AS DIFICULDADES DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: PRÁXIS versus COTIDIANO

Por Andrei Wirgues Paese | 15/01/2018 | Educação

Resumo:

O presente estudo traz abordagens sobre  as dificuldades da docência no Ensino Superior, em especial a sua Práxis versus o seu Cotidiano. Contudo, é preciso considerar que a profissão de docente jamais foi simples e nos dias atuais onde há uma desvalorização da docência, ainda é uma temática necessária de se pesquisar em busca de possíveis superações. Em razão disso, muitos estudiosos da docência no Ensino Superior tem procurado desvendar a identidade do professor tanto no âmbito da pesquisa na prática do professor quanto de sua  extensão no ensino, uma vez que ambos são indissociáveis. É por esse prisma, que muitos estudos buscam por maiores esclarecimentos sobre a identidade do professor no modelo atual de educação  para que exista de fato a construção de um saber mais amplo acerca da problemática inerente a identidade e teoria/prática do professor do Ensino Superior. Haja vista que para o bom desempenho do aluno é imperioso a mediação do professor tornando-se um facilitador da aprendizagem. Assim, na Educação Superior dos dias atuais, as instituições de Ensino Superior adotaram novas propostas pedagógicas, lançando desafios à Formação Docente, como exemplo a capacitação permanente da práxis pedagógica do professor, além do enfrentamento do ambiente acadêmico em sala de aula nos cursos de graduação, bem como, para as atividades acadêmicas de pesquisa e extensão, e os novos padrões de desempenho docente.

Palavras - chave: Docência no Ensino Superior. Formação profissional. Qualificação docente.

1. Introdução 

O artigo apresenta descrições sobre as dificuldades da Docência no Ensino Superior o qual aborda sobre a sua Práxis versus o seu Cotidiano. Vale lembrar  que Ensino Superior está inserido num contexto social que define e é definido ao mesmo tempo pela ação dos sujeitos que nele agem. Entretanto, é preciso uma análise crítica no que diz respeito ao exercício da docência na instituição social em que trabalha. Cabe a instituição promover ao professor algumas qualificações e, especificamente do Ensino Superior. Pois não é difícil notar  que a valorização das pesquisas e titulações na caminhada acadêmica, são prejudicadas pelo detrimento das qualificações pedagógicas do professor do Ensino Superior.

É importante salientar ainda  que, com as mudanças advindas no final do século XX e enraizadas no século XXI, e com o avanço tecnológico, o qual desencadeou a queda de fronteiras nos trouxe a tona um novo paradigma para uma educação mais ampla de competências, passa-se então a exigir de fato uma atuação de um profissional do Ensino Superior capaz de entender com profundidade os conhecimentos teórico-práticos.

Neste estudo lanço mão da pesquisa bibliográfica tendo como base à coleta em materiais escritos de autores especialistas na temática em questão, vislumbrando os assuntos para a melhor compreensão dos leitores.

Artigo completo: