecnologia de Informação para educação de nivel superior, em especial com açoes voltadas para o ensino superior analisando qual sua importância em todo processo do ensino e aprendizagem. A utilização crescente da Tecnologia da Informação é uma preocupação de políticas públicas em todo território nacional, uma vez que está mais presente no cotidiano; escolas, casa, trabalho, mesmo que de forma esporádica e precária.
O Brasil passa por grandes mudanças de paradigmas com a chegada de novos meios tecnológicos nas quais permite um acesso mais democrático e ágil a toda informação independente de sua origem. Vários autores têm se a discutir como o ensino pode passar por uma revolução para implementação de novas tecnologias, democratizando assim o acesso a meios de informação e a educação como nunca antes utilizados e imaginados.
É de extrema importância esta pesquisa sobre como os projetos de Tecnologia da informação para educação pública, está sendo desenvolvido para as salas de aulas, e se os docentes estão sendo preparados para a implementação de tecnologias como (computador, tablet, Internet, vídeo, TV...), em suas práticas pedagógicas e em outras atividades escolares para que possam trazer significativas contribuições com o uso da tecnologias, e se estão sendo utilizadas em acordo com os propósitos dos processos educacionais orientado na Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, LDB 9394/1997 e nos PCNs, e quais as estratégias estão mais adequadas a proporcionar ao aluno a aprendizagem e quais os resultados.
Conceituação
Para Kenski (2003, p. 18), "segundo o Dicionário de filosofia de Nicola Abbagnano(1982), a tecnologia é o estudo dos processos técnicos de um determinado ramo de produção industrial ou de mais ramos". A tecnologia envolve todo um conjunto de técnicas, que são utilizados para desenvolver ferramentas tecnológicas.
Já a expressão "Tecnologia na Educação" abrange ao uso da informática, mas não se restringe a ela. Inclui também a televisão, vídeo, rádio e até mesmo cinema na promoção da educação. Para muitos a tecnologia é vista como o resultado da fusão entre ciência e técnica.
O conceito de tecnologia educacional pode ser enunciado como o conjunto de técnicas que visam "facilitar" os processos educacionais a partir de meios apropriados, porém a tecnologia usada para a educação não é recente. A educação sistematizada desde o início utiliza diversas tecnologias educacionais, o quadro e o giz, os livros, as impressões e as copias mimeografadas, cada uma delas teve sua importância o acordo com cada a histórica.

Artigo completo: