As Melhores Soluções

Por Artigos Para Pensar | 02/12/2010 | Educação

É muito mais fácil observar as outras pessoas que a nós mesmos. As características alheias se tornam visíveis com um pouco de convivência e, às vezes, já as percebemos logo após um primeiro contato. Por outro lado, identificar algo que se precisa mudar em si costuma ser bem mais complicado.

É comum observar, nas outras pessoas, características que tornam difícil a convivência. É frequente que a postura adotada nessas situações seja criticar as atuações alheias, listando o que fazem de errado sem levar em conta a própria participação no insucesso do relacionamento. Ao fazer isso, perde-se muito tempo em uma atividade que é infrutífera, afinal apenas a própria pessoa pode mudar a sua maneira de ser.

Por outro lado, existem muitos fatores cujo controle encontra-se ao alcance de cada um, como seu comportamento, o que diz e sua reação frente às situações que vive. É possível, pois, começar a se preparar para os momentos em que se vai viver as dificuldades conhecidas, de maneira a atuar com mais acerto e a estimular que o outro atue com suas virtudes ? a sua parte boa. Isso permite que se veja o que o outro tem de bom e se preserve o respeito e o sentimento que existem ali, em vez de deixar que o vínculo se abale por causa das dificuldades vividas.

"Até quando seguiremos pensando que são os demais que devem mudar seu modo de ser? Não é isso desejar um bem que a nós mesmos estamos negando?" Assim ensina Carlos Bernardo González Pecotche em sua obra literária ? "O Senhor de Sándara". Pecotche foi o criador da Logosofia, ciência que promove a evolução consciente através do conhecimento de si mesmo. É prerrogativa do ser humano se conhecer e utilizar esse conhecimento para, em primeiro lugar, evoluir e se tornar mais feliz. O passo seguinte consiste em expandir aos demais a nova realidade que se vive, promovendo uma humanidade melhor através do próprio exemplo, começando com as pessoas que estão à sua volta.

É fato que observar a vida alheia é fácil, porém se queixar dos outros não traz felicidade. Perde-se tempo e energia lamentando-se, enquanto seria possível concentrar-se na busca de uma solução para os problemas enfrentados. As melhores soluções são as que permitem a quem as vive participar ativamente da resolução das suas adversidades e possibilitam o aperfeiçoamento do caráter individual. Somente a própria pessoa pode mudar a sua maneira de ser e utilizar-se dessa prerrogativa, proporcionando melhor convivência com o semelhante e consigo mesmo.

Lara Abdo