AS QUATRO DINÂMICAS DO CRENTE NORMAL
Por Paulo de Aragão Lins | 26/06/2009 | BíbliaAS QUATRO DINÂMICAS
DO CRENTE NORMAL
Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus. Colossenses 1.10.
Paulo, o zeloso apóstolo do Senhor, escreveu algumas epístolas às igrejas nascentes, orientando-as a um viver diferente, santo e abençoado. Impressionou-nos neste texto as quatro dinâmicas que ele colocou diante dos irmãos daquela igreja.
1º.) Andar dignamente diante do Senhor. O dicionário de sinônimos apresenta alguns termos muito interessantes que dão a mesma idéia de dignidade: Compostura, decoro, decência, recato, distinção, excelência, nobreza... Isto é tudo o que desejamos ver em alguém, principalmente alguém que amamos, com quem convivemos. Mas tudo isto tem que ser diante do Senhor. Por quê? Porque há muitos que demonstram tudo isto diante dos homens, mas não são retos perante Deus. Andar dignamente diante do Senhor é ter uma vida íntima, intrínseca, interior, profunda, espiritual, sobrenatural, cheia de virtude.
2º.) Agradando-lhe
3º.) Frutificando em toda a boa obra. Como já dissemos, a palavra de Deus é absoluta
4º.) Crescendo no conhecimento de Deus. Para mim esta é a coisa mais importante de todas. Por quê? Porque quando crescemos no conhecimento de Deus, todas as três orientações anteriores se tornam realidade. Oséias 6.3 diz: “Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor. A sua saída, como a alva, é certa e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra”. A igreja de Corinto era uma igreja cheia de problemas e o cerne desses problemas é denunciado pelo apóstolo Paulo. Veja o que ele diz: “Vigiai justamente e não pequeis; porque alguns ainda não têm o conhecimento de Deus. Digo-o para vergonha vossa”. 1 Coríntios 15.34. Agora me perdoem os apáticos, impassíveis, inertes, estafermos e é melhor dizer logo o nome certo – preguiçosos – mas só se adquire o conhecimento de Deus com a leitura da Bíblia. Essa leitura tem que ser feita reverentemente, com amor, sistematicamente, metodicamente, pacientemente, atentamente, objetivamente, analogicamente, tematicamente, contextualmente, confiantemente, de mente aberta, por revelação (para a qual tem que ser pedida a intervenção do Espírito Santo de Deus).
Que esta orientação abençoada do apóstolo Paulo possa permear toda a nossa vida.