AS MUDANÇAS E ADAPTAÇÕES NA CULTURA ORGANIZACIONAL COM BASE NA VISÃO DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

Por Daniela Luise Nicolau dos Santos | 21/11/2017 | Psicologia

SANTOS, Daniela Luise Nicolau dos[1]

SILVA, Giovanna Bruno da [1]

MESQUITA NETO, Rui[2]

RESUMO

Dentro da cultura organizacional há vários fatores que levam a acontecimentos que são necessários, uma visão de reconhecimento e novas propostas a fim de chegar a uma elaboração aprimorada. Através de uma pesquisa bibliográfica este artigo propôs a visão comportamental utilizada dentro do meio organizacional. Destacar os sistemas culturais, maneiras a se levar para mudança, técnicas que podem ser manuseadas e mostrar uma perspectiva do que acontece e de como pode suceder tais aspectos. A mudança no comportamento ajuda no crescimento das organizações. Esta visão é o que leva a compreensão da importância do compreendimento da cultura organizacional.

INTRODUÇÃO

A cultura organizacional pode ser percebida conforme um grupo em uma empresa, relaciona e inclui em sua rotina todo comportamento que possua como objetivo o desenvolver da entidade. A forma como ele se adapta ao ambiente organizacional somada a forma como ele transforma isso em contribuições para o mesmo ambiente, e integra a toda equipe ali presente, transformando e moldando o local de trabalho de acordo com os objetivos do próprio. Hall afirma que “a cultura possui três características: ela não é inata, e sim aprendida; suas distintas facetas estão inter-relacionadas; ela é compartilhada e de fato determina os limites dos distintos grupos. A cultura é o meio de comunicação do homem. ” (1978, p.80)

Com compreensão da cultura permite entender-se melhor a resistência a algumas mudanças, os valores e princípios podem não ser bem reconhecidos, ou as novas práticas propostas não serem aceitas e compreendidas pelo grupo total. Ao obter uma compreensão desse comportamento pode levar há um relacionamento viabilizado podendo assim apreender o contexto e inserir uma transformação corriqueiramente das suas demandas no ambiente, facilitando a aceitação e viabilidade do grupo e das novas propostas. E para que uma organização possa possibilitar a sua permanência, para que atinja as concepções os seus objetivos almejados, é necessário planejamento de estratégias para lidar com os indivíduos em interação. Este campo de estudo do comportamento organizacional reflete também na diversidade do fenômeno organizacional envolvendo todo o estudo de sistemas em vários níveis e circunstâncias (SILVIA, TODOROV, SILVA, 2012).

O estudo tem como objetivo mostrar a luz da análise comportamental dentro dos quesitos da cultura organizacional afim de obter compreensão e entendimento das questões que levam a ser importantes.

 

Artigo completo: