As Origens de Roma (Mitologia Romana)

Por Patrícia Correia Falcão | 03/06/2016 | História

Segundo a mitologia romana, a lenda de Rômulo e Remo foi a fundadora de Roma. Rômulo e Remo seriam descendentes de Eneias, um Guerreiro e nobre troiano, filho da deusa Vênus e de Anquises. Eneias havia saído de Troia após a cidade ter sido destruída pelos gregos na famosa Guerra de Tróia. Depois de ter vagado pelo mar Adriático, Eneias chegou à região do Lácio. Eneias aproximou-se da população local, conseguindo ainda se casar com Lavínia, filha do rei Latino. Fundou a cidade de Alba Longa, iniciando a adoração aos deuses que cultuava em sua cidade de origem.

A cidade crescia, mudando a vida das pessoas que habitavam na região de alba longa. Depois do reinado de Ascânio, o primeiro rei, filho de Eneias, que gerou uma descendência no comando da cidade. Reia Sílvia, que era filha de Numitor, rei de Alba Longa, era uma vestal – nome dado às sacerdotisas virgens da deusa Vênus. Reia havia se tornado uma vestal por ordem de Amúlio, irmão de Numitor. O objetivo de Amúlio era ocupar o trono da cidade de Alba Longa e, para isso, depôs Numitor, matou todos seus filhos homens e tornou Reia uma vestal, para que ela não gerasse descendentes. O objetivo era impedir que os filhos de Reia competissem com ele para conseguir o poder na cidade.

Mas Reia Sílvia engravidou, indicando que o pai era o deus Marte. Ao saber do nascimento dos gêmeos Rômulo e Remo, Amúlio ordenou que as crianças fossem jogadas no rio Tibre. Entretanto, as águas empurraram o cesto em que estavam as crianças para as margens do rio. Onde foram encontrados por uma loba, que os amamentou, mantendo - os vivos.

Ao passar pelo local, um pastor viu as crianças e levou-os para serem criados em sua aldeia. Rômulo e Remo cresceram como pastores e caçadores, tornando-se adultos fortes. Nesse período de sua vida, foram descobertos por Amúlio. O rei conseguiu capturar um dos irmãos, Remo, após a participação dos dois em um evento esportivo. Tanto Amúlio quanto Rômulo e Remo passaram a saber que eram descendentes de Eneias e tinham direito ao trono.

Após chegarem à idade adulta, resolveram fundar conjuntamente uma cidade, mas acabaram por se defrontar e inclusivamente travaram uma luta de morte. Rômulo, o vencedor fundou a cidade que ficou com o seu nome. A lenda fornece inclusivamente datas precisas: Roma foi fundada, sem margem para dúvidas, em 753 a. C., Rómulo foi o primeiro Rei e foi venerado como uma divindade protetora de Roma.

Com Rômulo iniciava-se também o período da Monarquia em Roma. Essa história permite ao leitor perceber que no mito de origem da cidade de Roma há uma forte ligação com a civilização grega, já que Eneias fez parte da história dos gregos. A lenda explica como desde o início a civilização romana buscou se aproximar da civilização grega, compartilhando uma origem cultural comum.

Referências Bibliográfica

LEONEL, Olavo.Visita a Roma Antiga. 1938, São Apulo:Moderna, 1993.

Disponível em<: http://escolakids.uol.com.br/romulo-remo-e-a-fundacao-de-roma.htm:> acessado em 03 de Junho de 2016.