AS HABILIDADES FUNDAMENTAIS A SEREM DESENVOLVIDAS NOS PILARES DA EXPRESSIVIDADE ARTÍSTICA

Por Lhais Leite | 27/11/2017 | Educação

É na arte que o homem se ultrapassa definitivamente. Simone Beauvoir                                                  

            Tendo nós como consciência que a Arte é a expressão da vida, que associada ao processo de criação, transforma-se na capacidade de exercer plenamente a condição de ser humano. Como também sabemos que a Arte favorece o desenvolvimento integral do indivíduo, possibilitando a expressão livre do pensamento e das emoções, desenvolvendo seu raciocínio, com criatividade e imaginação. Criando, o indivíduo torna-se mais seguro dos seus limites, torna-se mais autêntico e livre para fazer suas escolhas. Com base nos textos indicados para a realização desta Atps elencamos os três pilares de expressividade e discorremos sobre eles.

 

Artes visuais

As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc. As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso. Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil. No processo de aprendizagem em Artes Visuais a criança traça um percurso de criação e construção individual que envolve escolhas, experiências pessoais, aprendizagens, relação com a natureza, motivação interna e/ou externa. O percurso individual da criança pode ser significativamente enriquecido pela ação educativa intencional; porém, a criação artística é um ato exclusivo da criança. É no fazer artístico e no contato com os objetos de arte que parte significativa do conhecimento em Artes Visuais acontece. No decorrer desse processo, o prazer e o domínio do gesto e da visualidade evoluem para o prazer e o domínio do próprio fazer artístico, da simbolização e da leitura de imagens.

Crianças de zero a três anos

A instituição deve organizar sua prática em torno da aprendizagem em arte, garantindo oportunidades para que as crianças sejam capazes de:

  • ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
  • utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação.

Crianças de quatro a seis anos

Para esta fase, os objetivos estabelecidos para a faixa etária de zero a três anos deverão ser aprofundados e ampliados, garantindo-se, ainda, oportunidades para que as crianças sejam capazes de:

  • interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas (regionais, nacionais ou internacionais) com as quais entrem em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura;
  • produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.

 

 

 Música e Dança

            A música possui um papel importante na educação das crianças. Ela contribui para o desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo, cognitivo e lingüístico, além de ser facilitadora do processo de aprendizagem. A musicalização é um processo de construção do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.  Cantando ou dançando, a música de boa qualidade proporciona diversos benefícios para as crianças e é uma grande aliada no desenvolvimento saudável da criançada.

Crianças de zero a três anos: O trabalho com Música deve se organizar de forma a que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:

  • ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais;
  • brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais.

Crianças de quatro a seis anos: Para esta fase, os objetivos estabelecidos para a faixa etária de zero a três anos deverão ser aprofundados e ampliados, garantindo-se, ainda, oportunidades para que as crianças sejam capazes de:

  • explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo;
  • perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações, composições e interpretações musicais.

 

 

Teatro e Jogo Dramático

O Teatro pode ser uma grande ferramenta para auxiliar no desenvolvimento de uma criança, pois traz muitos benefícios, é indicado por muitos especialistas. As crianças em uma peça de Teatro acabam tendo mais contato em grupo, com o público, e com isto, se soltam mais. Além do que, elas fazem aquilo que gostam e aprendem mais. Junto com os amigos, a vergonha parece desaparecer. É mais fácil do que estar sozinho no palco. E isto acaba influenciando bastante no dia-a-dia, faz com que elas percam a timidez,e ainda consiga se expressar melhor, com mais clareza, um grande auxílio para a comunicação. Os pais também possuem um grande fator em relação à timidez dos filhos, pois podem ajudar, através de conversas, atitudes entre outras coisas básicas, mas que podem te ruma grande diferença. A perda da timidez pode ser benéfica, principalmente em relação ao trabalho, pois dependendo da profissão escolhida no futuro, a comunicação e a desenvoltura, conquistados nas aulas de Teatro, podem fazer toda a diferença.