As regras para comprar uma pistola de pressão para Airsoft no Brasil

Por Brenno Aguiar | 02/08/2012 | Sociedade

Não são muitas as lojas especializadas em Airsoft no Brasil, mas elas são o caminho mais fácil para comprar pistolas de pressão e começar a praticar a modalidade. O Airsoft consiste na utilização de uma série de armas de pressão, inclusive pistolas, em uma guerra simulada entre duas ou mais equipes (exércitos). As compras em território nacional podem ser feitas até pela Internet. Porém, as vendas só são autorizadas para maiores de 18 anos. É o que determina portaria do Ministério da Defesa a respeito da comercialização das armas de pressão, categoria a que pertencem as pistolas do Airsoft.

Devido a essa regulamentação, os interessados em comprar as pistolas de pressão para participar das competições de Airsoft, antes de realizarem a compra pela Internet ou mesmo na loja, precisam apresentar documentos. Para adquirir armas como a pistola de pressão para Airsoft no exterior, o processo é um pouco mais complicado. Quem quiser fazer isso precisa pedir uma autorização especial para o Exército Brasileiro. Essa autorização é chamada de CII (Certificado Internacional de Importação).

É necessário, nesse caso, consultar a unidade do Exército mais próxima de sua residência para saber exatamente quais são as exigências feitas para que o documento seja concedido. É necessário pagar uma taxa (de R$ 35) e esperar entre um e três meses para conseguir essa autorização. Com a licença em mãos para importar pistolas de pressão para Airsoft, não basta apenas pagar o preço pedido pelo fornecedor no exterior. Ao chegar ao Brasil, é necessário que o produto seja apresentado à alfândega. Ali serão cobrados os impostos de importação estabelecidos por lei. Só assim será possível contar com uma pistola de pressão completamente legalizada.

Isso é extremamente importante, afinal, as competições de airsoft brasil são pautadas pelo sistema de honra. Dessa forma, em muitas disputas os competidores são obrigados a exibir a documentação provando que suas pistolas de pressão e outras armas foram devidamente legalizadas para que possam participar da simulação dos combates. Muitas dessas pistola de pressão são utilizadas para o treinamento tanto de militares do Exército quanto para os militares que integram as polícias e brigadas estaduais. Elas facilitam o treinamento por oferecer um custo bem mais baixo que o armamento real. Ainda assim, esses militares também precisam pedir a licença para importar as pistolas de pressão para Airsoft antes de realizarem suas práticas de tiro.