As Funções da Arborização no Ambiente Urbano

Por Silas Dumont Pires Horta | 20/11/2009 | Ambiental

Além de ocupar os espaços, na maioria das vezes tendo como base preocupações estéticas, as árvores têm funções ecológicas muito importantes a serem desempenhadas para uma melhor qualidade de controle de temperaturas, controle de poluição, controle do ciclo hidrológico, controle de ruídos, auxilio na ventilação e elemento referencial.

A arborização urbana proporciona o aumento do conforto, a absorção de gases e poeira, a proteção contra a ação dos ventos, a diminuição da poluição sonora e a ambientação da fauna.

Sem um planejamento adequando, a arborização urbana provocar curto-circuito em redes aéreas, rompimento de cabos condutores, interrupção no fornecimento de energia, queima de eletrodomésticos, comprometimento da iluminação pública e riscos para os transeuntes, além de interferir e conflitar com outros bens e serviços urbanos, tais como, placas de sinalização, redes de gás, de água e de telefone, edificações e rede viária.

Mendonça (2000) citado por SILVA; SILVA; MELO; BORGES; LIMA (2002) afirma que a arborização e/ou paisagismo são componente importante na paisagem urbana, pois fornece sombra, diminui a poluição do ar e sonora, absorve parte dos raios solares, protege-nos contra o impacto direto dos ventos, reduz o impacto das gotas da chuva sobre o solo e a erosão, além de embelezar a cidade.

As espécies utilizadas na arborização de ruas devem ser muito bem selecionadas, devido às condições adversas a que são submetidas. Em condições de mata natural, fatores como porte, tipo e diâmetro de copa, hábito de crescimento das raízes e altura da primeira bifurcação se comportam diferentemente em comparação ao meio urbano. Na seleção de espécies, devem-se considerar também fatores como adaptabilidade, sobrevivência e desenvolvimento no local de plantio.

Portanto, pode-se afirmar que a arborização do ambiente urbana é de grande importância, visto que a mesma proporciona uma melhor qualidade de vida para a população, desde que seja feito um planejamento adequado.

Referências

GONÇALVES, Wantuelfer; PAIVA, Haroldo Nogueira. Arvores para o ambiente urbano. Ed. Aprenda Fácil, vol. 03. Viçosa - MG.

Arborização Urbana. Disponível em: http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./urbano/index.html&conteudo=./urbano/arborizacao.html acessado em 20 de novembro de 2009.