As instituições na área da pesquisa Udh 24. Trecho Avenida norte até bifurcação com Avenida Vereador Otacílio de Azevedo.

Por Dario Galdino | 28/01/2009 | Sociedade

Autor: Dario Galdino

RESUMO

São diversas as instituições na área da pesquisa todas de distintas maneiras colaboraram e colaboram para o desenvolvimento do bairro e do trecho pesquisado, as mais antigas contribuíram com o aperfeiçoamento dos cidadãos da localidade, ora orientando com relação aos seus direitos, ora educando de maneira formal, contribuindo com a sua formação cidadã, nessas instituições a população ia buscar ajuda para tudo quando precisasse principalmente quando o tema era a terra para moradia, a maioria dessas instituições é religiosa com diversas denominações, entre as quais se pode citar, do inicio do trecho estudado até o seu final, Igreja batista Missionária, Igreja católica Nossa Senhora de Lordes,Grupo de mulheres Mulher maravilha .

Histórico do grupo mulher maravilha

O grupo mulher maravilha nasceu em 1975, em nova descoberta, periferia do Recife, no contexto do crescimento e afirmação política dos movimentos sociais, que tiveram um papel fundamental na luta pela reorganização e articulação dos movimentos comunitários e pela democracia, já nos anos 73 e 74, quando o país vivia mergulhado numa situação de grande repressão política, com leis de exceção e perseguição aos movimentos libertários, algumas mulheres de nova descoberta, já envolvida nas lutas sociais pela redemocratização do país e pela justiça social, começaram a se encontrar e discutir a situação da mulher no lar e na comunidade, os problemas do país e suas raízes, em busca de saídas concretas. Alem dessas questões as mulheres discutiam o papel na sociedade e a descoberta de sua identidade.

Em seguida criaram uma oficina de roupas artesanais que se tornou marca do grupo, até hoje cultivada por algumas mulheres que se dedicaram ao artesanato.O passo posterior foi à profissionalização das mulheres, visando a autonomia e a emancipação das mesmas.

Em 1986 a grupo mulher maravilha passou a trabalhar também com o publico infanto-juvenil que hoje ocupa grande espaço nos vários campos e atuação da organização.O trabalho com esse publico se deu em razão de grande preocupação com o aumento da violência em todas as faces ,com a miséria ,com a exclusão social ,com a marginalização infanto-juvenil e a negação dos direitos humanos.

A partir de então, atividades sócio-culturais e esportivas foram introduzidas através de oficinas pedagógicas de danças populares, capoeira, teatro, musica percussiva, e canto.

As exigências da globalização também levaram o grupo a se preocupar com a inclusão profissional do jovem, principalmente a informática.

O grupo mulher maravilha tem grande inserção no movimento popular, nas lutas por políticas publicas, participa ativamente de fóruns de controle social e promoção dos direitos humanos.

Outra questão levada a serio desde cedo foi a questão saúde preventiva, para tanto o grupo participou ativamente de campanha saúde preventiva realizou cursos de agente de saúde, vem desenvolvendo há um certo tempo ,um forte trabalho de prevenção das IST /HIV /Aids com o apoio do ministério da justiça e a prevenção as drogas junto ao publico infanto-juvenil,com projeto aprovado pelo CNBB – CARITAS brasileira – Fundo de solidariedade .

O grupo também desenvolve ações de assistência social, já que trabalha com um publico que as vezes se encontra abaixo da linha de pobreza .O trabalho do grupo mulher maravilha foi se expandindo em termos geográficos e temáticos e procura trabalhar temas que contribuem para a desconstrução da violência que cada dia aumenta e busca alternativas de combate a miséria, à marginalização infanto-juvenil enfim, a exclusão social, enfrentando combatendo a violência domestica,sexual ,pobreza,numa perspectiva de justiça social e pela construção da paz.

  , Centro espírita Bezerra de Menezes entre outras. Dessas instituições pessoas se destacaram ajudando o povo recém retirado do centro recifense e que procuram os morros para fixar morada.

Palavras chave: Instituições; População; Desenvolvimento.

SUMMARY

The institutions in the area of the research all in distinct ways are diverse had collaborated and collaborate for the development of the quarter and of the searched stretch, oldest they had contributed with the perfectioning of the citizens of the locality, however guiding with regard to its rights, however educating in formal way, contributing with its formation citizen, in these institutions the population went to search aid for everything when it needed mainly when the subject was the land for housing, the majority of these institutions is religious with diverse denominations, between which if it can cite, of the beginning of the stretch studied until its end, Church Baptist Missionary, Church catholic Ours Lady of Lords, espírita Center Heifer of Menezes among others. Of these institutions people if they had detached just helping the removed people of the recifense center and that they look the mounts to fix dwelling.

Words key: Institutions; Population; Development.

As pesquisas têm mostrado que as chamadas instituições sociais têm exercido o papel antes praticado pelas autoridades e no em um local recém habitado essas instituições são bem vindas, pois ajudam as comunidades a se organizarem para buscar seus direitos, garantidos pela legislação do momento, instituição essa muitas vezes relegada ao segundo plano pelos órgãos gestores das políticas publica, nenhum outro órgão tem as propriedades dessas instituições, já que as mesmas vivem com a população local e sentem o despreparo das mesmas para se organizarem seus pleitos e assim serem agraciadas com as benfeitorias publicas, pois os serviços públicos devem ser colocados a disposição da sociedade e em qualquer espaço onde o homem se disponha a desenvolver sua ação.

A população dessa comunidade que ora é objeto da pesquisa, não tinha em seu convívio pessoas capacitadas para desenvolver um programa para que através dele pudessem alcançar os devidos objetivos por eles pretendidos, é nessa situação onde entra as instituições que atuam, onde o poder publico não alcança ou não pretende se colocar junto a população menos favorecida já que a mesma é mais dependente do poder publico e necessita de todo apoio ,pois são indigentes nos diversos campos do direito,educação,segurança,moradia e cidadania.

O desenvolvimento só pode se estabelecer quando pessoas são treinadas e preparadas no decorrer de anos para executar as tarefas que a população precisa, a necessidade obrigou e obriga a população a se juntar as instituições que aí chegaram para se apoderarem de seus direitos como cidadãos, com o passar dos anos depois do aprendizado a comunidade ali vivente descobriu a maneira pela qual poderia exercer sua cidadania, porem não sem antes passar pelo aprendizado das instituições acima citadas que tiveram um papel fundamental no desenvolvimento do percurso pesquisado.

Faz-se necessário um olhar direcionado para as comunidades carentes que aí ainda residem e que sofrem os mesmos males anteriormente sofridos pelas comunidades que chegaram primeiro no espaço objeto da pesquisa.