AS RAZÕES DA INDISCIPLINA DOS ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL II NA ESCOLA MUNICIPAL MANOEL PEREIRA DE OLIVEIRA

Por Jose Elenilson Silva | 05/03/2018 | Educação

RESUMO

Esse trabalho de conclusão de curso tem a finalidade de realizar uma revisão de literatura sobre a indisciplina escolar. De início, fez-se um estudo dos motivos que geram a indisciplina de modo a facilitar um entendimento desse problema na sala de aula e indicar estratégias de aprendizagem que valorizem o discente, tornando-o crítico, criativo e que possa agir na sociedade de forma cidadã. A indisciplina está presente nas salas de aulas e na retórica da gestão escolar, dos docentes e familiares (e/ou responsáveis). Com a conclusão desse estudo, pretende-se desenvolver um novo olhar sobre a indisciplina não como algo pejorativo, mas como um desafio a superar em prol da aprendizagem.

INTRODUÇÃO

Falar da indisciplina é algo controverso, e consequentemente um assunto desconfortável aos olhares de muitos que fazem parte da educação de nosso país. O professor deve analisar que o fracasso dos alunos está diretamente ligado a ele, pois não há ensino se não há aprendizagem e a falta de motivação e de um detalhado planejamento leva os alunos a se dispersarem ou a evadir, este fato leva a indisciplina escolar. Talvez porque as transformações no processo de ensino estão acontecendo e muitos educadores não conseguem acompanhar e acabam na rotina, ou por falta de apoio da gestão escolar e ou por não terem o apoio maior das autoridades competentes. O estudo é voltado não para dizer quem são os culpados pela falta de disciplina na maioria de nossos alunos, mas visa refletir acerca dos métodos para melhor compreender essa problemática. Será uma tarefa árdua e muito difícil que deve envolver (direção, professores, alunos, pais e comunidade), a fim de fazer da escola um lugar dinâmico e de puro aprendizado.
A escola visa o aprendizado formal e deve oferecer ao corpo discente liberdade de expressão e companheirismo, resgatando a capacidade de desenvolvimento pessoal, profissional e social. Para isso, o professor é fundamental, pois ele é o porta-voz ativo, já que deve conhecer o seu aluno, o que deseja, o que faz, as qualidades, os defeitos e o que pensa da escola, daí a instituição em seu contexto geral pode e deve oferecer aos discentes caminhos de responsabilidades.
Será mais um de muitos desafios que compete à escola, porém prazeroso quando se tratando de vidas futuras para um mundo dinamizado e quando parte do princípio de que a função da educação é, fundamentalmente, transmitir os valores de uma cultura e socializar indivíduos para se tornarem cidadãos em suas sociedades.
Nessa perspectiva, serão abordados alguns assuntos: as causas da indisciplina escolar; os fatores que contribuem com a indisciplina escolar; o papel da família na escola; a função do professor; a relação afetiva entre professor-aluno; o papel da escola.
O presente artigo tem como objetivo conhecer as razões da indisciplina dos alunos no Ensino Fundamental II da Escola Municipal Manoel Pereira de Oliveira localizada em Alto Vermelho no Município de Ibicuitinga-Ce, indicar estratégias de aprendizagem que valorizem o discente, tornando-o crítico, criativo e que possa agir na sociedade de forma cidadã e apresentar métodos que venha a facilitar a ação docente e discente no âmbito escolar. Assim sucintamente a aprendizagem irá acontecer durante o processo de ensino.

Artigo completo: